You are on page 1of 36

Universidade Federal de Minas Gerais Primeiros Socorros

Intoxicaes e envenenamento
Daniel Emlio Daniel Alves Giselle Pires Domingos Kathiaja Miranda Marina Freitas Nicole Mello Fabiana Gomes Lvia Pena

RATICIDAS E INSETICIDAS

RATICIDAS E INSETICIDAS

1 Conceito
Raticidas ou rodenticidas so substncias qumicas utilizadas para exterminar ratos e outros tipos de roedores.

RATICIDAS E INSETICIDAS
Ratos

Pragas no meio urbano (principal) e rural Raticidas uma das medidas de controle de roedores. Uso indiscriminado de raticidas, e muito deles de venda proibida: Arsnio, composto1080, etc.

1 Conceito

RATICIDAS E INSETICIDAS

1 Conceito
TIPOS DE RATICIDAS:

RATICIDAS ANTI-COAGULANTES: Derivados cumarnicos e da indandiona. So inibidores dos fatores de coagulao dependentes da vitamina K (II, VII, IX e X). DL50: Requer maiores doses para exercer efeitos txicos So os mais seguros atualmente.

RATICIDAS E INSETICIDAS

1 Conceito

ESTRICNINA Aumento da excitabilidade reflexa da medula espinhal: perda da inibio normal da estimulao do neurnio motor Espasmos musculares ARSNICO Liga-se aos radicais sulfidrila (-SH) de grupos enzimticos e provavelmente da hemoglobina. Dose letal entre 1 a 3 mg/Kg. Dose nica potencialmente txica entre 5 a 50 mg de arsnico. Compe muitos insesticidas, e esto relacionados com envenenamentos criminosos ou suicidas.

RATICIDAS E INSETICIDAS

1 Conceito

FLUORACETATO DE SDIO (Composto 1080): Potente inibidor do metabolismo celular, causa depleo de energia e morte. CHUMBINHO: Pesticida da classe dos carbamatos (aldicarb). Inibidor da Ache. Brasil: nico que permite uso.

RATICIDAS E INSETICIDAS

2 POPULAO DE RISCO

RATICIDAS e INSETICIDAS

2 Populao de risco
Moradores

de regies (urbana e rural) infestadas por ratos Trabalhadores de armazns de estocagem de gros e cereais e lojas veterinrias. Crianas Animais domsticos Donas de casa e domsticas Pessoas com tendncias/intenes suicidas

RATICIDAS E INSETICIDAS

2 POPULAO DE RISCO

RATICIDAS E INSETICIDAS

2 Populao de risco

Fonte: Fiocruz

RATICIDAS E INSETICIDAS

3 Intoxicao aguda X crnica

RATICIDAS E INSETICIDAS

3 Intoxicao aguda X crnica


Intoxicao: Processo fisiolgico causado por substncias endgenas ou exgenas, caracterizado por desequilbrio fisiolgico, devido s alteraes bioqumicas no organismo. Aguda: Decorre de um nico ou mltiplos contatos com o agente txico, num perodo aproximado de 24 horas. Os efeitos surgem de imediato ou no decorrer de alguns dias. Crnica: Decorre aps exposio prolongada a doses cumulativas do agente txico, num perodo maior de tempo, geralmente maior de trs meses a anos.

RATICIDAS E INSETICIDAS

3 Intoxicao aguda X crnica


RATICIDAS AGUDOS Causam a morte do roedor nas primeiras 24 horas aps a ingesto. Foram proibidos no Brasil porque so inespecficos, alguns deles no tem antdoto e podiam induzir tolerncia no caso de ingesto de subdoses. So raticidas agudos a estricnina, o arsnico e o chumbinho

RATICIDAS E INSETICIDAS

3 Intoxicao aguda X crnica


RATICIDAS CRNICOS

Provocam a morte do roedor alguns dias aps a ingesto do mesmo. Largamente utilizados no mundo: grande margem de segurana e existncia de antdoto (vitamina K1 injetvel ) Exemplos: Raticidas anticoagulantes como a pindona, difacinona, clorofaninoma, alm dos cumarnicos.

RATICIDAS E INSETICIDAS

4 Sinais e sintomas
Raticidas Anti-coagulantes:

Manifestaes gastrointestinais: vmitos, clicas abdominais e evacuaes sanguinolentas Sintomas decorrentes da inibio da protrombina: petquias e sufuses nas mucosas, melena , hematemese , mucosas hipocoradas, anemia, hemorragias, sangramentos prolongados. Cianose Hipotenso Prostrao Colapso Morte

RATICIDAS E INSETICIDAS

4 Sinais e sintomas
Estricnina
Convulso (principal) aps 30 minutos de ingesto. So dolorosas pois no h depresso do SNC.

Morte geralmente por insuficincia respiratria, em decorrncia das convulses

RATICIDAS E INSETICIDAS

4 Sinais e sintomas
Carbamatos chumbinho
Salivao excessiva Miose Lacrimejamento Secreo nasal Broncoconstrio, Diarria Bradicardia Tosse, vmito Incoordenao motora Morte

RATICIDAS E INSETICIDAS

4 Sinais e sintomas
Arsnico
Gosto

metlico queimao na boca, esfago e estmago, gastrite ou gastroenterite hemorrgica, diarria profusa e dolorosa, desidratao. Irritabilidade, sonolncia, delrio, espasmos musculares, tontura, tremores, paralisia, convulses, coma. Insuficincia renal aguda. Necrose heptica. Choque hipovolmico e cardiognico. Morte Inalao: dano agudo em vias respiratrias, conjuntivas e pele.

