You are on page 1of 19

MANUAL DE USO DO GANTT PROJECT

Prof. Washington Fernando

1. Instalar e abrir software. Link para baixar o software Gantt Software da internet:[http://ganttproject.biz/]

2. Configuraes iniciais Abra o menu Editar e clique na opo configuraes, ou, aperte as teclas Ctrl + G. Seleciona o item Grfico Gantt , v at o item detalhes da tarefa, subitem Acima. Selecione a opo durao da tarefa. V at o subitem Abaixo e selecione a opo Coordenador da tarefa. Clique em OK

Voc tambm pode escolher as cores das barras do seu diagrama.

3. Inserir colunas durao e coordenador. Clique com boto direito do mouse em cima da barra de ttulo das coluna. Selecione a opo durao. Repita o processo e selecione a opo coordenador.

Barra de ttulos das colunas

Agora a barra de colunas ficar assim:

Voc pode ajustar a largura das colunas conforme sua necessidade. Coloque a seta do mouse em cima da linha que divide as colunas e arraste conforme sua necessidade.

4. Insira todas metas fsicas e respectivas atividades Clique no boto nova tarefa [ ] para adicionar as metas e as tarefas. Aparecer uma nova tarefa abaixo da barra de ttulos das colunas. Digite o nome da tarefa e aperte a tecla enter. Faa isso repetidas vezes at ter lanado todas tarefas.

Aps lanar todas atividades ficar assim:

5. Vincular as atividades s suas respectivas metas Selecione todas atividades da meta 01 e clique no tecla indentar [ ].

6. Criar pessoas no banco de dados do programa Abra o menu Pessoa e clique no item Nova pessoa Insira o nome das pessoas, um a um e escolha uma funo para cada uma delas

Sua pgina ficar assim:

possvel criar novas funes. Basta apertar Ctrl+G ir no item funo da pessoa e inserir as funes que voc deseja digitando-as. Aperte OK e est concludo. Da prxima vez que for inserir novas pessoas, ao escolher as funes aparecer como opo as novas funes que voc criou.

Perceba que h duas abas: Gantt e Pessoas. Para voltar para a lista de atividades basta clicar na aba Gantt
Vocs devem inserir o nome de todos membros do grupo. A escolha das funes fica a critrio do grupo, conforme necessidade do projeto.

7. Vincular cada atividade a sua atividade precedente/anterior. Clique com o boto esquerdo do mouse em cima e mantenha-o pressionado. Arraste a seta at a atividade que estar vinculada ao fim da atividade que voc clicou. Faa isso com todas atividades, desta forma, voc criar uma rede de ativividades

Agora seu projeto ficar assim

Neste caso, a atividade 1.2, depende da atividade 1.1 para iniciar, e a atividade 1.3 depende da atividade 1.2 para iniciar. Porm, o seu projeto provavelmente ser diferente, voc deve criar uma rede de atividades sincronizadas conforme seu projeto.

8. Vincular pessoas para cada atividade Selecione a atividade e clique na tecla propriedade da tarefa [ ]. Ou, clique rapidamente duas vezes em cima da barra da tarefa; Clique na aba Pessoa; Clique na linha branca embaixo da coluna Nome da pessoa. Aparecer nas opes de escolhas o nome das pessoas que voc j inseriu no banco de dados; Seleciona a pessoa que ser responsvel pela atividade; Clique Ok. Repita o processo com todas atividades.

9. Inserir data inicial das Metas Clique duas vezes rapidamente em cima da data inicial da Meta 01. Digite a data do incio do projeto. Aperte a tecla enter. Repita esse procedimento para todas as metas; Ateno: O software no considera datas que caem no sbado e no domingo.

Ateno: Neste momento, no necessrio inserir data das atividades, elas sero geradas automaticamente aps inserirmos a durao de cada uma delas

10.Inserir durao de cada atividade Clique duas vezes rapidamente na durao de cada atividade Digite a durao (dias teis) da atividade Faa isso com todas atividades.

No necessrio inserir a durao das metas, pois ser gerada automaticamente aps a definio da durao de cada atividade

PRONTO! Agora s ajustar o zoom que voc deseja usando as teclas [ ]

Agora s exportar seu cronograma como imagem JPEG.


Abra o menu Projeto e o item Exportar; Selecione a opo Arquivo de imagem e JPEG; Escolha o local que voc quer que seja salvo o arquivo e clique em ok.

Parabns! Voc conseguiu!


Visite o blog Soualunonota10.blogspot.com Deixe seu comentrio sua experincia sobre o uso desse software para gesto de projetos.

Fone: (65) 8403-9322 Email: chitonfer@yahoo.com.br

You might also like