You are on page 1of 17

Curso de psicologia 6 perodo manh Disciplina: PSICOLOGIA COMUNITARIA E DA SAUDE II Professora:CLAUDIA CIBELE BITDINGER COBALCHINI Acadmicas: Rosiclea Rodrigues

s Salete Casagrande Dearo

REFERNCIAS www.mp.ro.gov.br www.fas.curitiba.pr.gov.br

O Ser humano sob a Ao do Poder

O poder nas organizaes. Captulo 3 O ser humano sob a Ao do Poder - Introduo; - Os interesses de indivduos e grupos como motor da organizao; -Conflito nas organizaes - O poder sobre o corpo CARVALHO, Cristina Amlia; VIEIRA, Marcelo Milano Falco. O poder nas organizaes. So Paulo: Thomson Learning, 2007, 160p.

O Ser humano sob a Ao do Poder


A anlise do poder tendo como foco o ser humano e o indivduo
Guerreiro Ramos (1981) e Sol (2000).

Indivduo um ser que se COMPORTA nas organizaes e na sociedade, representando papis; Ser humano o ator social e sujeito de suas AES e decises na sociedade.

O comportamento uma forma de conduta que tem como base a racionalidade funcional ou a estimativa utilitria das conseqncias; uma capacidade que o ser humano possui em comum com os demais animais, desprovido do contedo de tica.

A ao prpria de um agente que se impe sobre as coisas porque tem conscincia das suas finalidades intrnsecas, das consequncias, fato que constitui uma forma de tica de conduta. A ao como o fato de agir oposto ao pensamento; como um conjunto de atos voluntrios suscetveis de receberem qualificao moral.(Japiass e Marcondes, 2008)

O Ser humano sob a Ao do Poder

O ser humano um criador de mundos com os seus possveis e impossveis e desta forma que age na sociedade e nas organizaes.(Sol ,2000)

O homem exterioriza sua capacidade de ao nas diversas formas de poder (ao sobre as coisas, as pessoas, as situaes, com diferentes dimenses tambm na ao social). Toda ao uma manifestao de uma vontade e cada tipo de vontade originar um tipo de ao humana. (Bobbio, 2008) Poder como a ao social so resultados da ao humana, tornam histricas e culturais.
O poder designa a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos.

O Ser humano sob a Ao do Poder

Valor dos interesses de indivduos e grupos como motor da organizao Grupo um conjunto de indivduos que interagem entre si e dependem uns dos outros.(Zander 1985;1987)

Cada grupo tem um objetivo que procuram alcanar por meio da soma de seus esforos. O poder indicado pelo grau de influncia que esse objetivo comum exerce no comportamento dos grupos.

E atravs desse poder que apresenta que colabora para a integrao dos indivduos em grupo.

O Ser humano sob a Ao do Poder


Conflito externo Objetivo determina poder Organizaes sistemas biolgicos/cibernticos

Caractersticas da epistemologia sistmica funcionalista: - o poder elemento externo da organizao e se ocorrer prejudica o funcionamento e desempenho do sistema. - o conflito funcional, atravs da construo de mecanismos para reequilibrar o sistema esse retorna ao equilbrio melhorado.

O objetivo de um grupo indutor, j que apresenta essa capacidade de determinar o comportamento de seus membros.

O Ser humano sob a Ao do Poder Conflito faz parte Interesses determinam poder Organizaes sistemas sociais Grupos de interesses comuns podem ter suas fontes e incio de poder fora das fronteiras da organizao Conflito no externo, faz parte do sistema, j que as organizaes so encaradas como sistemas sociais.
As coalizes se formam medida que as partes buscam promover seus prprios interesses. Procuram exercer o poder sobre outras coalizes e fomentar seus prprios interesses (Hall, 2004)

O Ser humano sob a Ao do Poder Existe uma pluralidades de objetivos, por isso h divergncias entre os objetivos do grupo sociais e dos indivduos, resolvidos pelo uso do poder com consenso(fruto da coalizao dominante).

Interesses(disposio juzo dirigida para ao) Tem para o sujeito fora para determinar as suas normas de conduta e seus juzos de valor. Um interesse existe quando se produzem certas atividades tendentes a satisfaz-lo
(Bobbio, 1986).

O Ser humano sob a Ao do Poder

Os interesses dos indivduos e grupos como motor na organizao


Indivduo +Interesses (objetivos,valores, desejos ,expectativas)= TENSO: Ocorrem geralmente no mbito da carreira em relao aos valores pessoais ou estilos de vida dentro da organizao.

ao

FOCOS DE TENSO (interconectados) *Trabalho na organizao; *Carreira profissional; *Vida extra-organizacional;

(Morgan, 1997)

DOMNIOS NA ORGANIZAO *interesses de trabalho (tarefas grupo) *interesses de carreira (aspiraes profissionais) *interesses extra organizacionais (compromissos e alianas externas)

O Ser humano sob a Ao do Poder

Nas organizaes interesses so satisfeitos quando se faz distribuio de recursos.


A distribuio de recursos realizada atravs de negociao poltica. Atravs do PODER, cada grupo procura fazer vencedora suas concepes de trabalho.

Conflito surge na divergncia de Concepes e interesses.


