You are on page 1of 14

Escola de Educao Fsica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG Disciplina: Teoria da Atividade Fsica Adaptada Profa Dra.

: Ktia Borges

TRANSTORNO DO DFICIT DE ATENO\ HIPERATIVIDADE TDAH


Grupo: Andr Luiz Cabral, Artur Leal, Danielle Carvalho, Gustavo Carvalho Gustavo Franca e Las Mendes

CONCEITO
O Transtorno do Dficit de Ateno com Hiperatividade (TDAH): um transtorno neurobiolgico; provoca falhas nas funes do crebro

responsveis pela ateno e memria.


De causas genticas Se manifesta na infncia; Freqentemente acompanha o indivduo ao longo de sua vida ( crnica); Se caracteriza por sintomas de desateno, inquietude e impulsividade.

HISTRICO
1. Descrio do transtorno: 1902 O transtorno historicamente j recebeu inmeras denominaes: Leso Cerebral Mnima (1940) Disfuno cerebral mnima -vias nervosas (1962) Dficit do Controle Moral Sndrome da Inquietude Reao Hipercintica da Infncia Doena do Dficit de Ateno com e sem Hiperatividade Atualmente classificado segundo CID 10 como Transtornos Hipercinticos e como Transtorno de Dficit de Ateno / Hiperatividade segundo o DSM IV.

CAUSAS
A literatura aponta fatores genticos e ambientais como preponderantes para a manifestao do transtorno.
Disfuno neurolgica no crtex pr-frontal: alterao no funcionamento de neurotransmissores dopamina e noradrenalina so responsveis pela passagem de informaes entre as clulas nervosas;

Substncias ingeridas na gravidez: Tem-se observado que a nicotina e o lcool quando ingeridos durante a gravidez podem causar alteraes em algumas partes do crebro do beb, incluindo-se a a regio frontal orbital. Predisposio hereditria: filhos de pais que tem TDHA tem maior propenso a desenvolver o transtorno;

Fatores ambientais; Intoxicao por chumbo: exposio Sofrimento fetal: Alguns estudos mostram que mulheres que tiveram problemas no parto que acabaram causando sofrimento fetal tinham mais chance de terem filhos com TDAH.

Genticas: vrios genes de pequeno efeito podem ser responsveis pela suscetibilidade ao transtorno; herdabilidade. Ambientais: fatores biopsicosociais - desentendimentos familiares e presena de transtornos mentais nos pais, discrdia marital severa, classe social baixa, famlia muito numerosa, criminalidade dos pais, psicopatologia materna e colocao em lar adotivo.

CARACTERSTICAS GERAIS
O TDAH uma patologia bastante heterognea, pelo menos no nvel fenotpico (caractersticas observveis). Tem como fatores predominantes, e no necessariamente simultneos: Desateno, dificuldade de focar a ateno Hiperatividade Impulsividade

Apresenta influncias externas relevantes, como traumas inclusive cerebrais, infeces, desnutrio ou dependncia qumica dos pais.

TIPOS

O Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade


(TDAH) dividido em 4 tipos: Hiperativo/Impulsivo

Desatento

Tipo Combinado
Tipo no Especfico

COMPROMETIMENTOS
Tipo hiperativo/ impulsivo
definido se a pessoa apresenta seis das seguintes caractersticas: Inquietao, mexendo as mos e os ps ou se remexendo na cadeira; Dificuldade em permanecer sentada; Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, h um sentimento subjetivo de inquietao);

Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente;


Fala excessivamente; Responde a perguntas antes delas serem formuladas;

Age como se fosse movida a motor;


Dificuldade em esperar sua vez; Interrompe e se interrompe.

Tipo desatento

A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes caractersticas: No enxerga detalhes ou comete erros por falta de cuidado; Dificuldade em manter a ateno; Parece no ouvir;

Dificuldade em seguir instrues;


Dificuldade na organizao; Evita / no gosta de tarefas que exigem um esforo mental prolongado; Freqentemente perde os objetos necessrios para uma atividade; Distrai-se com facilidade;

Esquecimento nas atividades dirias.

