You are on page 1of 7

Sistemas de Gesto

Necessidades de gesto

As empresas, de todos os tamanhos, enfrentam desafios e demandas relacionadas com o lucro, qualidade, tecnologia e desenvolvimento sustentvel. Um sistema de gesto eficiente, feito sob medida para os aperfeioar os processos de seus negcios, vai ajudar a enfrentar os desafios actuais no mercado global.

Para transformar presses competitivas em vantagens competitivas, preciso manter e aperfeioar seu desempenho operacional, sistematicamente. Um sistema de gesto pode ajudar a focalizar, organizar e sistematizar os processos para controlar e melhorar a empresa.

Nveis de Gesto

Uma boa forma de introduzir este artigo sobre e nveis de gesto ser atravs da definio do conceito de gesto. Assim sendo, o que gerir? Essencialmente, o processo de coordenar tarefas e actividades de maneira a que sejam desempenhadas de forma eficiente e eficaz tendo em vista determinado objectivo, com e atravs de outras pessoas. Os princpios bsicos da gesto organizacional podem traduzir-se nas seguintes funes de gesto:

Planeamento; Organizao; Liderana; Controlo;

Nveis de Gesto (caractersticas)

Caracterizao de cada um dos diferentes nveis de gesto e qual o seu papel no crescimento e desenvolvimento de uma organizao:

Nvel Estratgico - onde se enquadram os gestores que tomam decises que envolvem toda a organizao, responsveis por instituir os planos e objectivos estratgicos em toda a organizao. Nvel Tctico - representa o nvel intermdio entre a gesto de topo os gestores de primeira linha. Os gestores intermdios coordenam os gestores de base e so responsveis por traduzir os objectivos genricos e os planos desenvolvidos pelos gestores estratgicos em objectivos e actividades especficas (tcticas). Nvel Operacional; O Nvel Operacional onde se enquadram os gestores de primeira linha responsveis por orientar os empregados no gestores (tcnicos) que esto directamente envolvidos com a produo e criao dos produtos da organizao de forma a pr em prtica o plano definido pelos nveis de gesto superiores.

Linguagens

As primeiras linguagens de programao anteriores inveno do computador, foram utilizadas para orientar o comportamento de mquinas automatizadas, como teares. Milhares de vrias linguagens de programao foram criadas principalmente no campo do computador, muitas mais a serem criadas a cada ano.Muitas linguagens possuem alguma forma de escrita especfica da sua sintaxe e semntica.

Caractersticas das Linguagens de Programao



Definio Uma LP (Linguagem de Programao) uma linguagem destinada a ser utilizada por uma pessoa para expressar um processo atravs do qual um computador pode resolver um problema. A eficincia na construo e execuo de programas depende da combinao destes quatro pontos de vista.

actualmente, mais de um milhar de linguagens de programao e dialectos distintos. Comisses internacionais e grupos de investigao continuam a criar, desenvolver, melhorar ou substituir linguagens de programao diferentes.
normal a um informtico ter contacto com um nmero elevado de linguagens de programao distintas.

Linguagens

O que so Linguagens de Programao?

Linguagens formais utilizadas na descrio de mecanismos abstractos Tm como objectivo descrever e comunicar um processo computacional Podem ser utilizadas para estudar os algoritmos.

You might also like