You are on page 1of 14

INTRODUO S RELAES INTERNACIONAIS

RELAES INTERNACIONAIS
Qual o campo das relaes internacionais ? Quem so os atores das relaes internacionais? O que significa pensar as relaes internacionais hoje?
consiste em uma forma organizada de pensar as relaes sociais que se estabelecem alm das fronteiras dos Estados, fornecendo-nos parmetros e instrumentais para interpretar e compreender este campo de ao externo.

RELAES INTERNACIONAIS
Campo das Relaes Internacionais A anlise do
que acontece no mundo de fora das sociedades.

Atores da Relaes Internacionais Os atores do


Sistema Internacional, cujas aes e interaes definiro o perfil e as transformaes deste ambiente, sendo tambm por ele afetados, so dois tipos:

os atores estatais 1. Estados

os atores no-estatais
1. Organizaes Internacionais Governamentais (ou Intergovernamentais OIG) Ex:ONU, OMC 2. Foras Transnacionais (FTs) - Ex: ONGs Organizaes NoGovernamentais, CMNs ou CTNs Companhias Multinacionais ou Transnacionais

O SISTEMA INTERNACIONAL
O Sistema Internacional (SI)
o meio onde se processam as relaes entre os diferentes atores que compem e fazem parte do conjunto das interaes sociais que se processam na esfera do internacional, envolvendo seus atores, acontecimentos e fenmenos. o palco, o cenrio, , o ambiente no qual se desenrolam as Relaes Internacionais. Alm disso, o sistema internacional pode ser caracterizado pela sua contraposio ao sistema domstico, destacando-se como sua caracterstica essencial a anarquia (Merle, 1981).

Anarquia ausncia de um governo e de leis que definem os


parmetros de comportamento e regulagem de um determinado espao, provendo-lhe ordem.

RELAES INTERNACIONAIS
Complexas
e instigantes, as Relaes Internacionais se consolidam neste incio de sculo XXI como uma das mais importantes reas de reflexo e ao das sociedades e seus indivduos. Positivas ou negativas, as presses externas tornam-se cada vez mais reais, com reflexos sobre a poltica, economia, cultura, valores e estratgia. Mais do que nunca, todos os pases so afetados pelas interaes entre o mundo de fora e de dentro, exigindo respostas.
PECCEQUILO, 2004

IMPORTNCIA E COMPLEXIDADE DAS RELAES INTERNACIONAIS


Globalizao da economia Poderio dos arsenais nucleares Surgimento de diversos organismos internacionais Nascimento das organizaes no-governamentais Constituio dos blocos econmicos A transnacionalizao das grandes empresas A descolonizao Segunda Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial

ORIGENS DAS RELAES INTERNACIONAIS

Antiguidade ( Grcia Roma ) Aristteles Idade Mdia ( Igreja Catlica ) Maquiavel Idade Moderna ( Estados Nacionais ) Hobbes

Contemporaneidade (Liga das Naes ONU) Marx

TEORIAS DAS RELAES INTERNACIONAIS


...de um modo geral, a teoria uma expresso, que se pretende coerente e sistemtica do nosso conhecimento acerca do que designamos por realidade. (...) A funo da teoria consiste na explicao da realidade...
BRAILLARD, 1990

TEORIAS DAS RELAES INTERNACIONAIS O REALISMO CONFLITO E PODER O LIBERALISMO COOPERAO E TICA O MARXISMO ECONOMIA E DOMINAO

O REALISMO CONFLITO E PODER


NATUREZA HUMANA - M; perversa; incontrolvel e ambiciosa; homens sempre buscam a realizao de seus interesses individuais. CARACTERSTICAS do SISTEMA INTERNACIONAL - Formado por Estados soberanos que interagem sem controle ou lei superior; Estado de natureza /anarquia; possibilidade latente de guerra. ATORES SI - Estados so os nicos reconhecidos; demais atores que eventualmente esto agindo no importam. ORDEM SI - Equilbrio de poder. CONCEITOS CENTRAIS - Anarquia; poder e interesse nacional; Estado; equilbrio de poder.