RATICIDAS E INSETICIDAS

5 Primeiros Socorros

RATICIDAS E INSETICIDAS

5 Primeiros Socorros
Chumbinho
Elevada mortalidade. Intervalo de tempo decorrente entre a exposio aguda e o atendimento mdico importante fator de risco inerente ao aumento da mortalidade. Diagnstico precoce fundamental tratamento rpido e efetivo. Se no for possvel internao em UTI, os pacientes devem ser tratados com dose plana de atropina e assistncia mdica integral, com reavaliao a curtos intervalos de tempo.

RATICIDAS E INSETICIDAS

5 Primeiros Socorros
Chumbinho No dar leite ao indivduo, pois isso agiliza a absoro pelo organismo. No tentar provocar vmito na vtima, j que o lquido gstrico pode ir para os pulmes e causar broncoaspirao. Levar a vtima imediatamente a um servio de emergncia mdica.

RATICIDAS E INSETICIDAS
Raticidas anticoagulantes

5 Primeiros Socorros

No provocar vmito, entretanto possvel que o mesmo ocorra espontaneamente no devendo ser evitado, deitar o paciente de lado para evitar que aspire resduos. No aplicar respirao boca a boca caso o paciente tenha ingerido o produto. O tratamento feito basicamente com vitamina K 1, 10- 30 mg cada 12 horas IM ou SC; que ir fornecer a matria prima para a fabricao dos fatores de coagulao.

RATICIDAS E INSETICIDAS

6 Preveno

RATICIDAS E INSETICIDAS

6 Preveno
No utilize produtos de origem clandestina ou desconhecida; Os produtos devem ser guardados em armrios trancados, longe de alimentos e fora do alcance de crianas e animais domsticos; Mantenha o produto na embalagem original e no reutilize a embalagem vazia; Aps o uso, lave as mos com bastante gua e sabo neutro e, se necessrio, troque de roupa;

RATICIDAS E INSETICIDAS

6 Preveno
No coloque este produto em utenslio para uso alimentar; Em caso de contato direto com este produto, lave a parte atingida com gua corrente e sabo; No fume, beba, nem coma durante a aplicao;

RATICIDAS E INSETICIDAS

6 Preveno
Ao utilizar qualquer produto perigoso, tome todos os cuidados para evitar acidentes, principalmente com crianas. Leia atentamente o rtulo e as instrues. Procure sempre nos produtos o registro no Ministrio da Sade ou da Agricultura

Produto

qumico/Pesticida domstico

Naftalina

Intoxicao:

cefalias, nuseas e vmitos, diarria, sudorese profusa, disria, coma, convulses e morte
5

a 15 g podem levar a morte

PRIMEIROS SOCORROS NAFTALINA


Inalao: Remover a vtima para rea no contaminada e arejada. Se inconsciente, deite-a de costas com a cabea inclinada para trs. Em caso de parada respiratria, aplicar manobras de reanimao. Encaminhar imediatamente ao hospital.

Contato com a pele: Retirar as roupas e calados contaminados. Lavar as partes atingidas com gua corrente em abundncia. Contato com os olhos: Lavar com gua corrente abundante por 15 min. Ingesto: Lavagem gstrica. Quais aes devem ser evitadas: No induzir ao vmito. Proteo do prestador de socorros: O socorrista dever utilizar luvas de P.V.C, mscara, culos de segurana.

PREREVENO NAFTALINA

Evitar contato direto com o slido ou vapores; Manter afastado de toda e qualquer fonte de ignio e de calor, bem como qualquer tipo de chama; Lavar as mos aps o manuseio; Conservar fora do alcance das crianas e animais domsticos; No inalar os vapores, nvoas de pulverizao.

Concluso
Somente as empresas credenciadas pela Vigilncia Sanitria esto autorizadas a realizar desratizao. Exija o nmero do registro da empresa, o nome dos produtos a serem utilizados, assim como os cuidados que devem ser tomados para evitar intoxicaes. O acesso a estes raticidas ainda pouco fiscalizado podendo qualquer estabelecimentos comercializ-los tranquilamente, logo justifica o fcil acesso pela populao. Cabe aos responsveis pela compra destes inseticidas o manuseio seguro e armazenamento adequado, privando animais domsticos, crianas e adultos do contato acidental com estes produtos.

Referencias bibliogrficas
AMORIM, Maria Aparecida; AMORIM, Mayara Coelho; FERNANDES, Mariana Antunes; GUIMARES, Roseny Santos; SAID, Sara Dias1; ALMEIDA NETO, Darcy, HOOT, Mara; ELIZABETH, Mrcia. INTOXICAO EXGENA POR CARBAMATO CONHECIDO POPULARMENTE COMO CHUMBINHO. Disponvel em < http://www.inicepg.univap.br/INIC_2006/inic/inic/03/INIC0000788_OK.pdf> acesso em 25 de out. 2008. ALVES, L.MBORGES, F. & MORAES, ACL. Aspectos epidemiolgicos das Intoxicaes Exgenas. Enciclopdia de Medicina, Higiene y Seguridad del Trabajo Volume I. Manual de Agentes Qumicos, USIMINAS, Outubro/1990

You might also like