You are on page 1of 50

Necrose e apoptose

O que necrose?

a morte celular que ocorre no organismo vivo e que seguida de autlise.

O que autlise?

a degradao enzimtica dos componentes celulares atravs de enzimas liberadas pela prpria clula aps a morte celular, independente de ter ocorrido morte do indivduo ou morte focal no organismo vivo.

O que apoptose?

a morte celular que ocorre por um processo ativo onde a clula sofre contrao e condensao de suas estruturas, fragmenta-se e, em seguida, fagocitada por clulas vizinhas ou por macrfagos residentes e no se observa autlise.

Quais os mecanismos envolvidos na necrose?

Agresso

Agresso

Interrupo da funes vitais

Cessao da produo de energia e sntese celular

Quem capaz de causar necrose?

Qualquer agente lesivo.

Como os agentes lesivos podem causar necrose?

Reduo da energia: obstruo vascular ou inibio dos processos respiratrios da clula;

Produo de radicais livres;


Ao direta sobre a enzimas, inibindo processos vitais da clula; Agresso direta membrana citoplasmtica, criando canais hidroflicos onde as clulas perdem eletrlitos.

Quais os principais tipos de necrose e suas causas?

Necrose por coagulao ou isqumica;

Necrose por liquefao;


Necrose ltica; Necrose caseosa;

Necrose gomosa;
Esteatonecrose.

Necrose por coagulao ou necrose isqumica


Citoplasma da clula necrosada: com aspecto de substncia coagulada (acidfilo e granuloso, gelificado); Contornos celulares inicialmente so ntidos; A rea atingida fica esbranquiada, fazendo salincia na superfcie do rgo; A regio necrtica circundada por halo avermelhado.

Necrose por coagulao em infarto isqumico de bao. Nesse tipo de necrose, possvel ainda visualizar o contorno celular (setas), apesar de a clula j estar sofrendo um processo de leso irreversvel. Observam-se nesse campo ncleos com diferentes estgios de alterao morfolgica (HE, 1000X).

Necrose coagulativa. Miocardicitos normais (N), com degenerao hidrpica (setas) e com necrose coagulativa (flechas), todos cortados transversalmente. Os miocardicitos com degenerao hidrpica mostram-se volumosos, com abundantes espaos claros entre os feixes de miofibrilas que se coram em rseo e se dispem em pequenas filas arqueadas. As clulas com necrose coagulativa tm dimetro menor, o citoplasma homogneo e uniformemente eosinfilo. HEX250

Miocardicitos com necrose isqumica ou necrose coagulativa (NI), caracterizada por apagamento dos ncleos (carilise), citoplasma com perda da estrutura fibrilar, tornando-se homogneo ou granuloso, aumentando sua afinidade pela eosina (acidofilia), corando-se em vermelho intenso. HEX200. Miocardicitos que podem ser considerados normais (N) e miocardicitos com degenerao hidrpica (DH).

Necrose por liquefao ou por coliquativa


Zona necrosada adquire consistncia mole, semifluida ou mesmo liquefeita; Comum aps anxia no tecido nervoso, na supra-renal e na mucosa gstrica; Liquefao: oriunda da ao de enzimas lisossmicas;

Observada nas inflamaes purulentas e abscessos.

Necrose de liquefao em parede de abscesso. caracterstico nesse tipo de necrose a presena de neutrfilos. A necrose liquefativa observada principalmente em tecidos agredidos por bactrias

Necrose caseosa
rea necrosada com aspecto macroscpico de massa de queijo; H transformao das clulas necrticas em uma massa homognea, acidfila, contendo ncleos picnticos e, principalmente na periferia, ncleos fragmentados (cariorrexe); Clulas perdem totalmente os seus contornos e detalhes estruturais; comum na tuberculose.

Linfonodo. Processo: Necrose caseosa. rea de necrose recente podendo ser observado na metade esquerda da foto a cariorrexe, representada por minsculos fragmentos basfilos (setas pequenas), observa-se ainda alguns ncleos picnticos (setas maiores). HEX800

Esteatonecrose
Necrose enzimtica do tecido adiposo;
cidos graxos liberados sofrem saponificao, originando depsitos esbranquiados ou manchas com aspecto macroscpico de pingo de vela; Ocorre na pancreatite aguda necro-hemorrgica e aps traumatismo em tecido adiposo, especialmente na mama.

Esteatonecrose (40x) - Os adipcitos necrosados albergam um material opaco, homogneo de cor rosada.

O que acontece com a rea necrosada?

Regenerao;

Cicatrizao;
Encistamento; Eliminao; Calcificao.

O que regenerao?

Quando o tecido que sofreu necrose tem capacidade de regenerao, onde os restos celulares so reabsorvidos e fatores de crescimento so liberados, induzindo a multiplicao das clulas parenquimatosas.

O que cicatrizao?

Quando o tecido que sofreu necrose substitudo por tecido conjuntivo cicatricial.

O que encistamento?

Quando o material necrtico no absorvido por ser muito volumoso ou por causa de fatores que impedem a migrao de leuccitos, a reao inflamatria com exsudao de fagcitos se desenvolve somente na periferia da leso. H proliferao conjuntiva e formao de cpsula que encista o tecido necrosado que vai ser absorvido lentamente.

O que eliminao?

Quando o material necrtico eliminado atravs de uma estrutura canalicular que se comunica com o meio externo, dando origem a uma cavidade.

O que calcificao?

Quando a zona de necrose se calcifica.

O que apoptose?

Grego : -apo = de -ptose = cair

um fenmeno em que a clula estimulada a acionar mecanismo que levam a sua morte. Morte celular programada.
No h autlise e, sim, fragmentao.

Em que situaes a apoptose ocorre?

Fisiolgica
Remodelao dos rgos durante a embriognese e na vida ps-natal; Participa no controle da proliferao e diferenciao celular, onde a clula estimulada a se diferenciar pode ser eliminada aps o trmino da funo, sem causar prejuzos ao tecido ou rgo que pertence; Exemplo: glndulas mamrias (aps lactao).

Patolgica
Desencadeada por vrus, hipxia, radiaes ionizantes; Cncer : - apoptose

Imagens de microscopia de varredura para mostrar o aspecto de clulas em apoptose. esquerda, clula normal com microvilosidades. Direita, clula em apoptose, mostrando orifcios (crateras) na superfcie celular. Estas teriam ligao com o retculo endoplasmtico e levariam perda de gua do interior da clula para o meio externo

Clulas normais (N) e clulas em apoptose (setas). Estas se fragmentam em glbulos (corpos apoptticos), que sero eliminados por outras clulas sem causar reao inflamatria

You might also like