You are on page 1of 56

CLASSICISMO

O que foi o renascimento?


Importante movimento de renovao cultural, ocorrido na Europa durante os sculos XV e XVI. considerado o marco inicial da era moderna. Estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem.

Naturalismo: volta natureza

Hedonismo: defesa do prazer individual Neoplatonismo: elevao espiritual por meio da interiorizao.

Qual a viso do mundo?


Humanismo ou Antropocentrismo: Homem tornou-se a medida de todas as coisas. No se tratava de opor o homem a Deus e medir suas foras. Deus continuou sendo soberano. Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento catlico medieval.

Monalisa
Revela o interesse do Renascimento pelo homem. Reproduzida de todas as formas imaginveis, a magia dessa figura feminina continua intacta.

A ltima ceia

Viso mais humanista

Davi
A valorizao do ser humano resultou na criao de muitas telas e esculturas que valorizavam as formas humanas ou que retratavam corpos nus.

Piet
A figura do Cristo morto parece ter vida correndo nas veias. Os olhos abaixados da Virgem, ao contrrio da tradio,emocionam pela dor e pela resignao. Seu manto, drapeado, arranca do mrmore uma leveza.

Arquitetura

A aplicao dessas ordens no arbitrria, elas representam as to almejadas propores humanas: a base o p, a coluna, o corpo, e o capitel, a cabea.

Arquitetura

Palcio de Carlos V Alhandra, Granada

Palcio de Vzquez de Molina beda, Jan

Arquitetura

Cpula da igreja de Bruneleschi, Florena.

LITERATURA - MARCO INICIAL


Em 1527, quando Francisco S de Miranda retorna a Portugal, vindo da Itlia, trazendo o doce estilo novo (soneto + medida nova).

Naquele tempo...
. Crise da Igreja. . Expanso martima. . Mercantilismo. . Absolutismo monrquico. . Reforma protestante . Coprnico: heliocentrismo. . Galileu Galilei: sistema astronmico.

Em Portugal... . Conquista do norte da frica; . Caminho martimo para as ndias; . Descobrimento do Brasil; . Monoplio do Poder poltico e econmico do rei; . Dinastia de Avis: D. Afonso V, D. JooII, D. Manuel, o Venturoso

1- Imitao dos autores clssicos gregos e romanos da antigidade: Homero, Virglio, Ovdio, etc...
2- Uso da mitologia: Os deuses e as musas, inspiradoras dos clssicos gregos e latinos aparecem tambm nos clssicos renascentistas: Os Lusadas:(Vnus) = a deusa do amor; Marte( o deus da guerra), protegem os portugueses em suas conquistas martimas.

3- Predomnio da razo sobre os sentimentos: A linguagem clssica no subjetiva nem impregnada de sentimentalismos e de figuras, porque procura coar, atravs da razo, todas os dados fornecidos pela natureza e, desta forma expressou verdades universais.
4- Uso de uma linguagem sbria, simples, sem excesso de figuras literrias.

5- Idealismo: O classicismo aborda o homem ideal, liberto de suas necessidades dirias, comuns. Os personagens centrais das epopias(grandes poemas sobre grandes feitos e hericos) nos so apresentados como seres superiores, verdadeiros semi-deuses, sem defeitos. Ex.: Vasco da Gama em os Lusadas: um ser dotados de virtudes extraordinrias, incapaz de cometer qualquer erro.

6- Amor Platnico: Os poetas clssicos revivem a idia de Plato de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, nofsico.

7- Busca da universalidade e impessoalidade: A obra clssica torna-se a expresso de verdades universais, eternas e despreza o particular, o individual, aquilo que relativo.

Substituio da "medida velha" medieval (versos de 5 e 7 slabas mtricas - redondilha menor e redondilha maior) pela "medida nova", proveniente da Itlia (versos decasslabos - soneto).

LUS VAZ DE CAMES

Poesia lrica e poesia pica - Cames. Autores e obras Lus Vaz de Cames, poeta-filsofo: de influncia medieval e clssica, de temtica variada e abrangente (os mistrios da condio humana, a presena do homem no mundo, os conceitos e contradies amorosas etc.)

Eu cantarei de amor to docemente, Por uns termos em si to concertados, Que dois mil acidentes namorados Faa sentir ao peito que no sente.

Farei que amor a todos avivente,


Pintando mil segredos delicados, Brandas iras, suspiros magoados, Temerosa ousadia e pena ausente.

Tambm, Senhora, do desprezo honesto De vossa vista branda e rigorosa, Contentar-me-ei dizendo a menor parte.

Porm, pera cantar de vosso gesto A composio alta e milagrosa

Aqui falta saber, engenho e arte.

Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida, descontente, Repousa l no cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. Se l no assento etreo, onde subiste, Memria desta vida se consente, No te esqueas daquele amor ardente Que j nos olhos meus to puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma cousa a dor que me ficou Da mgoa, sem remdio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que to cedo de c me leve a ver-te, Quo cedo de meus olhos te levou.

