You are on page 1of 16

Hlux Rgido (Sobrecarga do Primeiro Raio)

Generalidades

Dor e rigidez na articulao metatarsofalangiana do halux so bastante comuns em adultos, mas ocorrem em crianas apenas ocasionalmente. Sinonmias: Hlux rgido. Hlux doloroso. Primeiro metatarso elevado.

Etiologia

Em muitos adolescentes, uma afeco familiar. Na adolescncia, mais comum nas mulheres, contudo a incidncia entre os sexos semelhante nos adultos. Causas: Distrbios intrnsecos da articulao metatarsofalangiana. Anormalidades mecnicas extrnsecas atuando sobre a articulo.

Etiologia
-

Elevao do primeiro metatarsiano. A molstia est associada com a hiperextenso dorsal do primeiro metatarsiano Essa elevao do metatarso pode ser secundria a um espasmo muscular ou como uma seqela de correo cirrgica de hlux valgo.

Etiologia

Comprimento relativo do 1 e 2 metatarsianos. Maioria dos adolescentes com hlux rgido: 1 MTT mais longo que o 2, alm de p estreito (Nilsonne, Bonney, Macnab e McMurray). Fator patomecnico: presso aumentada transmitida do hlux cabea do 1 MTT.

Etiologia
-

Estresse sobre a 1 articulao MF. Pronao do p, com mudana do centro de gravidade para o 1 MTT. Bingold e Collins: a causa da molstia seria uma marcha anormal desenvolvida para proteger uma articulao, lesada ou inflamada, da presso da sustentao de peso ou para estabilizar um 1 MTT hipermvel. Como resultado, presso excessiva transmitida a partir do tendo flexor curto do hlux e dos 2 sesamides base da 1 falange e ao grande artelho.

Etiologia
-

Inflamao local da articulao. A artrite traumtica pode ser um fator. Nos paciente idosos, o quadro clnico pode ser uma manifestao local da AR generalizada.

Etiologia

Osteocondrite dissecante da cabea do 1 MTT. Esta pode ser uma causa ocasional. Hiptese aventada por Glissan.

Aspectos Clnicos

Queixa de apresentao: dor localizada e em torno da articulao MF do grande artelho. Sintomatologia insidiosa, com incio na adolescncia. A dor agravada pela marcha e elevao dos pododctilos; melhora com o repouso. Sapatos: mostram desgaste excessivo no lado externo do salto, na metade posterior da sola e debaixo da falange terminal do grande artelho; as partes superiores fazem salincia para fora, no lado de fora do calcanhar e metade posterior da sola.

Aspectos Clnicos

Na marcha, o p invertido na impulso. Ps longos e pronados, alm de estreitos. A base do 1 MTT est empurrada plantarmente e sua cabea est inclinada dorsalmente. 1 MF aumentada. Tem-se um hlux flexvel. Calosidade presente debaixo da base da falange proximal do grande artelho.

Aspectos Clnicos
Articulao MF do 1 raio dolorosa e espessada palpao. Extenso ativa da MF restrita. Dorsiflexo passiva do grande artelho limitada e muito dolorosa. Variedade rara do hlux rgido: - Hlux extensus, na qual o 1 MTT est fletido plantarmente e o grande artelho est fixo em hiperextenso na MF.

Aspectos Radiogrficos

Inicialmente: radiografias normais ou podem mostrar espessamento de partes moles. Radiografia do p em perfil: dorsiflexo da MF do hlux. Mais tarde: diminuio do espao articular; achatamento da cabea do MTT; ostefitos marginais. Hlux rgido relacionado AR: osteoporose local e eroso articular.

Tratamento
-

Inicialmente: tratamento conservador. Sola do calado enrijecida no nvel do 1 MTT. Sapato levemente maior, com seu couro amolecido dorsalmente: alvio sintomtico. Fisioterapia passiva para ganho de ADM. Geralmente h melhora com o tratamento conservador em poucas semanas ou meses.

Tratamento

Casos refratrios ao tratamento conservador: cirurgia. Osteotomia de extenso na base da falange proximal do grande artelho (Kessel e Bonney). Osteotomia cuneiforme da cabea do 1 MTT com a base da cunha dirigida dorsalmente e incluindo os espores hipertrficos (Watermann 1927).

Tratamento
-

Capsulotomia plantar da 1 MF ou at liberao do tendo flexor curto do hlux da falange proximal. Depresso da cabea do 1 MTT por uma osteotomia em cunha (com a sua base na face plantar) (Jack). Resseco da metade proximal da 1 falange do grande artelho. Exciso dos ossos sesamides.

Tratamento
-

Artrodese da MF, com 20-30 de valgo e 10-15 de dorsiflexo no homem e 15-20 na mulher (Kelikian).

You might also like