You are on page 1of 16

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Paulo Freire

PAULO FREIRE

Paulo Reglus Neves Freire, pernambucano, nasceu em Recife, no dia 19 de setembro de 1921. Foi um educador e filsofo brasileiro. Freire entrou para a Universidade de Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, mas tambm se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Apesar disso, nunca exerceu a profisso, e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau lecionando lngua portuguesa. Foi alfabetizado pela me, que o ensina a escrever com pequenos galhos de rvore no quintal da casa da famlia. Uma das motivaes para a sua elaborao pedaggica partiu de seus estudos sobre a linguagem do povo. Destaca-se, principalmente, o trabalho realizado em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde comearam as primeiras experincias de alfabetizao o Mtodo Paulo Freire. Em 1963, chamado a Braslia para coordenar, no MEC, a criao do Programa Nacional de Educao.

O golpe militar de 1964 reprimiu todos os trabalhos de mobilizao popular. Paulo Freire foi acusado de subverter a ordem ao utilizar suas campanhas de alfabetizao, sendo preso e exilado por mais de 15 anos. Esteve em pases como Chile, Bolvia, Sua, Tanznia e GuinBissau. Participou de consultorias educacionais e desenvolveu programas de alfabetizao. O seu primeiro livro A Educao como Prtica de Liberdade foi bem recebido, e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969. Em 1980, voltou ao Brasil e assumiu cargos de docncia na PUC SP e na Unicamp. Entre 1989 e 1991, na gesto de Luiza Erundina (PT), trabalhou como secretrio da Educao da Prefeitura de So Paulo. Em 1991 foi fundado em So Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idias de Freire. O instituto mantm at hoje os arquivos do educador, alm de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuao em temas da educao brasileira e mundial. Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, em So Paulo, vtima de um infarto agudo do miocrdio.

OBRAS DE PAULO FREIRE:


A propsito de uma administrao. Recife: Imprensa Universitria, 1961. Conscientizao e alfabetizao: uma nova viso do processo. Estudos Universitrios Revista de Cultura da Universidade do Recife. Nmero 4, 1963: 5-22. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970. Educao e mudana. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1979. A importncia do ato de ler em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez Editora, 1982. A educao na cidade. So Paulo: Cortez Editora, 1991. Pedagogia da esperana. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1992. Poltica e educao. So Paulo: Cortez Editora, 1993. Cartas a Cristina. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1974. sombra desta mangueira. So Paulo: Editora Olho dgua, 1995. Pedagogia da autonomia. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1997. Mudar difcil, mas possvel (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b. Pedagogia da indignao. So Paulo: UNESP, 2000. Educao e atualidade brasileira. So Paulo: Cortez Editora, 2001.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA- SABERES


NECESSRIOS PRTICA EDUCATIVA.
-

Este livro tem como temtica principal a formao docente favorecendo a autonomia dos educandos. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histrico, e da compreenso de que "formar muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (p.. 15). Define essa postura como tica e defende a idia de que o educador deve buscar essa tica, a qual chama de "tica universal do ser humano"(p. 16), essencial para o trabalho docente.

NO H DOCNCIA SEM DISCNCIA...


Neste captulo Freire deixa evidente que: Precisamos de educadores crticos, com prticas de ensino facilitadoras e estimulantes, numa aprendizagem voltada para o cotidiano do aluno, levando em conta suas experincias e realidades concretas. Devemos estabelecer uma intimidade entre os saberes curriculares fundamentais para os alunos e suas experincias sociais, ou seja, formar tambm o aluno cidado. Segundo o autor no devemos abandonar o ensino conservador pois a partir dele que se podem ampliar os mtodos de ensino. O Educador deve ter conscincia de que ensinar no transferir e transmitir conhecimento e sim criar possibilidades para produo e construo dos conhecimentos O professor tem que aprender ao ensinar e quem aprende (o aluno) ensina ao aprender.

1.1- ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METDICA


Neste sub captulo Freire deixa claro que os educadores devem ensinar os alunos a pensarem certo, ou seja, deixar claro para os alunos que se estamos neste mundo para conhec-lo e aprendermos sobre ele. Para que esse aprendizado seja efetivo tanto os professores quanto os alunos devem ser curiosos, persistentes e dedicados

1.2- ENSINAR EXIGE PESQUISA


De acordo com Freire no h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O docente deve sempre estar em constante busca do conhecimento e isto s se obtm atravs das pesquisas. Deve pesquisar para conhecer o novo e instigar a curiosidade dele e do discente. O processo ensino/aprendizagem se renova, por isso tem de haver uma renovao diria dos estudos.