Os Lusadas

Os Lusadas (1572) O poema se organiza tradicionalmente em cinco partes:


1. Proposio (Canto I, Estrofes 1 a 3) Apresentao da matria a ser cantada: os feitos dos navegadores portugueses, em especial os da esquadra de Vasco da Gama e a histria do povo portugus.
2. Invocao (Canto I, Estrofes 4 e 5) O poeta invoca o auxlio das musas do rio Tejo, as Tgides, que iro inspir-lo na composio da obra. 3. Dedicatria (Canto I, Estrofes 6 a 18) O poema dedicado ao rei Dom Sebastio, visto como a esperana de propagao da f catlica e continuao das grandes conquistas portuguesas por todo o mundo. 4. Narrao (Canto I, Estrofe 19 a Canto X, Estrofe 144) A matria do poema em si. A viagem de Vasco da Gama e as glrias da histria herica portuguesa. 5. Eplogo (Canto X, Estrofes 145 a 156) Grande lamento do poeta, que reclama o fato de sua voz rouca no ser ouvida com mais ateno.

A armada de Vasco da Gama partiu do Restelo no dia 8 de Julho de 1497 e chegou a Calecute, na ndia, no dia 20 de Maio de 1498.

Resumo do enredo Portugal, como foi visto anteriormente, passava por um momento de grandiosidade diante das demais naes europias. Esse momento era ainda mais valorizado pelo esprito de nacionalismo que surgia nos sculos XV e XVI. Motivados com a liderana nas grandes navegaes, foram vrias as tentativas de fazer uma epopia sobre o assunto e, com isso, registrar para a posteridade esse momento de glria.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 * 1. As ar - mas e os ba res a ssi na la - dos A 2. Que da ocidental praia lusitana B 3. Por mares nunca dantes navegados, A 4. Passaram ainda muito alm da Taprobana, B 5. E em perigos e guerras esforados A 6. Mais do que prometia a fora humana, B 7. E entre gente remota edificaram C 8. Novo reino, que tanto sublimaram; C

A morte de Ins de Castro

O EPISDIO DE INS DE CASTRO

Cames, como outros artistas que retrataram a morte de Ins de Castro, prefere a imagem da espada encravada no peito, sem dvida, mais lrica, do degolamento: Tais contra Ins os brutos matadores, No colo de alabastro, que sustinha As obras com que Amor matou de amores Aquele que depois a fez rainha, As espadas banhando e as brancas flores Que ela dos olhos seus regadas tinha, Se encarniavam, frvidos e irosos, No futuro castigo no cuidosos.

Tu, s tu puro Amor, com fora crua, Que os coraes humanos tanto obriga Deste causa molesta morte sua, Como se fora prfida inimiga. Se dizem, fero Amor, que a sede tua Nem com lgrimas tristes se mitiga, porque queres, spero e tirano Tuas aras banhar em sangue humano.

O lirismo dentro da obra pica Os Lusadas uma obra de carter pico onde o universo masculino o predominante. Assim, todo o episdio de Ins de Castro entra em perfeito contraste com a restante obra. Neste episdio a personagem central feminina e o lirismo presente nos sonetos camonianos transposto para estas estncias. Lus de Cames consegue estabelecer com o leitor um contacto inquestionavelmente emotivo. com os versos O desespero que Cames coloca nas falas de Ins (inventadas por si) faz com que um universo de terror progrida e arraste consigo o prprio leitor. Existem momentos em que o leitor levado a sentir compaixo e levado tambm a partilhar o sofrimento das personagens da tragdia, a piedade perante tal destino trgico instala-se dando assim origem Catarse.

O velho do Restelo

" glria de mandar! v cobia Desta vaidade, a quem chamamos Fama! fraudulento gosto, que se atia C'uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justia Fazes no peito vo que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!

"Dura inquietao d'alma e da vida, Fonte de desamparos e adultrios, Sagaz consumidora conhecida De fazendas, de reinos e de imprios: Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo dina de infames vituprios; Chamam-te Fama e Glria soberana, Nomes com quem se o povo nscio engana!

O velho do Restelo

EPISDIO DO VELHO DO RESTELO A cena mostra, logo de incio urna massa aflita e desesperada com a partida de seus filhos e esposos. As mulheres, chorando, representam toda a multido que ficava em terra firme vendo seus queridos partirem para o desconhecido: Em to longo caminho e duvidoso, Por perdidos as gentes nos julgavam; As mulheres cum choro piedoso, Mes, esposas, irms, que o temeroso Amor mais desconfia, acrescentavam A desesperao e frio medo De j nos no tornar a ver to cedo Qual via dizendo: filho, a quem eu tinha S para refrigrio e doce amparo Desta cansada j velhice minha, Que em choro acabar penoso e amaro Porque me deixas, msera e mesquinha? Porque de mi te vs, filho caro, A fazer funreo enterramento Onde sejas de peixes mantimento?

