You are on page 1of 18

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAO E EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS O PASSO A PASSO

Gilson Prto Jr. Membro da Comisso Estadual da Agenda TerritorialTO / GPECT-UNITINS

EIXOS DA AGENDA TERRITORIAL

Organizao

Mobilizao

Ao

Organizao
organizao um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pr-determinado atravs da utilizao eficaz de diversos meios e recursos disponveis, liderados ou no por algum.

ORGANIZAO

Compreenso da organizao da Agenda Territorial.

mbito Ministerial: SECAD/MEC mbito Estadual: Comisso Estadual (SEDUC+parceiros) mbito Regional: Comisses Regionais (DREs) mbito Municipal: Comisses e Comits Municipais

ORGANIZAO

Compreenso do papel da Agenda Territorial

Uma ao conjunta do poder pblico e da sociedade civil em favor da garantia do direito a EJA; Um instrumento para consolidar as estratgias para a articulao das ao de AJA e EJA, estruturadas nas dimenses tcnica, de planejamento e de controle social;

Um mecanismo de apoio estruturao e institucionalizao de aes, nos municpios, de desenvolvimento integrado a AJA e EJA.

ORGANIZAO

Compreenso institucionais

do

papel

dos

parceiros

Entender que a Agenda Territorial no uma ao isolada do MEC, da SEDUC ou de alguma SEMED, mas uma unio de foras em prol da AJA e EJA, visando superar a situao de analfabetismo; Que s possvel construir aes em parceria e que TODOS os atores institucionais envolvidos so importantes no processo de construo coletiva; Que todos os envolvidos so co-responsveis pela construo e transformao social.

Mobilizao
Dar movimento a; movimentar; pr em circulao fundos, capitais ou ttulos que estejam inativos Fazer passar (tropas) do estado de paz para o de guerra; Movimentar-se em favor de uma campanha.

MOBILIZAO SOCIAL

Mobilizao Social o envolvimento no de apenas um ou mais indivduos, mas da sociedade em geral em prol de um objetivo. a participao conjunta da comunidade, empresas (pblicas/privadas), governos e organizaes sociais para a erradicao de um problema social especfico: o analfabetismo.

ETAPAS DA MOBILIZAO EM PROL DA AGENDA

Mobilizao Nacional: Entre 2008 e 2010, MEC mobilizou estados e entidades para comporem as comisses estaduais. Mobilizao Estadual: SEDUC convidou parceiros institucionais para consolidar Comisso Estadual. Mobilizao Regional: Comisso Estadual prope criar 13 Comisses Regionais, com base nas DREs existentes. Mobilizao Municipal: DREs contatam municpios para promover a criao de Comisses e Comits Municipais da Agenda Territorial.

COMO MOBILIZAR

Contatar possveis parceiros

Secretarias Municipais de Educao;


Organizaes envolvidas direta ou indiretamente na AJA e EJA; Faculdades e/ou Universidades formadoras; Entidades sem fins lucrativos, movimentos sociais; Tcnicos da DRE ....

COMO MOBILIZAR

Disponibilizar materiais que informem sobre a Agenda Territorial

Municpios devem ter acesso as materiais sobre a Agenda:


Apresentao do que a Agenda Territorial Histrico da Agenda Territorial Regimento Interno da Agenda Territorial Plano de Ao da Agenda Territorial no Tocantins ....

COMO MOBILIZAR

Comunicar-se regularmente para explicar a organizao e composio da Agenda

Existe dificuldade de entender o que e qual a finalidade da Agenda;

Criar um espao permanente de comunicao na pgina da DRE sobre a Agenda Territorial;


Criar uma lista de comunicao (GoogleGroups, Yahoo Groups, etc...)

COMO MOBILIZAR

Mapear situao no municpio

A ausncia de dados impede a compreenso da situao real da AJA e EJA nos municpios: diagnstico educacional; Localizar e fomentar a participar de lideranas locais.

Ao
O que resulta do fato de agir; tudo aquilo que se faz.
[...] aquilo que se faz a partir de estmulos psicofsicos do corpo humano. [...] se d pela via da assimilao e acomodao que resulta no processo de aprendizagem chamada de adaptao.

AO

Com as DREs; Refletir sobre os temas relevantes para a promoo da educao visando despertar a conscincia dos envolvidos na AJA e EJA sobre o compromisso social de garantia do direito de todos os brasileiros educao de qualidade. Discutir o papel de cada pessoa como protagonista dessa agenda na comunidade onde trabalha. Compor Comisso Regional da Agenda: Tcnico DRE + Municpios + parceiros institucionais.

AO

Com os municpios:
Localizar contato permanente no municpio que sirva de esteio das aes; Localizar possveis lideranas que pode ser envolvidas no processo da Agenda; Realizar diagnstico da situao de AJA e EJA no municpio; Compor Comisso Municipal da Agenda; Propor aes municipais para superao das situaes de fragilidade nos municpios, que permitam transparncia e resultados da gesto pblica da educao.

AO

Nas escolas da regional e dos municpios:


promover oficinas e/ou palestras de informao, visando disseminar o Plano de Ao da Agenda; propor a incluso do tema educao de jovens e adultos nas atividades permanentes da escola, entre outras; organizar campanhas de conscientizao para promover o dilogo com as famlias e a comunidade escolar sobre a responsabilidade do acompanhamento da vida escolar dos filhos e do combate ao analfabetismo; utilizar os variados meios de comunicao como boletins informativos, revistas, rgos oficiais e materiais para a divulgao de temas educacionais; estimular a produo de materiais sobre o tema educao de jovens e adultos nas escolas; criar eventos especiais sobre o combate ao analfabetismo dentro da comunidade escolar; Envolver os membros dos Conselhos Municipais de Educao, bem como dos Conselhos de Alimentao Escolar, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb; saber quem est na escola e quem est fora; saber as razes do abandono; Identificar quem sabe ler e quem analfabeto, quem gostaria de voltar a estudar.

AGORA....

Tira dvidas....

You might also like