You are on page 1of 38

Suporte Bsico de Vida

SUPORTE BSICO DE VIDA


CONCEITO: Grupo de aes e intervenes utilizadas para tratar, estabilizar e reanimar vtimas de parada respiratria ou cardiorespiratria.

EM RCP CONSIDERAR:
LACTENTE: 00 A 01 ANO.

CRIANA: 01 A 08 ANOS.
ADULTO: ACIMA DE 08 ANOS.

TCNICA DE ABERTURA DE VIAS AREAS


ADVERTNCIAS:
- Em pacientes que respiram, no aplique nenhuma manobra; - Assumir leses de coluna em todos os casos de trauma; - Evitar a hiperextenso do pescoo e qualquer movimento da cabea; - Atentar para os procedimentos conforme a faixa etria do paciente. * Se a respirao no se inicia espontaneamente, a respirao artificial deve ser iniciada.

PARADA RESPIRATRIA
Ausncia sbita dos movimentos respiratrios, que poder ou no, ser acompanhada de parada cardaca.

SINAIS E SINTOMAS
Ausncia de movimentos torcicos, no possvel sentir ou ouvir o ar entrando e saindo atravs do nariz ou boca. Cianose ou palidez; Inconscincia; Dilatao das pupilas.

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR
Avalie se o local de emergncia seguro; Adote medidas de proteo individual; Acione o Servio de Emergncia; Identifique a situao (trauma ou emergncia clnica); Avalie o nvel de conscincia (AVDI);

Promova a abertura das vias areas, aplique a manobra de inclinao da cabea.

inclinao da cabea com elevao do queixo para pacientes clnicos.

Determine a ausncia de respirao atravs do mtodo VOS (Ver, Ouvir e Sentir); Posicione o seu ouvido prximo boca e nariz do paciente, enquanto mantm as vias areas abertas; VEJA os movimentos respiratrios observando a simetria da expanso torcica e movimentos abdominais; Oua o ar entrando e saindo do nariz e boca do paciente; Sinta o ar entrando e saindo do nariz e boca do paciente;

Promova duas ventilaes de resgate; Boca a boca: Feche as narinas do paciente com os dedos (indicador e polegar);

Boca a boca/nariz: Lactentes (bebs). Coloque a sua sobre a boca e o nariz da vtima.

Boca mscara: posicione a mscara sobre a face do paciente, com o pice sobre a ponta do nariz e a base entre os lbios e o queixo, inspire e ventile atravs da abertura da mscara.

Deixe o ar sair livremente; As ventilaes devero ser lentas (1 segundo de durao);

Aps realizar duas ventilaes de resgate, avalie a presena ou ausncia de pulso, no paciente adulto e criana, posicione os dedos indicador e mdio sobre o pulso carotdeo, em lactente posicione a ponta dos dedos (indicador e mdio) sobre o pulso braquial, no tero mdio da parte interna do brao, ou avalie o pulso femoral;

Se o pulso estiver presente e a respirao ausente, o socorrista est diante de um quadro de parada respiratria. Promova uma ventilao a cada 5 segundos (12 por minuto) no socorro de pacientes adultos, e a cada 3 segundos (20 por minuto) no socorro de crianas e lactentes. Aps 1 min. de reanimao avalie a presena ou ausncia do pulso; Se o pulso estiver presente; reinicie as ventilaes; se ausente aplique RCP.

PARADA CARDACA
a parada dos batimentos cardacos. A identificao e o tratamento devem ser feitos o mais rpido possvel, dentro de um perodo de tempo de at quatro minutos, do qual depender a reabilitao ou no da vitima.

SINAIS E SINTOMAS
Inconscincia; Ausncia de respirao; Ausncia de pulso; Cianose; Dilatao das pupilas.

TRATAMENTO PR-HOSPITALAR
Avalie se o local de emergncia seguro; Adote medidas de proteo individual; Acione o Servio de Emergncia; Identifique a situao (trauma ou emergncia clnica); Avalie o nvel de conscincia (AVDI); Promova a abertura das vias areas, aplique a manobra de inclinao da cabea para pacientes clnicos.

