You are on page 1of 38

Escola Secundria do Padro da Lg

Prof. Jos Pedro Moutinho

rea disciplinar de Geografia

Estado do Tempo? Clima?


- Muitas vezes confunde-se estado do tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles esto inter-ligados, uma vez que sucesso habitual do estados de tempo, que ocorrem numa rea, durante um longo perodo de tempo d-se o nome de clima. - Ento Estado do Tempo ser o conjunto das condies atmosfricas que se verifica, num determinado lugar e momento.

CLIMAS E ZONAS CLIMTICAS


igualmente importante diferentes: Zonas Climticas; Tipos de Climas. saber que existem

Essa diferenciao resulta da conjugao dos vrios elementos climticos. Caracteriza-se pois, pelo comportamento de vrios elementos (temperatura, precipitao, humidade, presso atmosfrica, nebulosidade, vento, entre outros), sendo a temperatura e a precipitao os mais importantes.

ZONAS CLIMTICAS

Distribuio dos Principais Tipos de Clima no Mundo

ZONA QUENTE
- localiza-se, aproximadamente, entre o equador e os Trpicos de Cncer e Capricrnio. CLIMA EQUATORIAL
- TC medias elevadas = 25C

- P(mm) elevadas > 2000 mm - Estao hmida e quente ao longo de todo o ano - No existe estao seca

(Kuala Lumpur - Malsia)

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO


Clima Equatorial
Floresta Equatorial Caracteriza-se pela abundncia e elevada densidade da vegetao.

Estratos da floresta equatorial

O clima equatorial, est mais ou menos distribuda nas seguintes reas a Verde

ZONA QUENTE
CLIMA TROPICAIS
* TROPICAL HMIDO - As temperaturas mdias mensais so elevadas e geralmente superiores s do clima equatorial. - A amplitude trmica baixa, no ultrapassando os 10C. A precipitao distribui-se de forma irregular ao longo do ano, o que permite distinguir duas estaes: a seca (curta) e a hmida (longa). - Existem duas estaes: a hmida e a seca. (Zinguinchor - Senegal)

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO


Clima Tropical Hmido
Floresta Tropical Caracteriza-se pela abundncia e densidade da vegetao e riqueza animal; apenas ultrapassada no seu carcter luxuriante pela floresta equatorial.

ZONA QUENTE
CLIMA TROPICAIS * TROPICAL SECO - Duas estaes: a seca mais longa do que a hmida - Temperatura: Elevada ao longo do ano = 25C. Fracas amplitudes trmicas anuais (ATA) - Precipitao: Fraca mas concentrada. Trs a quatro meses hmidos.

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO


Clima Tropical Seco
Savana Trata-se de um espao resultante da degradao da floresta tropical, formada por uma formao herbcea, com algumas rvores dispersas. o habitat perfeito para uma exuberante vida animal, cuja mobilidade dentro das florestas se torna difcil.

Os climas tropicais, esto mais ou menos distribudos nas seguintes reas a Cor-de-laranja

ZONA QUENTE
CLIMA DESERTICO QUENTE

- A enorme aridez, a caracterstica principal deste gnero de climas. - fracas precipitaes. - As temperaturas mdias mensais so elevadas. - Amplitude trmica anual relativamente acentuada (perto dos 200C), possui amplitudes trmicas diurnas (durante o dia, ou as 24 horas), elevadssimas,

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO


- Com tanta secura ambiental, bvio que a vegetao muito rudimentar, escassa ou mesmo nula. Nos locais onde ainda consegue cair algumas chuvas, predomina a vegetao herbcea baixa e pequenos arbustos, bem como alguns cactos. Em locais onde guas subterrneas esto prximas da superfcie, ou nas margens dos raros cursos de gua, surgem pequenas zonas verdes que so chamadas de osis

O clima desrtico quente, est mais ou menos distribudo nas seguintes reas a Amarelo

ZONA TEMPERADA
- As zonas temperadas situam-se sensivelmente entre os trpicos e os crculos polares.
CLIMA MEDITERRNEO
- Veres quentes, longos, secos e luminosos e Invernos suaves; - Amplitudes trmicas anuais moderadas. A ATA (Amplitude Trmica Anual) no significativa e fica prxima dos 15C. A mdia do ms mais quente superior a 20C, por sua vez, a mdia do ms mais frio nunca inferior a 0C. - Chuvas relativamente escassas e irregulares, concentradas sobretudo no Outono e no Inverno; - Tem perodo seco no Vero. - Para o distinguir com alguma facilidade dos restantes climas temperados, o nico dos climas temperados que apresenta perodo seco