O LIBERALISMO COOPERAO E TICA


NATUREZA HUMANA - Homens so naturalmente bons; cooperativos e pacficos; apesar das aparncias negativas; com bons incentivos eles se revelam como realmente so. CARACTERSTICAS SISTEMA INTERNACIONAL - Anarquia na origem; cooperao latente; desordem pode ser controlada por meio das leis e dos mecanismos corretos; guerra no necessria ou inevitvel;atores no perseguem somente o poder; pode funcionar como sociedade domstica privilegiando a liberdade, igualdade e estabelecimento de leis e canais cooperativos. ATORES SI - Estados ainda so os principais, mas so acompanhados pela crescente importncia dos demais atores e suas motivaes; organizaes internacionais e foras transnacionais. ORDEM SI - Nasce da cooperao organizada por meio da lei e da relao pacfica e controlada de todos os atores internacionais; aumento da cooperao levar sociedade/governana global.

CONCEITOS CENTRAIS - Cooperao; OIGs, regimes, foras transnacionais, interdependncia e transnacionalizao.

O MARXISMO ECONOMIA E DOMINAO


NATUREZA HUMANA - Naturalmente boa; impossibilidade de realizao plana devido opresso; revoluo levar realizao dos potenciais e direitos reais. CARACTERSTICAS SISTEMA INTERNACIONAL - Formado por Estados e povoados por atores no-estatais determinados economicamente; internacionalizao da dominao burguesa pela expanso; desaparecimento da burguesia leva internacionalizao da revoluo proletria. ATORES SI - Classes sociais; burguesia e proletariado; Estados e atores no-estatais que so expresses desta dominao estrutural. ORDEM SI - Construda e reproduzida segundo os interesses de classe; determinada estruturalmente; transformao pela revoluo e o surgimento de uma nova realidade. CONCEITOS CENTRAIS Determinao socioeconmica; determinao histrica; luta de classes; revoluo.

TEORIA / PRESSUPOSTO
NATUREZA HUMANA

REALISMO
M; perversa; incontrolvel e ambiciosa; homens sempre buscam a realizao de seus interesses individuais.

LIBERALISMO
Homens so naturalmente bons; cooperativos e pacficos; apesar das aparncias negativas; com bons incentivos eles se revelam como realmente so.

MARXISMO
Naturalmente boa; impossibilidade de realizao plana devido opresso; revoluo levar realizao dos potenciais e direitos reais.

CARACTERSTICAS SISTEMA INTERNACIONAL

Formado por Estados soberanos que interagem sem controle ou lei superior; Estado de natureza /anarquia; possibilidade latente de guerra.

Anarquia na origem; cooperao latente; desordem pode ser controlada por meio das leis e dos mecanismos corretos; guerra no necessria ou inevitvel;atores no perseguem somente o poder; pode funcionar como sociedade domstica privilegiando a liberdade, igualdade e estabelecimento de leis e canais cooperativos.
Estados ainda so os principais, mas so acompanhados pela crescente importncia dos demais atores e suas motivaes; organizaes internacionais e foras transnacionais. Nasce da cooperao organizada por meio da lei e da relao pacfica e controlada de todos os atores internacionais; aumento da cooperao levar sociedade/governana global. Cooperao; OIGs, regimes, foras transnacionais, interdependncia e transnacionalizao.

Formado por Estados e povoados por atores noestatais determinados economicamente; internacionalizao da dominao burguesa pela expanso; desaparecimento da burguesia lava internacionalizao da revoluo proletria.

ATORES SI

Estados so os nicos reconhecidos; demais atores que eventualmente esto agindo no importam.

Classes sociais; burguesia e proletariado; Estados e atores no-estatais que so expresses desta dominao estrutural.

ORDEM SI

Equilbrio de poder.

Construda e reproduzida segundo os interesses de classe; determinada estruturalmente;transformao pela revoluo e o surgimento de uma nova realidade. Determinao socioeconmica; determinao histrica; luta de classes; revoluo.

CONCEITOS CENTRAIS

Anarquia; poder e interesse nacional; Estado; equilbrio de poder.

Sejam bem-vindos ao curso de RI!

You might also like