You are on page 1of 57

EPIDEMIOLOGIA DAS DOENAS PERIODONTAIS E O NDICE DE ALTERAES GENGIVAIS (AG), NDICE PERIODONTAL COMUNITRIO (CPI) E NDICE DE PERDA DE INSERO

PERIODONTAL (PIP).

ALUNOS:
Aline

Teixeira Braga Cnthia Gabriela Corts Eveline Cunha Debs Gdyan Camila Dezuani de Andrade Isabella Cristina Rodrigues Luanna Mascarenhas Phelipe Elias da Silva

DOENA PERIODONTAL:

A doena periodontal uma infeco bacteriana crnica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes. Esta doena inicia quando a bactria presente na placa comea a inflamar a gengiva. Estudos atuais tm gerado evidncias no sentido de indicar os problemas periodontais como fatores associados a situaes como, por exemplo, problemas cardiovasculares, problemas relacionados gestao e baixo peso da criana ao nascer.

Gengivite: Forma mais branda da doena. Gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. causada por higiene oral inadequada, e reversvel com tratamento profissional e uma boa higiene oral domstica. Sinais de inflamao restritos ao tecido periodontal de proteo (gengiva) Periodontite: Com o tempo a placa pode se espalhar e crescer por baixo da gengiva. As toxinas estimulam uma resposta inflamatria crnica, onde nosso organismo se volta contra si prprio, e os tecidos e o osso que suporta os dentes so atacados e destrudos. As gengivas se separam dos dentes, formando bolsas periodontais (espaos entre os dentes e as gengivas) que se tornam infeccionadas. A medida em que a doena (periodontite) avana, as bolsas se tornam cada vez mais profundas, e mais tecido gengival e osso so destrudos. Eventualmente, os dentes podem apresentar mobilidade, e ter de ser extrados.
(IBRAPERIO)

Modelo comum
Uma Gengivite invariavelmente progride para uma Doena Periodontal

Uma Periodontite no tratada progride para destruio do periodonto

Doena Periodontal Severa

Perda Dentria

Epidemiologia:
Os estudos epidemiolgicos empregam uma

grande quantidade de indicadores incluindo: gengivite, profundidades de sondagem, nveis de insero clnica e reabsoro ssea. A perda de insero clnica tem sido considerada o padro-ouro. Entretanto, apresenta a limitao de no representar necessariamente o estgio final do processo.
Perda dentria, representando o estgio final da doena, considerado um desfecho real, inquestionvel. Porm, o estabelecimento das causas das perdas dentrias, a natureza crnica, e a lenta velocidade de progresso da periodontite limitam a sua utilizao.
(Priscila Corraini, 2007)

As

propores mais favorveis foram encontradas na Regio Centro-Oeste para faixas etrias de 15 a 19 e 35 a 44 anos e na Regio Sul para a faixa etria de 65 a 74 anos de idade. Doena Periodontal severa - uma pior condio foi encontrada na Regio Sudeste na faixa de 35 a 44 anos e na Regio Norte na faixa etria de 65 a 74 anos de idade; Chama ateno o grande nmero de sextantes excludos, nas faixas etrias de 35 a 44 e 65 a 74 anos. Nessa ltima faixa, por exemplo, mais de 80% dos sextantes examinados foram excludos. Esse fato acaba gerando uma baixa prevalncia de doena periodontal severa nessas faixas etrias.

(Projeto SB Brasil, 2003)

Quadro 2 Nmero e porcentagem de pessoas segundo o maior escore do CPI observado no indivduo em diferentes faixas etrias. Brasil, 2004.

Idade (em anos)


Sadio
n % 46,18 21,94 7,89

Condio periodontal (CPI)


Sangramento
n 3.160 1.339 175 % 18,77 9,97 3,27 n 5.622 6.279 1.163

Clculo
% 33,4 46,76 21,74

Bolsa de 45mm
n 200 1.056 238 % 1,19 7,89 4,45

Bolsa de 6mm e+
n 26 285 99 % 0,15 2,12 1,85

15 a 19 35 a 44 65 a 74

7.772 2.947 422

Porcentagem de pessoas (prevalncia) e porcentagem de dentes por pessoa (extenso), segundo profundidade de sondagem e faixa etria.

