You are on page 1of 25

Professores:

Elaine Marques e Luiz Otvio Ferreira da Luz

Anorexia nervosa

O que ?
considerado um transtorno "psicolgico" em que a pessoa no consegue comer ou tem "averso" comida. A verdade que a pessoa no consegue comer mesmo que queira. Inicia-se na puberdade

Isto no quer dizer que a pessoa no tenha fome, mas ela muitas vezes apenas consegue comer uma quantidade mnima que no suficiente para manter o peso e assim acaba por ir perdendo peso ao longo do tempo, entrando em situaes de carncias alimentares que muitas vezes chegam a colocar a sua vida em perigo.

A perda nervosa do apetite caracterizada por uma restrio alimentar auto-imposta;


O medo de engordar uma caracterstica essencial, servindo como diferencial para doenas clnicas ou psiquitricas.

Taxa de incidncia em adolescentes do sexo feminino e em jovens adultas: 0,5% a 2%


Acredita-se que esse nmero seja mais elevado, pois comum a negao dessa patologia.

O que causa?
As causas muitas vezes residem (advm) em fatores psicolgicos que provocam ansiedade e obsesso que por vezes acabam por ser transmitidas/dirigidas para a perda de peso.

Quais so os riscos? desmineralizao do corpo; desequilbrios hormonais; osteoporose; alguns meses com este problema podem comprometer toda a sade para o resto da vida

entre 6% e 20% dos portadores diagnosticados morrem prematuramente em consequncia de cardiopatia, infeces ou suicdio.

Uma vez iniciado o processo, o que fazer?


1) Detectar

2) Assumir
3) Tratar

Como identificar a anorexia nervosa? Recusa de manter o peso corporal no nvel adequado; Intenso temor de engordar; Distoro na maneira pela qual o peso ou a forma corporal do indivduo so percebidos; Amenorria; Preocupao em ser gordo demais; Comentrios freqentes acerca do peso; Perda de uma quantidade significativa de quilos;

Sensao de desamparo ao observar a comida; Grandes alteraes de humor; Sentimentos de culpa em relao nutrio; Uso de roupas largas para disfarar o aspecto magro; Descontentamento com as partes corporais.

Consequncias fsicas:

Amenorrria

O eixo hipotlamo-hipfise gonadal fica alterado devido reduo na pulsatilidade da gonadorelina (hormnio que libera o hormnio LH) e conseqente diminuio dos nveis de hormnio luteinizante (LH), hormnio folculo estimulante (FSH) e estradiol, resultando em um quadro de hipogonadismo hipogonadotrfico com irregularidade menstrual conduzindo a amenorria.

Como tratar?
Integrando as abordagens psicolgica, mdica e nutricional; Reidratar o organismo, recomeando a alimentao base de soros e lquidos (o estmago reduzido por no comer a tempos no suporta alimentos slidos). Introduzir gradualmente alimentos pastosos at chegar aos slidos. A pessoa tambm vai precisar reaprender a conviver com os outros durante as refeies, entrar em supermercados, fazer compras, ir a festas, participar dos almoos com a famlia, enfim, voltar a lidar com o lado social da comida.

Internao hospitalar:
quando o peso corporal tiver abaixo de 75% do

mnimo ideal; quando estiver perdendo peso rapidamente; quando se faz necessrio uma monitorizao adequada das condies clnicas.

Karen Carpenter, cantora da banda The Carpenters (muito famosa nos anos 70).

Karen vivia fazendo dieta. Isso perdurou muitos anos. Quando percebeu o problema e comeou a se tratar, melhorou um pouco, mas logo morreu, em 1983. Devido anorexia, a desnutrio afetou seu sistema cardaco. Ela acabou sofrendo uma parada cardaca.

Isabelle Caro

A ex-manequim e atriz de comdia francesa Isabelle Caro, que se fez fotografar nua contra a anorexia, doena de que padecia, morreu a 17 de dezembro de 2010, aos 28 anos.

Isabelle Caro

Bulimia

A palavra designa pessoas que ingerem grandes quantidades de alimentos e depois eliminam o excesso de calorias atravs de jejuns prolongados, vmitos auto-induzidos, laxantes, diurticos ou na prtica exagerada e obsessiva de exerccios fsicos.

Bulimia

Devido ao "comer compulsivo seguido de eliminao" em segredo, e ao fato de manterem seu peso normal ou com pouca variao deste, essas pessoas conseguem muitas vezes esconder seu problema das outras pessoas por anos.

Bulimia
Assim como a anorexia, a bulimia caracteristicamente se inicia na adolescncia. A doena ocorre mais freqentemente em mulheres, mas tambm atinge os homens.

Bulimia

O problema que essa prtica se torna rotineira, repetindo-se de duas a trs vezes por semana. A partir da, o indivduo comea a ter tal controle sobre o momento de vomitar, que no precisa nem provoc-lo.

Bulimia, vmitos e subnutrio

As consequncias fisiolgicas do processo Os sucos digestivos podem afetar as paredes do esfago, produzindo sangramentos junto com o vmito Subnutrio, pois o vmito constante altera a quantidade de vitaminas, protenas, lipdios sais minerais, gua e outros nutrientes absorvidos pelo organismo. Problemas cardiovasculares, renais, endcrinos, dentrios e sangramento da gengiva. O uso de laxantes pode implicar uma sria desidratao, pois h perda excessiva de gua pelas fezes.

Verifica-se um maior nmero de bulmicos em algumas profisses, como ginastas, modelos profissionais, corredores de longa distncia, danarinos, j que existe uma exigncia corporal muito grande em seu trabalho.

Sintomas comuns da bulimia

Interrupo da menstruao. Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares. Comer em segredo. Obsesso por exerccio fsico. Depresso. Ingesto compulsiva e exagerada de alimentos. Vmitos ou uso de drogas para induo de vmito, evacuao ou diurese. Alimentao excessiva sem ntido ganho de peso. Longos perodos de tempo no banheiro para induzir o vmito. Abuso de drogas e lcool

Tratamento

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor. Quanto mais tempo persistir o comportamento alimentar anormal, mais difcil ser superar o distrbio e seus efeitos no organismo. O apoio e incentivo da famlia e dos amigos podem desempenhar importante papel no xito do tratamento. O ideal de tratamento que a equipe envolva uma variedade de especialistas: um clnico, um nutricionista, um psiquiatra e um terapeuta individual, de grupo ou familiar.

You might also like