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO

ZONA TEMPERADA
O clima Temperado Mediterrneo, est mais ou menos distribudo nas seguintes reas a verde

ZONA TEMPERADA
CLIMA MARTIMO
- Veres frescos e Invernos moderados. A temperatura mdia do ms mais quente raramente ultrapassa os 200C, e a do ms mais frio poucas vezes atinge valores negativos; - As amplitudes trmicas anuais so pouco acentuadas; - Tem precipitaes mais ou menos abundantes, e mais ou menos regulares distribudas ao longo do ano, - h precipitaes durante todo o ano; - Grande nebulosidade, podendo o cu manter-se encoberto durante vrios dias ou semanas.

- , dos climas temperados, o nico em que chove durante todo o ano e no tem temperaturas negativas.

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO

Prados

Floresta caduciflia

O clima Martimo, est mais ou menos distribudo nas seguintes reas a Verde

ZONA TEMPERADA
CLIMA CONTINENTAL
- Os Invernos so muito frios (com temperaturas negativas), longos e secos, e os Veres so quentes, curtos e relativamente pluviosos; - As amplitudes trmicas, quer anuais quer diurnas, so muito elevadas, sendo a anual frequentemente igual ou superior a 200C; - As precipitaes so mais ou menos escassas (veja-se os valores na figura que serve de exemplo), com mnimos no Inverno (frequentemente sob a forma de neve) e mximos no Vero. - Trata-se portanto dum clima rigoroso e agreste, que quanto maior for a continentalidade, maior ser o rigor dos Invernos. Em termos prticos, s tem duas estaes: O Vero e o Inverno, pois as estaes intermdias (Primavera e Outono) so de curta durao e passam despercebidas.

- Dentro dos climas temperados, o continental muito facilmente identificado atravs de grficos termopluviomtricos, pois o nico com temperaturas negativas e em que a precipitao mais abundante no Vero.

COBERTURA FLORESTAL - VEGETAO

PRADARIA

Floresta Mista

O clima Continental, est mais ou menos distribudo nas seguintes reas a Laranja

CLIMA SUBPOLAR Observando o grfico termopluviomtrico que serve de exemplo, pode-se afirmar que caracteriza-se, no essencial, por: - Invernos muito frios e longos, com temperaturas mdias mensais negativas, podendo atingir, nos meses mais frios, valores inferiores a -200C); - Veres muito curtos e pouco quentes, com temperaturas mdias mensais que raramente atingem os 180C; - Amplitudes trmicas anuais muito elevadas (no exemplo, a amplitude trmica ultrapassa os 300C); - Poucas precipitaes e concentradas, em grande parte, no curto perodo de Vero.

Embora existam reas muito perto de zonas polares, o bioma que mais caracteriza o clima subpolar ser, possivelmente, a TAIGA. A taiga no mais do que uma designao para a floresta de conferas (por os frutos das suas rvores se agruparem em pinhas de forma cnica).

O clima SubPolar, est mais ou menos distribudo nas seguintes reas a Castanho

CLIMA POLAR Invernos extremamente frios e bastante longos, com temperaturas negativas e que chegam a atingir os -600C, ou mesmo, em alguns casos raros, a ultrapassar os -800C (o recorde da temperatura mais baixa registada - na Antrctida - de quase -900C); - Inexistncia de Vero, embora durante um curto perodo de tempo (cerca de 2 meses) a temperatura possa atingir valores positivos, mas estes nunca vo alm dos 100C ( quase as temperaturas do "nosso" Inverno); Amplitudes trmicas anuais elevadssimas; - s existe, na prtica, uma estao: a fria Precipitaes muito reduzidas e concentradas, em grande parte, no perodo menos frio.

Nas regies de clima polar, a taiga d lugar TUNDRA, que uma formao vegetal muito rasteira, constituda por ervas, musgos e lquenes

O clima Polar, est mais ou menos distribudo nas seguintes reas a Verde

* No se notam estaes do ano; - Nas regies temperadas h precipitaes abundantes em forma de neve; - Nas regies quentes h menos precipitao e raramente em forma de neve s altitudes superiores a 5000 m.

You might also like