1.3- ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS EDUCANDOS.

O docente deve tornar possvel que os alunos discutam os acontecimentos da sua realidade, de tudo ao redor, fazendo uma unio do contedo fundamental e da experincia social de todos, da sociedade no geral.

1.4- ENSINAR EXIGE CRITICIDADE

Analisar o saber puro e o saber aprendido sendo como superao de obstculo, porque voc foi atrs desse saber e podem ter o mesmo peso como a curiosidade e a criticidade. No haveria criatividade sem curiosidade, preciso desenvolver a curiosidade crtica e insatisfeita que criamos por excesso de racionalidade por estarmos vivendo na era tecnolgica.

1.5-ENSINAR EXIGE ESTTICA E TICA


Segundo Freire o educador precisa ser decente e dar beleza e forma as coisas, enxergar com beleza, ou seja, a decncia e a boniteza devem andar de mos dadas. O docente deve ter carter e responsabilidade para enfrentar desafios e tentaes, mantendo a sua integridade, seus valores, respeitando a natureza do ser humano, demonstrando verdade e no artificialidade.

1.6- ENSINAR EXIGE A CORPOREIFICAO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO.


De acordo com Freire o educador deve extinguir em sua realidade educacional aquele fatdico dizer popular faa o que eu mando e no faa o que eu fao. De acordo com a afirmao acima torna-se necessrio para o docente pensar certo e fazer certo, ou seja, o que se ensina o que se espera que os alunos faam. Deve sempre buscar a seriedade em suas aulas, ter argumentao e razes sobre o que fala ou pensa , ter opinio prpria e determinao e para que isso ocorra necessrio que seja um docente pesquisador.

1.7- ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAO DO NOVO E


REJEIO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAO

O educador deve estar em constante renovao de conhecimentos para aceitar as novidades pois tudo muda com o tempo, evolui , d espao novas idias. No deve aceitar qualquer tipo discriminao, tais como a de raa, a de classe, a de gnero e todas outras. Para que isso realmente acontea necessrio muito bom censo e humildade para aceitarem as pessoas com as suas caractersticas prprias. O professor educador deve trabalhar essa discriminao em sala de aula se comunicando com o aluno, interagindo, desafiando-o a pensar certo, produzindo compreenso. O professor deve estar em comunho com os alunos, atravs da comunicao, da inteligncia e do dilogo.

1.8-ENSINAR EXIGE REFLEXO CRTICA SOBRE A


PRTICA

Freire afirma que para se tornar um melhor educador preciso se criticar, ou seja, ns s melhoramos algo depois que ouvimos crticas, nos criticamos ou quando no ficamos satisfeitos. Segundo Freire: A prtica de hoje s vai melhorar amanh se houver crticas. Quanto mais assumimos o que somos e como somos, mais nos tornamos adeptos de mudanas e capazes de mudar. Para que hajam mudanas precisamos ser curiosos no deixando que as crticas tornem-se nossa inimiga, deixando de lado a raiva e o rancor para no perdermos os limites.

1.9- ENSINAR EXIGE O RECONHECIMENTO E A


ASSUNO DA IDENTIDADE CULTURAL Freire diz que devemos assumir o que somos, o que fazemos, pensamos e buscamos, aceitando a nossa cultura, a nossa sociedade respeitando o outro e no negando-o. O professor pode significar muito na vida de um aluno com apenas gestos ou palavras. Segundo Freire a assuno de ns mesmos no significa a excluso dos outros, sendo assim todas as escolas deveriam ter um espao para que as experincias informais e pessoais de cada um fossem compartilhadas, ou seja, entender que foi aprendendo que percebemos ser possvel ensinar.

ATIVIDADE:
1- O que a vida de Freire despertou no educador que h dentro de voc? Como a simplicidade da pedagogia de Freire poder contribuir no seu processo de ensino/ aprendizagem? 2- Fazer uma resenha crtica do primeiro captulo do livro Pedagogia da Autonomia: No h docncia sem discncia

You might also like