You are on page 1of 4

ROUTERS

O que ?

Routers um equipamento usado para fazer a comutao de protocolos, a comunicao entre diferentes redes de computadores provendo a comunicao entre computadores distantes entre si. Routers so dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referncia. A principal caracterstica desses equipamentos seleccionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponvel na rede para um determinado destino

Como Funciona

Os routers mais modernos necessitam de um cabo de banda larga ligado a um modem como entrada, e geralmente transmitem o sinal de internet atravs de conectividade sem fio e 4 cabos banda larga. Eles utilizam tabelas de rotas para decidir sobre o encaminhamento de cada pacote de dados recebido. Eles preenchem e fazem a manuteno dessas tabelas executando processos e protocolos de actualizao de rotas, especificando os endereos e domnios de rateamento, atribuindo e controlando mtricas de rateamento. O administrada pode fazer a configurao esttica das rotas para a propagao dos pacotes ou pode configurar o routers para que este actualize sua tabela de rotas atravs de processos dinmicos e automticos. Os loteadores encaminham os pacotes baseando-se nas informaes contidas na tabela de rateamento. O problema de configurar rotas estticas que, toda vez que houver alterao na rede que possa vir a afitar essa rota, o administrador deve refazer a configurao manualmente. J a obteno de rotas dinamicamente diferente. Depois que o administrador fizer a configurao atravs de comandos para iniciar o rateamento dinmico, o conhecimento das rotas ser automaticamente actualizado sempre que novas informaes forem recebidas atravs da rede. Essa actualizao feita com a troca de informaes entre routers vizinhos em uma rede.

Tipos de Routers

Entre meados da dcada de 1970 e a dcada de 1980, microcomputadores eram usados para fornecer rateamento. Apesar de computadores pessoais poderem ser usados como routers, os equipamentos dedicados ao rateamento so actualmente bastante especializados, geralmente com hardware extra para acelerar suas funes como envio de pacotes e encriptao IPsec. Routers modernos de grande porte assemelham-se a centrais telefnicas, cuja tecnologias actualmente esto sendo convergidas, e que no futuro os routers podem at mesmo substituir por completo. Um routers que conecta um cliente Internet chamado routers de ponta. Um router que serve exclusivamente para transmitir dados entre outros routers ( chamado um rodeador ncleo. Um router usado normalmente para conectar pelo menos duas redes de computadores, mas existe uma variao especial usada para encaminhar pacotes em uma VLAN. Nesse caso, todos os pontos de rede conectados pertencem mesma rede.

You might also like