Nmero e porcentagem de pessoas, segundo o maior grau de condio periodontal observado no indivduo, idade e macrorregio. Brasil, 2003.

ndice de Alteraes Gengivais AG

Este ndice utilizado para registrar as alteraes gengivais em crianas de 5 anos de idade.
Sangramento gengival um sinal objetivo e facilmente detectvel de alterao gengival. Aceito pela maioria dos profissionais e de simples compreenso pela populao.

Os ndices de sangramento empregam uma varivel dicotmica na determinao de ausncia ou presena de sangramento.

O ndice gengival simples, no suscetvel interpretao subjetiva, e requer um tempo pequeno de exame, sendo indicado para uso em sade pblica.

Quando for observado, aps o exame, qualquer sinal de:

Sangramento em 3 ou mais coroas (cdigo 1).


Ausncia de sangramento (cdigo 0). Situaes em que o exame no possa ser realizado ou para as faixas etrias nas quais este exame no proposto (cdigo 9).

CPI: NDICE PERIODONTAL COMUNITRIO


Avaliar

condio periodontal: higidez, sangramento e presena de clculo ou bolsa.

Exame:

12;

15-19; 35-44; 65-74 anos de idade. Uso de sonda CPI. Boca dividida em sextantes e dentes-ndices.

Pelo menos 6 pontos so examinados em cada um dos 10 dentes-ndices, nas superfcies vestibular e lingual, abrangendo as regies mesial, mdia e distal.

A sonda deve ser introduzida levemente no sulco gengival ou na bolsa periodontal, ligeiramente inclinada em relao ao longo eixo do dente, seguindo a configurao anatmica da superfcie radicular.

A Sonda CPI

11,5 mm

8,5 mm

5,5 mm

3,5 mm

CPI - Sextantes e Dentes-ndices

SUPERIOR
DIREITO CENTRAL ESQUERDO
27

18

17

16

15

14

13

12

11

21

22

23

24

25

26

28

48

47

46

45

44

43

42 41 31 32

33

34

35

36

37

38

DIREITO

CENTRAL

ESQUERDO

INFERIOR

CONSIDERA-SE:

Em crianas com menos de 15 anos no so feitos registros de bolsas (cdigos 3 e 4); Embora 10 dentes sejam examinados, apenas 6 anotaes so feitas: uma por sextante, relativa pior situao encontrada; Quando no h no sextante pelo menos dois dentes remanescentes e no indicados para extrao, cancelar o sextante registrando um "X".

Cdigo 0 - Hgido

Cdigo 1 - Sangramento
Observado diretamente ou com espelho, aps sondagem.

Cdigo 2 - Clculo
Qualquer quantidade, mas com toda a rea preta da sonda visvel.

Cdigo 3 Bolsa 4 a 5 mm
Margem gengival na rea preta da sonda.

Cdigo 4 Bolsa 6mm e mais


rea preta da sonda no est visvel.

Cdigo X: Sextante excludo.

Menos de dois dentes presentes.

Cdigo 9: Sextante no examinado. Vantagens do CPI: simplicidade, rapidez, fcil utilizao e uniformidade internacional. Porm, tem suas limitaes e crticas.

CRTICAS AO CPI
Considera a presena de clculo como indicador de doena periodontal; No leva em considerao que gengivite e periodontite so condies distintas; O ndice registra apenas a pior condio em cada dente examinado, subestimando a prevalncia das outras condies; A incluso de todos esses indicadores em um nico tende a superestimar a prevalncia das doenas periodontais.

NDICE DE PERDA DE INSERO PERIODONTAL - PIP

Avalia a condio da insero periodontal, como base na visibilidade da juno cementoesmalte. um ndice para comparaes entre grupos populacionais.

RELAO COM O CPI


So

considerados os mesmos sextantes e dentes-ndices.


dente-ndice onde foi encontrada a pior condio para o CPI pode no ser o mesmo com a pior situao para o PIP.

A VISIBILIDADE DA JCE A PRINCIPAL REFERNCIA PARA O EXAME.