Grupos com Interesses intra e extra organizacionais +Objetivos oficiais: so os publicamente anunciados, encontrados nos estatutos e normas;+ +Objetivos operativos: so os que refletem a real inteno dos lideres. Oculto do aparente; =Conflitos organizacionais

O Ser humano sob a Ao do Poder

CONFLITO NAS ORGANIZAES


Conflito uma forma de interao entre indivduos, grupos, organizaes e coletividades que indica choques para acesso e distribuio de recursos escassos (Bobbio, 1986) Conflito organizacional surge: -Tarefas assimtricas ou desequilibrada OU - Estrutura de recompensas financeiras ou status social Nveis Conflito -pessoal - Interpessoal - Grupal (grupos ou coalizes) Fontes geradoras conflito - estrutura organizacional, (*diferenciao vertical, tarefas) - papis organizacionais - atitudes - esteretipos - recursos escassos Caractersticas comuns conflito - dimenso (n participantes) - intensidade ( grau de envolvimento) - Objetivos (mudanas no/do sistema)

estrutura organizacional: as tarefas dentro da organizao sero alocadas, quem se reporta a quem e quais os mecanismos formais de coordenao e padres de interao a serem seguidos
(Robbins, 1990).

*Diferenciao Vertical: vrios nveis hierrquicos

O Ser humano sob a Ao do Poder

A concepo sociolgica do conflito tem sua origem em Marx e Engels, com a proposta de analisar os conflitos e contradies como fatores de mudana social. Corrente de pensamento marxista: tem como foco a luta de classes, considerando esse conflito a base que d origem a todos os demais. Defende que nas bases econmicas da sociedade esto as razes do conflito social.

O Ser humano sob a Ao do Poder

O marxismo compreende que o conflito permanente e inerente natureza da sociedade e, uma vez que so conflitos de interesses, opem necessariamente dois grupos.

Conflito o motor principal da histria; pela oposio entre grupos de interesses divergentes, novas estruturas so formadas. Dahrendorf apud Rocher (1989)
Dahrendorf aponta alguns erros na anlise marxista: - Reduo de todos os conflitos sociais a conflitos de classe. - Revoluo como nica possibilidade para o conflito. - Localizar exclusivamente na propriedade dos meios de produo a origem dos conflitos de classes.

O Ser humano sob a Ao do Poder

No nvel organizacional, Morgan (1997) denomina viso pluralista do conflito, na qual participantes da organizao procuram satisfazer seus interesses, originando assim, o conflito. Na sociedade e nas organizaes os diversos grupos, frequentemente em posies antagnicas exercem poder para competir e realizar seus interesses.

Zander (1987) enfatiza os desentendimentos na explicao do conflito intergrupal e afirma que: o conflito entre os grupos ocorre quando as atividades de um grupo colidem com as atividades de outro grupo.
Para o autor, alguns conflitos so principalmente psicolgicos; h conflitos breves ou longos; destrutivos ou fontes desejveis de mudana

O Ser humano sob a Ao do Poder

TABELA DE REFERENCIAS DO PODER (Morgan, 1997) -pluralista os participantes da organizao procuram satisfazer seus mais variados
interesses, a nfase a diversidade entre interesses individuais e do grupo, e isto gera conflitos que acentuam os aspectos funcionais potencialmente positivos. Para resolver estes conflitos usado o poder, sendo que os participantes da organizao so vistos como os detentores deste poder, que extrado por eles de uma pluralidade de fontes, ou seja, o grupo cria o conflito e o mesmo tem o poder de resolv-los. -unitria os participantes da organizao procuram satisfazer os interesses comuns, integrando-se em busca da realizao de um objetivo comum ao grupo, por conseguinte esta referencia tende a no gerar conflitos, e quando estes, mesmo raros, ocorrem so transitrios e resolvidos atravs de uma ao gerencial adequada, ignorando assim grande parte do papel de poder, substituindo-o por autoridade, liderana e controle como gerenciamento da organizao. -radical os participantes da organizao tm interesses opostos e contraditrios, e procuram satisfazer a todos como se a organizao fosso um campo de batalha, enfrentando-se mutuamente, e ao contrario da viso unitria, os conflitos so constantes e inevitveis. Estes conflitos tambm so resolvidos atravs do poder, e este distribudo de acordo com a diviso de classe dos participantes, ou seja, de forma desigual e com estreita ligao com o processo de controle social.

O Ser humano sob a Ao do Poder PODER SOBRE O CORPO

Definio Poder Tcnica que adquire efeitos estratgicos por meio de ser carter disciplinar. (Foucault) Mtodos de Controle e Avaliao do indivduo So ferramentas eficazes em transformar o outro em corpos dceis mesmo quando h resistncia. Exemplo: prises. Prticas disciplinares / Prticas Discursivas - Conhecimento que foi produzido atravs de prticas que se tornaram possveis devido explorao da estrutura do prprio conhecimento. -So constitudas de por conhecimentos extremamente prticos, tornando-se base para compensar os indivduos pela sua produo.

O Ser humano sob a Ao do Poder Foco no controle O controle fundamental, ele assume vrias formas sempre visando o aumento do domnio sobre o comportamento dos indivduos hierarquicamente inferiores.

As Palavras esto to deliberadamente ausentes quanto as prprias coisas Foucault prope que se trate o discurso no como apenas um conjunto de signos, mas sim como prticas que formam sistematicamente os objetos de que falam O discurso -Para Foucault o discurso refere-se s relaes que possibilitam o processo de formao dos objetos. - A palavra discurso em si j compreende a dimenso da prtica.
Campo discursivo / Tempo espao no campo discursivo que se especificam as questes do ser humano. Aqui a temporalidade e a espacialidade tornam-se um s.

You might also like