You are on page 1of 14

Apresentao

O presente estudo se presta a identificar, por meio da literatura, a relao da atividade fsica no processo de preveno e tratamento da obesidade, como tambm avaliar o grau de sobrepeso e obesidade em escolares adolescentes em uma escola pblica da cidade de Goinia GO O objetivo deste estudo tambm fazer uma reviso da literatura sobre obesidade. Para tanto, necessrio definir a doena, conhecer a extenso de sua gravidade, perceber a ascenso marcante, bem como apresentar maneiras de prevenir ou conduzir o melhor tratamento da patologia

Introduo
O excesso de peso vem aumentado no mundo, dados, pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2003, apontava que o excesso de peso atingia, em mdia,4 em cada 10 brasileiros adultos
Alguns autores como Soares e Petroski (2003) consideram que a maioria das causas da obesidade proveniente do sedentarismo e dos maus hbitos alimentares. Atualmente, nas grandes cidades, as crianas possuem pouco espao para praticar atividades fsicas e consomem uma dieta montona, rica em alimentos altamente calricos

Diante disso, possvel afirmar que a obesidade deve ser considerada uma doena crnica de difcil manejo, tendo um trao multifatorial que envolve influncias metablicas, fisiolgicas, comportamentais, sociais, celulares e moleculares, que surgem devido a associao do consumo de alimentos com mais gorduras saturadas, mais acares simples e menos acares complexos, presentes em gros e frutas (FERNANDES; VARGAS, 2007).

INTRODUO REFERENCIAL TERICO

12 Obesidade 13 Tipos de obesidade 15 Causas da Obesidade 16 Fatores negativos em indivduos obesos Educao fsica versos mal do sculo

16 18

METODOLOGIA
Tipo de Pesquisa Universo e Amostra Sujeitos 23 Critrios de Incluso Critrio de Excluso Coleta de Dados Tratamento de Dados Dificuldades do mtodo

23 23 23 23 24 24 25 25 26 36 38

ANALISE E DISCUSSO CONSIDERAES FINAIS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS APNDICE


43

A obesidade caracterizada como acmulo de tecido gorduroso, regionalizado ou em todo corpo (Fisberg apud Borba, 2006). A obesidade pode ser conceituada como excesso de tecido gorduroso intra e extra celular, causada por desequilbrios nutricionais, doenas genticas e distrbios endcrinos-metablicos.

Tipos de obesidade:
Mello, Luft e Meyer (2004) dividem a obesidade como de origem exgena e endgena, sendo que na endgena deve se buscar identificar a causa ou doena e trat-la, j a exgena ocasionada diante de desequilbrios, como ingesto e gastos calricos, sendo recomendado ento o tratamento nutricional, ou seja, a reeducao alimentar e mudanas de hbitos de vida.

Como a gordura precisa ser estocada no organismo, todo obeso tem um aumento do nmero de clulas adiposas (obesidade hiperplstica) ou um aumento do peso das clulas adiposas (obesidade hipertrfica) ou uma combinao das duas coisas.

A atividade fsica pode ento ser colocada como a manifestao de uma musculatura, que favorece ao gasto calrico. A atividade fsica, portanto contribui favoravelmente para a melhora da sade e qualidade de vida dos indivduos, sendo a sade uma condio humana com dimenses fsica, social e psicolgica, estes trs so beneficiados com a prtica regular de atividades fsicas (PIMENTA; PALMA, 2001) A atividade fsica ajuda a manter o equilbrio entre a ingesto calrica e o gasto energtico, evitando o acmulo de calorias que pode levar ao aumento de peso.

Fatores negativos
Vrias complicaes podem ocorrer na sade de uma criana com sobrepeso pode acarretar em elevao dos triglicerdeos e do colesterol,alteraes ortopdicas, problemas respiratrios, diabetes mellitus, hipertenso arterial, entre outros distrbios, possvel observar em varias literaturas que conseqncia uma criana obesa vir a se tornar um adulto obeso.

Educao fsica versos mal do sculo


Obesidade entre as crianas e adolescentes tem invadido as escolas sendo cada dia mais necessrio criao de projetos de preveno com o objetivo de mostrar de forma didtica os riscos que a obesidade traz para a sade e os benefcios das atividades fsicas nas aulas de educao fsica e fora da escola no combate a obesidade.

O crescente nmero de horas diante da televiso, especialmente por parte das crianas e adolescentes, diminui a atividade motora. Nesse novo histrico, a concepo de Educao Fsica e seus objetivos na escola devem ser repensados, com a correspondente transformao de sua prtica pedaggica (BETTI; ZULIANI, 2002). O profissional de educao fsica deve sempre incentivar a adoo da alimentao saudvel e a prtica de atividade fsica regular

Metodologia

Tipo de Pesquisa Pesquisa de campo do tipo descritiva de abordagem quantitativa(positivista) Universo e Amostra A amostra foi de 32 alunos de um colgio publico localizado na cidade de Goinia-Go, com faixa etria entre 12 e 18 anos.

Metodologia

Coleta de Dados
Para a pesquisa bibliogrfica os dados foram analisados com relao ao tema em estudo, obesidade e sobrepeso em adolescentes. Para a pesquisa de campo foi elaborado questionrio com 10 (dez) questes fechadas, e com opes de justificar a respostas, como tambm de mltipla escolha. A aferio antropomtrica seguiu normas padronizadas, o peso foi determinado por balana tipo plataforma, e a aferio da estatura, foi com a utilizao de fita mtrica fixada a parede. E ainda anexado a esse, um outro questionrio de freqncia alimentar, para assim analisar se os hbitos alimentares tem contribudo favoravelmente a estrutura corporal dos escolares.

Tratamento de Dados Aps a coleta, os dados foram analisados para verificao, validao e foram tabulados estatisticamente em relao amostra, com o auxilio do Excel e de planilhas eletrnicas foram agrupados em tabelas e apresentados. Na forma de grfico no relatrio final para facilitar o entendimento, seguindo com os comentrios, baseados no levantamento bibliogrfico.

You might also like