0 - perda de insero entre 0 e 3 mm (JCE no visvel e CPI entre 0 e 3).

1 - perda de insero entre 4 mm e 5 mm (JCE visvel na rea preta da sonda CPI).

2 - perda de insero entre 6 mm e 8 mm (JCE visvel entre limite superior da rea preta da sonda CPI e a marca de 8,5 mm).

3 - perda de insero entre 9 mm e 11 mm (JCE visvel entre as marcas de 8,5 mm e 11,5 mm).

4 - perda de insero de 12 mm ou mais (JCE visvel alm da marca de 11,5 mm); X - sextante excludo (menos de 2 dentes presentes); 9 - sem informao (JCE nem visvel nem detectvel).

Conclui-se que a epidemiologia das doenas periodontais inicialmente advm de hbitos de higiene incorretos ou ausentes. Esses, que mais tarde se agravaro diante estmulos biolgicos da prpria flora bacteriana.Conseqncias dessa patologia so alteraes nos ndices gengivais e periodontais que acometem a rea injuriada. ndices: AG- ndice de Alteraes Gengivais CPI- ndice Periodontal Comunitrio PIP- ndice de perda de Insero Periodontal

CONDIES GENGIVAIS E PERIODONTAIS


ASSOCIADAS A FATORES SOCIOECONMICOS

Hubert Chamone Gesser Marco Aurlio Peres Wagner Marcenes


-

Jovens de 18 anos Exrcito Brasileiro de Florianpolis, SC; Sangramento gengival, clculo dentrio e bolsas periodontais; Entrevistas e exame clnico.

Resultado

e concluso:

Bolsas periodontais raramente observadas; Alta prevalncia de sangramento e clculo => maiores em indivduos com piores condies socioeconmicas.

SADE GENGIVAL DE ADOLESCENTES E A


UTILIZAO DE SERVIOS ODONTOLGICOS, ESTADO DE SO PAULO
Jos Leopoldo Ferreira Antunes; Marco Aurlio Peres; Antonio Carlos Frias; Edgard Michel CrosatoI; Maria Gabriela Haye Biazevic. Rev. Sade Pblica 2008;42(2):191-9

OBJETIVO:

Avaliar a associao de condies de sade gengival com a utilizao de servio odontolgico.

MTODOS: Realizou-se levantamento epidemiolgico de sade bucal de 1.799 adolescentes, em 35 cidades do Estado de So Paulo, em 2002. A sade gengival foi avaliada pela prevalncia de sangramento na gengiva sondagem e clculo dentrio (ndice periodontal comunitrio) e ocluso dentria (ndice de esttica dentria). A utilizao de servios odontolgicos foi medida pelo ndice de cuidado (O/CPO) para cada cidade. Anlise multinvel de regresso logstica ajustou modelos explicativos para fatores associados aos desfechos de interesse.

RESULTADOS: A prevalncia de sangramento gengival sondagem foi 21,5%; de clculo dentrio foi 19,4%. Os participantes do sexo masculino, negros e pardos, moradores em reas rurais, residentes em domiclios aglomerados e com atraso escolar apresentaram chance signifi -cantemente mais elevada para os agravos que seus respectivos pares de comparao. Caractersticas de ocluso dentria tambm associaram com gengiva no-saudvel: apinhamento dos segmentos incisais, mordida aberta vertical anterior, relao molar anteroposterior. Cidades com maior utilizao de servio odontolgico tiveram menor proporo de adolescentes com sangramento gengival e clculo.
CONCLUSES: A utilizao de servios odontolgicos foi significativamente associada a melhores condies de sade gengival (sangramento e clculo). Essa associao independeu das caractersticas sociodemogrfi cas individuais e contextuais, e de ocluso dentria.

