You are on page 1of 42

Sistema Respiratrio.

Anatomia E Fisiologia Animal. 8 Perodo de Biologia.

Composio da Atmosfera.

Uso de combustveis fsseis no reduzir a concentrao de O2 atm. 1910-20,948% 1970-20,946% Se todo o combustvel fssil fosse usado- 20,8%variao observada no 15 andar de um prdio.

Efeito estufa: Radiao solar - ondas curta. Terra reflete ondas longas- bloqueadas pelo CO2, vapor de gua, metano, NOx. Fisiologicamente no haver problemas quanto elevao da concentrao de CO2, mas os efeitos so imprevisveis. Efeitos ambientais: Elevao do nvel do mar. Maior concentrao de vapor de gua, mais nuvens bloqueando a radiao solar.

Lei dos Gases:


A atmosfera uma mistura de gases e vapor de gua. Lei de Dalton: Presso total da mistura de gases a soma da presso individual de cada gs. Ar seco - 760 mmHg presso atmosfrica. 78% nitrognio presso parcial: 593 mmHg. 21% O2presso parcial 160 mmHg. 0,03% CO2 presso parcial 0,25 mmHg.

Os gases se movem-se de reas de alta presso para reas de baixa presso A presso parcial pode ser comparada, mas a concentrao no.

Lei de Boyle: relao entre volume e presso dos gases. Mudanas no volume peitoral durante a ventilao causam gradientes de presso que permitem a entrada de ar.

Solubilidade dos gases: Natureza do gs; CO2 mais solvel que O2. Presso e temperatura.

Concentrao de oxignio no solo: Concentrao aprox. 15%- processo decomposio e materiais oxidveis consomem o O2. Diversos animais esto adaptados a estas concentraes de O2 no solo.

Umidade relativa - relao entre a umidade absoluta (concentrao de gua) e a concentrao em determinada temperatura. Ex. 30C presso parcial de saturao 31,7mmHg. Se a presso parcial do ar de 25 mmHg, a umidade relativa de (25/31,7)*100= 78%.

O ar pulmo- saturado em gua Ar atmosfrico no saturado ocorre uma saturao de gua dentro das vias areas. Perodos mais frios ar seco. Ex: 10C - 9,4 mg H2O. 37C - 44,86mgH2O. Perda de 35,46 mgH2O- dias frios mucosas ressecadas. Sistemas de aquecimento de ar- eleva temperatura sem alterar a umidade absoluta- ar mais seco que o normal.

Efeito da temperatura e salinidade:

Efeito da temperatura e salinidade:


Solubilidade do CO2 A solubilidade influenciada pela presso parcial Atmosfera=0,03% CO2 volume dissolvido=1019x0,03)/100= 0,3mL CO2 litro de gua

CO2+ H2OH2CO3H+ + HCO3 2 H+ + CO3-2. Num estudo na lagoa do Au: saturao de O2 50-200% Saturao de CO2 total=100-2537% No mar o pH elevado favorece maiores valores de CO2 Balano heterotrfico aqutico

Difuso:
A difuso dos gases inversamente proporcional ao peso molecular. O CO2 difundi-se 0,86 vezes mais lento que o O2. No entanto a solubilidade maior dada uma mesma concentrao.

Efeito da Altitude:
La Paz (Bolvia 3660 m altitudade) apresenta a mesma concentrao de O2 que o Rio de Janeiro (nvel do Mar)? E em termos de Presso parcial? Nvel do mar presso atmosfrica de 760 mmHg e presso parcial de O2 de 160mmHg.

3000 metrosefeitos no desempenho fsico. 5000 metros- pessoas no aclimatadas perdero a conscincia. 5500 metrosmais alta habitao humana permanente. Monte Evereste - 8848m altitude que seres humanos aclimatadas podem sobreviver durante poucas horas. 13000m altitude mxima possvel para humanos quando respiram ar puro.

Comparao entre ar e gua como meios respiratrios:


gua Ar Concentrao de O2 (litros/litro) 0,007 0,209

Densidade.

0,0013

Viscosidade.

0,02

Litro de meio por litro de O2

143

4,8

Quilogramas de meio por litro de O2

143

0,0062

ANIMAIS SEM ORGOS RESPIRATRIOS.


Oxignio por difuso:
O2 O2

Um animal de 1mm de raio necessita de 0,15 atm de O2 na superfcie corporal Um animal de 1cm de raio necessita de 15 atm de O2 na superfcie corporal. gua possui a concentrao de 0,21 atm de O2.- limitao do tamanho corporal dos animais sem rgos respiratrios.

Respirao por Difuso: Organismos microscpicos. gua viva (pouca matria orgnica). Corais e esponjas. Plantelmintes

rgos respiratrios- grande superfcie de troca e cutcula fina suficiente para permitir as trocas gasosas. Brnquias - evaginao superfcie voltada para o meio externo Pulmo- invaginao - superfcie voltada para o meio interno O termo pulmo usado mesmo para respirao em gua (ex. pepino do mar - pulmo aqfero). Traquia - rgo respiratrio dos insetos. rgo respiratrio necessita de grande superfcie e cutina fina. Brnquia mais adequada para respirao aqutica. Caracol terrestre apresenta pulmo simples.