Determine a ausncia de respirao atravs do mtodo VOS (Ver, Ouvir e Sentir) conforme descrito acima; Promova duas ventilaes de resgate, as ventilaes devero ser lentas (1 segundo de durao), Avalie a presena ou ausncia de pulso, conforme descrito anteriormente;

Localize o ponto de compresses para realizar a RCP: Adulto e criana: No centro do trax, na linha dos mamilos;

Lactente: posicione dois dedos, logo abaixo da linha imaginria entre os mamilos.

Posicione corretamente suas mos para as compresses:


Adulto: posicione a base de uma das mos no ponto de compresso da RCP. A outra mo deve ser sobreposta primeira, de modo que as bases das duas mos fiquem alinhadas uma sobre a outra, seus dedos no devem tocar o trax do paciente. Podendo ficar estendidos ou entrelaados.

Criana: realize as compresses posicionando a base de uma das mos sobre o local de compresso.

Lactente: faa as compresses com a ponta de dois dedos, posicionados sobre o ponto de compresso da RCP.

Realize as compresses torcicas externas em uma freqncia de aproximadamente 100 compresses por minuto para o paciente adulto e de no mnimo 100 compresses por minuto para criana e lactente. Promova duas ventilaes, Reavalie o pulso aps 5 ciclos de 30x2. ou 2 minutos de RCP.

OBSTRUO DAS VIAS AREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE) a obstruo sbita das VAs superiores causada por corpo estranho. A OVACE em adulto geralmente ocorre durante a ingesto de alimentos e, em criana, durante a alimentao ou recreao (sugando objetos pequenos).

Causas de obstruo de VA superiores


PATOLOGIA: infeco respiratria, reaes alrgicas e certas condies crnicas (asma), podem provocar espasmos musculares que obstruiro as VA.
CORPOS ESTRANHOS: qualquer objeto, lquido ou vmito, que venha a se depositar nas faringe.

LNGUA: sua queda ou relaxamento pode bloquear a faringe. EPIGLOTE: inspirao sucessivas e foradas podem provocar uma presso negativa que forar a epiglote para baixo fechando as VA.
DANOS AOS TECIDOS: perfuraes no pescoo, esmagamento da face, inspirao de ar quente, venenoso e outros danos severos na regio.

TIPOS DE OBSTRUO
1. OBSTRUO LEVE; 2. OBSTRUO GRAVE.

TRATAMENTO PR-HOSPITALAR
1. Confirme sinais de obstruo de vias areas; 2. Pergunte: voc est engasgado? Se a vtima sinalizar afirmativamente com a cabea, a ajuda ser necessria; 3. coloque-se atrs do paciente, envolva a cintura dele com seus braos;

4. Feche uma das mos, coloque o lado onde est o polegar contra o abdmen do paciente, entre o umbigo e o processo xifide, segure-a com a outra mo, e realize uma presso contra o abdmen do paciente, com movimentos para trs e para cima, em direo ao diafragma at ocorrer a desobstruo ou paciente perder a conscincia.

COMPRESSO ABDOMINAL ADMINISTRADA EM PACIENTE CONSCINTE

COMPRESSO ABDOMINAL ADMINISTRADA EM CRIANA CONSCIENTE

COMPRESSO TORCICA ADMINISTRADA EM PACIENTE GESTANTE OU OBESA

5. Se o paciente perder a conscincia, promova a abertura das vias areas, tente visualizar as vias areas, somente neste caso remova o objeto atravs de varredura digital ou utilize uma pina.

6. Promova duas ventilaes, aps a primeira ventilao, observe se h expanso torcica, caso no haja; reposicione a cabea do paciente e faa uma nova ventilao. Se a obstruo persistir, inicie RCP.

MANOBRAS PARA DESOBSTRUO DE VAs EM LACTENTE

POSIO DE RECUPERAO

You might also like