Revista Brasileira de Epidemiologia Print version ISSN 1415-790X Rev. bras. epidemiol. vol.9 no.3 So Paulo Sept. 2006 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000300008 ARTIGOS ORIGINAIS

CONDIO PERIODONTAL DE UM SUBGRUPO POPULACIONAL DO MUNICPIO DE GUARULHOS, SP


Este estudo transversal determinou a condio periodontal e sua associao com fatores de risco em uma amostra de convenincia de 588 indivduos atendidos na Universidade Guarulhos, entre 1999 e 2003.
A partir dos 24.000 pronturios disponveis na Instituio, estabelecendo-se uma potncia de 99% e p < 0,01, determinou-se como satisfatria uma amostra aleatria composta por 500 indivduos. A varivel PS originou um valor mdio/indivduo e, foi definido como doena periodontal a mdia bucal de PS > 3,0 mm. Os ndices IP e SS foram considerados da seguinte forma: presena ou ausncia de biofilme ou sangramento a sondagem/dente e percentual de dentes com biofilme ou sangramento a sondagem/indivduo.

Foram observados indivduos entre 10 e 76 anos de idade (36,1 14,5), sendo 71,3% brancos, 5,8% pretos, 13,6% pardos, e 9,3% relataram que desconheciam sua classificao em relao etnia. A populao foi composta por 72,1% de indivduos do sexo feminino e 27,9% do sexo masculino. A populao apresentou mdia de 2,72 0,85 escovaes por dia, 48,3% usavam fio dental e poucos indivduos (23,7%) j haviam sido submetidos a algum tipo de terapia periodontal. A grande maioria dos indivduos (86,5%) apresentou valores mdios de PS < 3 mm, e somente 13,5% PS > 3 mm. A populao estudada foi relativamente jovem (36,1 14,5 anos de idade), o que est de acordo com os dados do ltimo censo, e predominantemente do sexo feminino (72,1%), como observado em outros estudos realizados em universidades. No presente estudo, a maioria da populao, 37,7%, originou-se da zona leste, regio de excluso socioeconmica de Guarulhos. E, nesta regio, foi observada a maior prevalncia de doena periodontal, com base no valor referncia PS > 3mm. No presente estudo, a freqncia mdia de escovaes foi de 2,7 0,9 vezes/dia. No presente estudo, a mdia populacional de PS foi 2,2 0,8mm e a prevalncia de doena periodontal de 13,5.

Segundo Papapanou17, a taxa de risco para doena periodontal avanada foi 2,82 vezes maior para fumantes quando comparados a no fumantes. A prevalncia aqui encontrada de indivduos fumantes foi baixa (13,3%). Mas quanto maior o tempo de exposio ao hbito de fumar menor a quantidade de dentes presentes (r = - 0,108 e p < 0,01) e maiores os valores de PS (r = 0,115 e p < 0,01). A populao estudada exibiu elevado grau de inflamao gengival e baixo percentual de bolsas periodontais, estando a condio periodontal associada idade e ao hbito de fumar.

HISTRICO PERIODONTAL E PREVALNCIA DA DOENA PERIODONTAL EM PACIENTES CARDIOPATAS


Joabe dos Santos Pereira, Jaidete dos Santos Pereira Ruthinia Digenes Alves Uchoa Lins

Objetivo: Avaliar a prevalncia da doena periodontal e a histria periodontal de cardiopatas atendidos em ambulatrios e hospitais . Mtodo: Cento e onze cardiopatas foram examinados em quatro centros de atendimento distintos-PB. Os pacientes edntulos responderam a um questionrio para avaliao da histria periodontal. Os dentados, alm do questionrio, foram examinados clinicamente com uso do ndice periodontal comunitrio e o ndice de perda de insero.

Resultados: Dos pacientes edntulos, 45,8% afrmaram ter perdido algum dente por doenas periodontais. Dos dentados, 61,3% tiveram diagnstico de gengivite, e 19,3% foram portadores de periodontite. A insuficincia cardaca prevaleceu em indivduos com gengivite (28,5%), e a angina pectoris, naqueles com periodontite (31,2%), ambas com mecanismos que as associam doena periodontal. Concluses: Os dados encontrados indicam possvel associao entre as cardiopatias e a doena periodontal. Pode esta representar fator de risco de desenvolvimento e ou exacerbao de doenas cardiovasculares. Todavia, so necessrios novos estudos que corroborem essa relao.