A fala do velho do Restelo pode ser interpretada como a sobrevivncia da mentalidade feudal, agrria, oposta ao expansionismo e s navegaes, que configuravam os interesses da burguesia e da monarquia. a expresso rigorosa do conservadorismo. Certo que Cames, mesmo numa epopia que se prope a exaltar as Grandes Navegaes, d a palavra aos que se opem ao projeto expansionista. Portanto, O Velho do Restelo representa a oposio passado x presente, antigo x novo. O Velho chama de vaidoso aqueles que, por cobia ou nsia de glria, por sua audcia ou coragem, se lanam s aventuras ultramarinas. Simboliza a preocupao daqueles que antevem um futuro sombrio para a Ptria.

MAR PORTUGUS mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu. Fernando Pessoa

Gigante Adamastor

GIGANTE ADAMASTOR O gigante chama os portugueses de ousados e afirma que nunca repousam e que tem por meta a glria particular, pois chegaram aos confins do mundo. Repare na nfase que se d ao fato de aquelas guas nunca terem sido navegadas por outros: o gigante diz que aquele mar que h tanto ele guarda nunca foi conhecido por outros.
E disse: " gente ousada, mais que quantas No mundo cometeram grandes cousas, Tu, que por guerras cruas, tais e tantas, E por trabalhos vos nunca repousas, Pois os vedados trminos quebrantas E navegar nos longos mares ousas, Que eu tanto tempo h j que guardo e tenho, Nunca arados destranho ou prprio lenho:

No acabava, quando uma figura Se nos mostra no ar, robusta e vlida, De disforme e grandssima estatura; O rosto carregado, a barba esqulida, Os olhos encovados, e a postura Medonha e m e a cor terrena e plida; Cheios de terra e crespos os cabelos, A boca negra, os dentes amarelos.

No plano histrico, simboliza a superao pelos portugueses do medo do Mar Tenebroso, das supersties medievais que povoavam o Atlntico e o ndico de monstros e abismos. Adamastor uma viso, um espectro, uma alucinao que existe s nas crendices dos portugueses. contra seus prprios medos que os navegadores triunfam.

Vasco da Gama quando chegou s ndias.

Ilha dos amores

ILHA DOS AMORES Vnus imagina um meio de recompens-los por todas as dificuldades enfrentadas com um prmio. Auxiliada por Cupido prepara-lhes uma ilha maravilhosa onde as mais belas ninfas esperaro por eles. Cames mostra o local como um verdadeiro paraso: Nesta frescura tal desembarcaram J das naus os segundos argonautas, Onde pela floresta se deixavam Andar as belas deusas, como incautas Algas doces ctaras tocavam, Algas harpas e sonoras flautas; Outras, cos arcos de ouro, se fingiam Seguir os animais que no seguiam. (...) Duma os cabelos de ouro o vento leva Correndo, e de outra as flaldas delicadas. Acende-se o desejo, que se cava Nas alvas carnes, sbito mostradas.

Mas c onde mais se alarga, ali tereis Parte tambm, co pau vermelho nota; De Santa Cruz o nome lhe poreis; Descobri-la- a primeira vossa frota. Ao longo desta costa, que tereis, Ir buscando a parte mais remota O Magalhes, no feito, com verdade Portugus, porm no na lealdade.

Todo o episdio tem um carcter simblico. Em primeiro lugar, serve para desmitificar o recurso mitologia pag, apresentada aqui como simples fico, til para "fazer versos deleitosos". Em segundo lugar, representa a glorificao do povo portugus, a quem reconhecido um estatuto de excepcionalidade. Pelo seu esforo continuado, pela sua persistncia, pela sua fidelidade tarefa de expanso da f crist, os portugueses como que se divinizam. Tornam-se assim dignos de ombrear com os deuses, adquirindo um estatuto de imortalidade que afinal o prmio mximo a que pode aspirar o ser humano. De certo modo, podemos dizer que o amor que conduz os portugueses imortalidade. No o amor no sentido vulgar da palavra, mas o amor num sentido mais amplo: o amor desinteressado, o amor da ptria, o amor ao dever, o empenhamento total nas tarefas colectivas, a capacidade de suportar todas as dificuldades, todos os sacrifcios.

Voltando aos comentrios que se podem tecer a respeito do eplogo da obra, perceptvel certo tom melanclico nas palavras do poeta que, prevendo o fim dos bons tempos de Portugal, aproveita para fazer sua voz rouca ser ouvida novamente ao criticar a corte que cercava D.Sebastio e a perda dos bons costumes da sociedade, a corrupo que por sua vez levaria o pas ao caos, como se pode notar na estrofe 145 No mais, Musa, no mais, que a lira tenho Destemperada e a voz enrouquecida, E no do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida. O favor com quem mais se acende o engenho No no d a ptria, no, que est metida No gosto da cobia e na rudeza Dua austera, apagada e vil tristeza..

De mais, h que se dizer que Cames estava correto em sua profecia, pois aps 8 anos da publicao de Os Lusadas, data que coincide com a morte do poeta, o rei D.Sebastio desaparece na Batalha de Alccer-Quibir, o que tem como consequncia o declive de Portugal e submisso ao domnio espanhol.

You might also like