Tipo Combinado

As pessoas apresentam as caractersticas combinadas dos dois conjuntos de critrios dos tipos desatento e hiperativo / impulsivo.

Tipo no especfico

A pessoa apresenta algumas dificuldades, mas nmero insuficiente de sintomas para chegar a um diagnstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diria.

ASPECTOS FISIOLGICOS
Funcionamento alterado no sistema neurobiolgico cerebral, no crtex pr frontal: neurotransmissores dopamina e noradrenalina.

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS
Humor instvel;
Tendem a ser mal-humoradas, irritadios e negativos; Podem ser frustrados e desanimados;

ASPECTOS PSQUICOS
Sofrem de estresse, tristeza e baixa autoestima.

ASPECTOS FSICOS
Desempenho em termos de aptido fsica e habilidades motoras grossas so abaixo da mdia; Dificuldades com habilidades motoras que requerem coordenao;

TRATAMENTO
O Tratamento do TDAH deve ser multimodal: Acompanhamento por Psiquiatra e Neurologista; Uso de medicamentos em alguns casos: ex. metilfenidato (80% dos pacientes respondem positivamente ao remdio ); A psicoterapia : Terapia Cognitivo Comportamental; Orientao aos pais e professores; Tcnicas especficas que so ensinadas ao portador; O tratamento com fonoaudilogo est recomendado nos casos onde existe simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expresso Escrita (Disortografia).

ATIVIDADE FSICA - ESPORTIVA

No h restries quanto a modalidade, devendo-se ser levar em conta o


tipo do transtorno presente no praticante.
As atividades esportivas, quando ocorrem com uma freqncia, ajudam a criana a criar rotinas e a ter mais disciplina. H crianas hiperativas que ficam muito tempo nos jogos eletrnicos, justamente porque a brincadeira d recompensas imediatas medida em que a criana vai passando de fase. Psiquiatra Marcelino Bandim.

Desenvolve a concentrao ;

Estratgias de adaptao e superao;


Estmulo crtica, a criatividade, a curiosidade e a sociabilizao; Direcionadas para o desenvolvimento do corpo, mas tambm atuam como estmulo ao desenvolvimento psicossocial; Promove a autoestima, permitindo que desenvolvam confiana e satisfao quanto as suas conquistas e contribuies.

IOGA: uma atividade indicada a crianas que apresentam sintomas do dficit de ateno. A tcnica se baseia em prticas de postura e respirao. Os exerccios de respirao atuam na oxigenao do crebro, dando uma sensao de calma e bem-estar ao aluno.
ATIVIDADES AQUTICAS: promoo de um relaxamento muscular, inibio da ansiedade e melhora da concentrao.

DANA: exigem que o aluno dirija as atenes para dentro de seu prprio corpo. Quando os alunos tm muita energia, a dana tambm acaba funcionando como forma de saciar uma vontade de movimento.

CURIOSIDADES
Albert Einstein, Beethoven, John Lennon, Walt Disney, Steven Spielberg, Sebastian Vettel e Michael Phelps. O que todas essas celebridades tem em comum?

TDAH

A hiperatividade dez vezes mais comum nos meninos do que nas meninas.
Apenas 3% das crianas so realmente diagnosticadas com a TDAH.

BIBLIOGRAFIA
KAIPPERT, Ana Cristina Mussel; DEPOLI, Ana Maria Almeida; MUSSEL, Ftima Maria Esteves. Hiperatividade. Pedagogia em Foco. Petrpolis, 2002. Disponvel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/spdslx08.htm ROHDE, Luis A.; HALPERN, Ricardo. Transtorno de dficit de ateno/hiperatividade: Atualizao. Jornal de Pediatria. Vol. 80, N2(supl) :s61 - s70, 2004. RIZZO, Maria Fernanda Thom; PAULA, Cristiane. A importncia do educador fsico no desenvolvimento de uma criana com transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH). Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte 2006, 5(especial):93-98 http://www.efdeportes.com/efd99/tdah.htm http://www.tdah.org.br/ http://www.metas.com.br/add/add.asp http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_hiperatividade.asp http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v6n12/v6n12_13.html http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbsmi/v5n4/27757.pdf

You might also like