You are on page 1of 14

Atos 1 Aguardando o Esprito

Lucas comea Atos com uma introduo que tem como finalidade dar ao seu leitor um breve resumo do evangelho, antes de continuar a etapa seguinte da histria. Fazendo isto, Lucas enfatiza a unidade entre a histria do ministrio de Jesus e a histria do comeo da igreja.

O evangelho narra aquilo que Jesus comeou a fazer e ensinar; Atos relata aquilo que Ele continuou a fazer e ensinar mediante as atividades de suas testemunhas.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Engana-se quem pensa que Atos apenas o livro da histria da igreja primitiva. Atos uma continuao dos atos poderosos de Deus registrados no AT e do ministrio de Jesus. Atos comea com um dos maiores eventos j ocorridos na histria da humanidade, a ascenso de Jesus. Este evento marca o fim do ministrio terreno de Jesus e a continuao de sua obra atravs da igreja. Atos caracterizado pela ao sobrenatural do Esprito Santo. Ele o responsvel pela capacitao dos discpulos de Jesus para exercer o seu ministrio.

Atos 1 Aguardando o Esprito


O captulo primeiro ir tratar sobre a ascenso de Jesus. Este evento abalou profundamente o imprio Romano e a nao de Israel. Abalou a nao de Israel pois a grande maioria no entendia quem era o seu prprio Messias e o imprio romano tambm abalado pela expanso do Cristianismo.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Precisamos lembrar que Jesus foi condenado pelo imprio romano. A idia que esta sendo difundida que Jesus era um rei, portanto, ser que o cristianismo no uma fora subversiva que ir criar problemas para o imprio romano? Esta era uma preocupao pertinente. A morte, a ressurreio e a ascenso de Jesus traz um forte abalo no mundo da poca.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Lucas, sabendo da preocupao do imprio romano, escreve a segunda parte de sua obra mostrando que o cristianismo no uma ameaa para o imprio romano. Precisamos sempre nos lembrar que os Judeus tinham uma expectativa de que o reino de Deus fosse implementado de uma forma literal, pois, viviam debaixo de um imprio gentlico. Os discpulos esperam a restaurao do reino fsico, porm, Jesus esta tratando de questes espirituais.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Jesus no diz que esta restaurao literal no ir acontecer. Ao invs de responder a expectativa dos seus discpulos, Jesus lhes mostra que h uma prioridade: Mas recebero poder quando o Esprito Santo descer sobre vocs, e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda Judia e Samaria, e at os confins da terra. Aps a afirmao que garantiria aos seus discpulos o revestimento de poder que os capacitaria para a expanso deste reino, Jesus ascendeu aos cus.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Jesus teve sua vida comprovada pelo poder de Deus, morreu e ressuscitou para nossa salvao e ascendeu aos cus, o que mostra claramente que Ele era o filho de Deus e voltou para l. A ressurreio e a ascenso de Jesus marcou muito a vida de seus discpulos. Eles se tornaram testemunhas vivas do que viram com seus prprios olhos.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Quando Jesus ascendeu aos cus, os discpulos voltam dos montes das Oliveiras para Jerusalm. Diz a Bblia que eles sobem para o andar superior da casa onde estavam hospedados e ali se juntaram em orao, como era de costume. Estavam presentes todos os apstolos, suas mulheres, Maria, me de Jesus e os irmos de Jesus.

Atos 1 Aguardando o Esprito


Dias depois Pedro se levanta e fala para um grupo de 120 discpulos de Jesus, sobre a necessidade de acontecer tudo aquilo que ocorrer, principalmente sobre o traidor, Judas. Aps o discurso, democraticamente, os 11 apstolos sugerem dois nomes para substituir Judas. Os critrios para eleger um apstolo ficam muito claro (vs 21,23)

Atos 1 Aguardando o Esprito


Aps a indicao dos dois nomes, eles se renem em orao: Senhor, tu conheces o corao de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhidos para assumir este ministrio apostlico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido Diz o texto que aps a orao tiraram sorte e o escolhido foi Matias.

Porque Atos traz uma forte nfase na Pessoa do Esprito Santo


Alguns j disseram que Atos deveria ser chamado de Atos do Esprito Santo. A Bblia nos mostra que a salvao vem do Senhor. Quando olhamos o AT vemos a nfase no Deus Pai, nos evangelhos vemos uma nfase no Deus Filho e em Atos vemos a nfase no Deus Esprito Santo. Estas nfases nos mostram que o desenvolvimento da obra divina sobrenatural e pertence somente a Deus.

Qual a expectativa para a restaurao do Reino (v.6)?


Os Judeus estavam debaixo do domnio romano e aguardavam o libertador de Israel (o Messias). Eles acreditavam que Jesus os libertaria do domnio do imprio romano e daria de volta a Israel sua independncia poltica. Com o advento da ressurreio de Jesus, os seus seguidores puderam ver seu poder sendo manifesto de forma maravilhosa, portanto, acharam que Jesus iria restaurar o reino de Israel.

Judas se enforcou ou caiu de cabea?


No h contradio alguma, o que h so relatos de momentos distintos. Judas de fato se enforcou, conforme relato bblico de Mateus 27:5 e enforcado, com o corpo em estado de putrefao ele cai de cabea se arrebenta e suas entranhas se derramam. A citao de Lucas deve ser entendida com uma seqncia do mesmo acontecimento.

Os apstolos lanaram sorte para escolherem Matias. Como fica esta questo?
A Bblia no esta dizendo que todo e qualquer sorteio uma coisa boa. No pense que h uma aprovao bblica para voc sair jogando dado, fazendo bingo.

No contexto Judaico (sendo esta a ltima referncia bblica) em certas ocasies especficas eles jogaram sorte.

You might also like