CONDIES

PERIODONTAIS E DIABETES

MELLITUS NA
POPULAO NIPO-BRASILEIRA
Nilce E Tomita Luiz E M Chinellato Renata A Pernambuco Jos Roberto P Lauris Larcio J Franco Grupo de Estudo de Diabetes em Nipo-Brasileiros

A populao estudada foi constituda de indivduos nipobrasileiros, na faixa etria de 30 a 92 anos, de ambos os sexos, residentes no municpio de Bauru, SP. IPC e IPI : sondagem em 10 dentes-ndice(17, 16, 11, 26, 27, 37, 36,31, 46 e 47), amostra de 831 indivduos.

A perda de insero periodontal e as perdas sseas foram maiores para os indivduos com diabetes, em todos os grupos etrios. Diabetes pode influenciar a prevalncia, a severidade e a progresso da periodontite. O padro de doena periodontal progressiva segundo a glicemia aumentada est presente.

RESULTADOS:
A associao entre doenas sistmicas, como o diabetes mellitus e abordagem epidemiolgica da condio periodontal importante para a preveno de possveis complicaes. A infeco periodontal pode dificultar o controle metablico dos nveis glicmicos em pacientes diabticos, por isso pode-se considerar a doena periodontal um fator de risco para o diabetes. Maior freqncia de bolsas periodontais profundas e perdas severas de insero periodontal entre portadores de diabetes quando comparados aos indivduos normoglicmicos.

PREVALNCIA DAS DOENAS PERIODONTAIS NO BRASIL 1993-2003


-

Entre 9407 indivduos examinados a prevalncia mdia da doena (gengival ou periodontal), foi de 91,4%. Ao se separar as doenas gengivais das doenas periodontais, os percentuais foram encontrados em 92,92 % e 89,88% dos indivduos estudados, respectivamente. A maioria dos dentes de adolescentes e crianas portadores de doena periodontal (73,6%) apresenta baixa severidade de leso, referente gengivite e periodontite leve. A prevalncia das doenas gengivais e periodontais foram altas, independente da faixa etria ou nvel scio econmico.

Estes dados mostram que a necessidade de implementao de aes e estratgias de preveno adequadas aos grupos de maior risco.

LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLGICOS BRASILEIROS DAS CONDIES DE SADE BUCAL


Andra Maria Eleutrio de Barros Limas Martins Fabiana dos Santos Melo Flvia Malta Fernandes Juliana Alves Boa Sorte Luiz Gustavo de Aguiar Coimbra Rafaella Carvalho Batista

Introduo: Foram realizados anlises de 4 levantamentos epidemiolgicos de base nacional no Brasil para poder descrever os padres de sade bucal, a tendncia da crie e da doena periodontal. Nos anos de 1986, 1993,1996 e 2003.

Materiais e Mtodos: O estudo foi analisado a partir da metodologia e resultados publicados dos levantamentos epidemiolgicos de 1986, 1996 e do banco de dados de 2003 cedido pelo Ministrio da Sade Brasileiro (MS). Alm da descrio e resultados do levantamento de 1993 fornecido pelo Servio Social Industrial do Brasil (SESI). Em 2011 os estudos pilotos foram feitos em 2 cidades de diferentes portes populacionais: Canela, No Rio Grande do Sul, e Diadema, em So Paulo. Esses levantamentos envolveram vrias entidades e instituies odontolgicas, alm de diferentes grupos etrios e tanto a populao urbana quanto a rural. Resultados: Analisando os aspectos periodontais , foi observado uma predominncia de sextantes nulos, em idosos e adultos, em relao ao ndice CPITN e IPC no ano de 1986 e em 2003, respectivamente. Os resultados mostram a evoluo da doena periodontal com o avano da idade. Nota-se uma reduo drstica de sextantes sadios e aumento dos sextantes nulos.

Em relao a anlise do PIP nota-se a maioria dos sextantes sadios em adultos e excludos nos idosos.

Concluso: Quanto s condies periodontais , 6% da populao investigada apresentou algum tipo de alterao. Frente anlise da prevalncia dessas alteraes quanto s idades, ndices ou faixas etrias, foi observado tendncia de aumento na prevalncia frente ao aumento da idade ou faixa etria (p<0,000).

You might also like