Brnquia:
Renovao da gua- gua estagnada- rpido consumo de oxignio. Mecanismos para renovao da gua que chega as brnquias. Ventilao da brnquia: Movimentao da brnquia pela gua brnquia externa ao corpo (insetos aquticos)- grande gasto de energia e necessidade de ter estruturas rgidas para sustentar a brnquia. Passagem de gua pela brnquia- soluo mais utilizada. Movimento pode ser por clios (mexilhes) ou bomba mecnica (peixes e crustceos). menos dispendioso mover gua lentamente sobre uma grande superfcie que mov-la rapidamente sobre uma superfcie menor. Alguns peixes movem a gua durante a locomoo Polvo e lulas injetam gua na cavidade do manto e ao expulsar se locomovem.

Outras funes das brnquias.


Para avaliar a funo da Brnquia: Quantidade de O2 captado e CO2 liberado. Necessidade de O2 pelo organismo. Avaliar se a necessidade suprida pelo rgo ou no. Se o animal possui sistema respiratrio bem desenvolvido, h a necessidade de um sistema circulatrio para levar o O2 para todo o corpo. (exceto os insetos- sistema traqueal).

Outras funes das brnquias.


Regulao osmtica de larvas de insetos- sem funo respiratria. Bivalves filtradores as brnquias funcionam como peneiras- metabolismo baixo, superfcie do manto deve suprir a necessidade de O2.

Peixes:
Brnquias: rea superficial deve ser grande e prover adequada troca gasosa. Animais com elevada atividade: grande rea brnqueal. Cavala: peixe de nado rpido: superfcie branquial por unidade de peso 50 x maior que peixe do fundo do mar. Trocas adequadas: alta velocidade do fluxo de gua e estrito contato entre gua e brnquia.

gua corre unidirecional enquanto nos mamferos o ar entra e sai. Peixes removem 80-90% do oxignio da gua e mamferos removem cerca de 20%. Porm na gua a concentrao de O2 menor.

Peixes telesteos: Usam bombeamento combinado de boca e oprculo para controlar o fluxo de gua.

O volume da boca pode ser aumento abaixando a mandbula e da 2 cavidade pelo movimento dos oprculos enquanto membranas funcionam como barreiras impedindo a fuga de gua por outros espaos. Presso da boca maior que do oprculo. A ao das duas bombas mantido por todo o ciclo respitarrio

Ventilao forada. Atum e outros peixes grandes Peixe nada com boca parcialmente aberta, sem movimentos respiratrios e gua flui continuamente pelas brnquias. O custo do bombeamento transferido das bombas operculares para msculos natatrios. Em natao acelerada a respirao opercular cessada

O controle da respirao forada pela abertura de boca. Experimento natao constante X reduo de O2. Limpeza das brnquias - reverso do fluxo.

Respirao area:
rgos: Brnquias: pouco adequadas respirao area. Caranguejo do coco - brnquias rgidas. Cardiossoma sp- gua e ar Ispodes terrestres (tatuzinho)

Respirao Cutnea
Anfbios troca de CO2 importante ao longo do ano Aumento da temperatura aumenta o uso do pulmo:maior atividade metablica

Rpteis: Serpentes marinhas conseguem respirar pela pelePelamis plamurus obtem 33% O2 e mais de 94% de eliminao de CO2 Mamferos- respirao cutnea pouco importante Morcegos- eliminao de CO2 pelas membranas das asas, obteno de O2 pouco importante.

Pulmes:
Tipos de pulmes: Difuso animais pequenos- caracis, escorpies e alguns ispodes. Ventilao.

Movimentos respiratrios: Bomba de presso:

Bomba de suco Rpteis, aves e mamferos. Cavidade torcica fechada. Mamferos diafragma muscular. Aves- diafragma membranoso. Pulmo dos mamferos- mais complexo 1cm3 pulmo de r tem rea de trocas 20cm2. 1cm3 pulmo de camundongo tem acima de 800cm2.

Pulmo dos mamferos- mais complexo Pulmo dos mamferos- mais complexo 1cm3 pulmo de r tem rea de trocas 20cm2. 1cm3 pulmo de camundongo tem acima de 800cm2.

Anatomia do Pulmo

Regulao da respirao:
Trocas gasosos so nos alvolos - traquias, brnquios e ramificaes so tubos conectores- reduz ar fresco ao pulmo- ar remanescente 5%CO2.

A inspirao ocorre quando a presso alveolar diminui. A contrao do diafragma causa um aumento do volume torcico em 60-75%. O movimento da caixa torcica cria os 25-40 % restantes- Msculos intercostais externos e escalenos se contraem e empurram as costelas para cima e para fora.

Se a demanda de O2 aumenta- aumenta a ventilao. - regulao feita pela concentrao CO2

You might also like