You are on page 1of 17

ALGORITIMOS

Professora Ivonete Maciel

ESTRUTURAS DE REPETIO

Estrutura de repetio
Program OitoVezes; begin writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); writeln(Trabalhando sem Estrutura de Repetio!'); end.

Estrutura de repetio
As estruturas de repetio (ou laos) permitem ao programador especificar que uma sequncia de instrues deve ser repetida. Em Pascal existem trs tipos de laos: for (para), while (enquanto) e repeat (repita). Dependendo do problema que desejamos solucionar, podemos escolher a estrutura de repetio mais adequada

Estrutura de repetio - for


1. Esta estrutura mais utilizada quando sabemos previamente quantas vezes o bloco de instrues deve ser repetido. 2. Este tipo de lao chamado de lao contado, pois se utiliza de uma varivel que chamamos de contador que serve para controlar o nmero de repeties. 3. O contador comea com um valor inicial. A cada passo o contador incrementado (ou decrementado) em uma unidade at que atinja o valor final. 4. O contador tem que ser uma varivel do tipo inteiro.

Estrutura geral do lao for em Pascal:


Incremento: for contador := Valor Inicial to Valor Final do begin Comandos; end; Valor inicial o primeiro valor que a varivel recebe. Valor final indica o fim da repetio.

Estrutura de repetio - for


Program crescente; var i : integer; begin for i := 1 to 5 do begin write(i, ' '); end; end.

exibe na tela: 12345

Estrutura geral do lao for em Pascal:


Decremento: for contador := Valor Inicial downto Valor Final do begin Comandos; end;
Valor inicial o primeiro valor que a varivel recebe. Valor final indica o fim da repetio.

Estrutura de repetio - for


Program Decrescente; var i : integer; begin for i := 5 downto 1 do begin write(i, ' '); end; end.

exibe na tela: 54321

Exerccios for
1. Faa um programa em Pascal que leia 9 nmeros inteiros e imprima uma mensagem informando a cada nmero lido se este par ou mpar. 2. Construa um programa em Pascal que leia as notas de 15 pessoas e calcule e imprima na tela a mdia das notas lidas. 3. Elabore um programa em Pascal que leia as notas de 30 alunos e calcule e imprima na tela a quantidade de notas maiores ou iguais a 7. 4. Foi feita uma pesquisa entre um grupo de 4 pessoas. Foram coletados os dados de idade e salrio. Faa um programa em Pascal que leia as respostas de cada pessoa e calcule e imprima:
a) b) c) a mdia de salrio do grupo; a mdia de idades do grupo; quantidade de pessoas com mais de 30 anos

Exerccios for
5. Faa um programa em Pascal que imprima na tela todos os nmeros mpares entre 500 e 1000 em ordem decrescente. 6. Escreva um programa em Pascal que receba duas notas de cinco alunos, calcule e mostre: a. A mdia aritmtica das notas de cada aluno. b. A mensagem que est na tabela a seguir (para cada aluno). c. O total de alunos aprovados. d. O total de alunos reprovados.

Exerccios for
7. Foi feita uma estatstica em 4 cidades brasileiras para coletar dados sobre acidentes de trnsito. Foram obtidos os seguintes dados: cdigo da cidade, nmero de veculos de passeio e nmero de acidentes de trnsito com vtimas. Faa um programa em Pascal para saber: a. Qual a mdia de veculos nas 4 cidades juntas. b. Quantas cidades possuem carros de passeio com menos de 2.000 veculos.

Exerccios for
8. Simule a execuo do programa a seguir, destacando o que ser impresso na tela:

Exerccios for
9. Elabore um programa em Pascal que pea um nmero ao usurio em seguida determine se esse numero primo ou no. Um nmero primo quando divisvel por ele mesmo e por 1. 10. Escreva um programa em Pascal que imprima todos os nmeros mltiplos de 5, no intervalo de 1 a 500. 11. Escreva um programa em Pascal que receba dez nmeros do usurio e imprima a metade de cada nmero digitado.

Exerccios for
12. Em uma eleio presidencial, existem quatro candidatos. Os votos so informados atravs de cdigo. Os dados utilizados para a escrutinagem obedecem seguinte codificao: - 1, 2, 3 e 4 = voto para os respectivos candidatos; - 5 voto nulo; - 6 voto em branco; Elaborar um programa que pergunte a dez eleitores em quem iro votar , em seguida calcule e imprima: - O total de votos para cada candidato; - O total de votos nulos; - O total de votos em branco;

Exerccios for
13. Um nmero inteiro dito perfeito se o dobro dele igual soma de todos os seus divisores. Por exemplo, como os divisores de 6 so 1, 2, 3 e 6 e 1 + 2 + 3 + 6 = 12, 6 perfeito. A matemtica ainda no sabe se a quantidade de nmeros perfeitos ou no finita. Escreva um programa que liste todos os nmeros perfeitos menores que um inteiro n dado.

FIM

You might also like