You are on page 1of 18

Queimadura

Primeiros Socorros

O que so?

As queimaduras so leses na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem tambm ser provocadas pela eletricidade, por contacto com certos produtos qumicos, por radiaes (propagao da energia por meio de partculas ou ondas), ou ate por frico (Fora de contato).

Queimadura pelo frio


A exposio do corpo a temperaturas extremamente baixas pode provocar queimaduras pelo frio particularmente nas extremidades (nariz, dedos das mos e dos ps, orelhas). Em casos extremos as superfcies desprotegidas chegam a congelar (por congelamento da gua existente nas clulas), o que pode levar a danos irreversveis que impliquem a amputao.

O que pode causar uma queimadura?

- Lquidos quentes: gua, leite, leo fervente, etc; - Slidos quentes: ferro de passar, panelas, etc; - Gases: exploso de caldeira, de panela de presso; - Irradiao: causada pelo sol, lmpadas ultravioleta, - Radioatividade; - Substncias qumicas: soda custica, cido sulfrico, etc; - Eletricidade; Calor seco propriamente dito: fogo ou chama.

CLASSIFICAO DAS QUEIMADURAS


As queimaduras podem ser classificadas quanto ao: Agente causador Profundidade ou grau Extenso ou severidade Localizao e Perodo evolutivo.

Como podemos classificar uma queimadura?

As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade atingida na pele. Sendo assim, podemos classificar as queimaduras em trs tipos, de acordo com o nmero de camadas que atingem:

Queimadura de Primeiro Grau:

Atinge apenas a camada mais superficial da pele . Causa vermelhido e dor (ardncia) no local. No forma bolhas. Ex.: queimadura causada pelo sol.

Queimadura Segundo Grau:

Atinge uma camada mais profunda da pele, causando a formao de bolhas, desprendimento da pele, inchao e dor de intensidade varivel. Ex.: queimadura por gua quente, atrito causado por calados.

Queimadura de Terceiro Grau:

Atinge as camadas mais profundas da pele, chegando ao tecido composto por gordura e at msculos. Observa-se a pele enegrecida ou esbranquiada, sendo que a vtima sente pouca ou nenhuma dor. Ao redor desta, podemos encontrar queimaduras de primeiro e segundo graus. Ex.: Queimaduras eltricas, queimaduras causadas por exposio prolongada ao fogo, objetos quentes ou agentes qumicos.

Como posso avaliar a gravidade de uma queimadura?

Com relao a sua extenso, calcula-se a rea de superfcie corporal queimada (SCQ) atravs da regra dos nove. Cada brao tem 9% da SCQ,cabea outros 9%, trax 9%, abdome 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante o pescoo. Para reas pequenas, usa-se uma comparao da rea queimada com a palma da mo do queimado: equivale a 1% da SCQ.

CUIDADOS DISPENSADOS AOS QUEIMADOS


1 - Retirar a vtima do contato com a causa da queimadura: a) lavando a rea queimada com bastante gua, no caso de agentes qumicos; retirar a roupa do acidentado, se ela ainda contiver parte da substncia que causou a queimadura; b) apagando o fogo, se for o caso, com extintor (apropriado), abafando-o com um cobertor ou simplesmente rolando o acidentado no cho;

2 - Verificar se a respirao, o batimento cardaco e o nvel de conscincia do acidentado esto normais. 3 - Para aliviar a dor e prevenir infeco no local da queimadura: a) mergulhar a rea afetada em gua limpa ou em gua corrente, at aliviar a dor. No romper as bolhas e nem retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas pele. Se as bolhas estiverem rompidas, no coloc-las em contato com a gua. b) no aplicar pomadas, lquidos, cremes e outras substncias sobre a queimadura. Elas podem complicar o tratamento e necessitam de indicao mdica.

4 - Se a pessoa estiver consciente e sentir sede, deve ser-lhe dada toda gua que deseja beber porm, lentamente e com cuidado. 5- Encaminhar logo que possvel a vtima ao Posto de Sade ou ao Hospital, para avaliao e tratamento.

Outros cuidados:
No d gua a pacientes com mais de 20% do corpo queimado; b) No coloque gelo sobre a queimadura; c) No jogar gua em queimaduras provocadas por ps qumicos; recomenda-se cal e escovao da pele e da roupa.
a)

d) Deve-se providenciar o transporte imediato do acidentado, quando a rea do corpo queimada for estimada entre 60 e 80%. e) Alm da percentagem da rea corporal atingida, a gravidade das queimaduras maior nos menores de 5 anos e maiores de 60.

Preveno
Evite fumar. Se fumar, evite faz-lo deitado. Utilize cinzeiros fundos e com proteo lateral. Evite manipular lcool prximo a cigarros, charutos, fsforos acesos. Investigue vazamentos de gs. Feche a vlvula do botijo de gs, antes de sair de casa e antes de ir dormir. Mantenha o botijo de gs longe do calor direto e sempre na vertical. Manipule os fogos de artifcio com cuidado.

Evite o uso de bronzeadores caseiros. No utilizar lcool engarrafado diretamente sobre o fogo, na forma de jato, pelo risco de exploso. Nunca considere uma queimadura sem importncia. No tente tratar queimaduras de acordo com conselhos de vizinhos, balconistas de farmcia. Fogo e bebida no combinam. Evite essa associao

You might also like