You are on page 1of 10

Faculdade de Cincias Econmicas Curso de Gesto de Empresas

Tema: As Zungueiras e Suas Estratgias de Comunicao de Produtos e Servios Discentes Alberto Edivaldo Flix Arlindo e Jos Martins Gime Cagigal

Marketing Operacional Docente Samuel Gonalves

Faculdade de Cincias Econmicas Curso de Gesto de Empresas


Introduo As Zungueiras e a Actividade de Venda Ambulante Estratgias de Comunicao das Zungueiras Produtos e Servios Classificao Concluses

INTRODUO

O mundo hoje mais comunicativo, merc da evoluo das tecnologias da informao, o que permite interaco entre diversas culturas e a nfase na padronizao de culturas e atitudes de mercado e consequentemente nas estruturas dos agentes econmicos que fazem parte de um determinado agregado econmico sem excluir as foras externas globalizantes. As sociedades gradualmente tornar-se mais consumistas de bens e servios procurando dessa maneira a satisfazer as suas necessidades, numa realidade econmica em que os recursos so sempre escassos e as necessidades sempre ilimitadas. Angola um pas que ao longo da sua trajectria, registou vrios factos que permitem perceber melhor a vida deste povo em cada momento. Nestes anos de descoberta e desenvolvimento da economia angolana as Zungueiras fazem parte do processo que provocou a redefinio de certos agentes econmicos, destacando-se estas (Zungueiras) numa fase em que a carncia de produtos e orientao ao cliente era reinante num Ambiente Ps-Guerra. Este trabalho um reflexo no exaustiva da realidade angolana concretamente das Zungueiras assentes na necessidade de sobrevivncia que impera no exerccio da actividade de distribuio de bens e servios ambulante ou seja Zungar (um termos j aportuguesado na linguagem popular dos angolanos), no se esgotando o tema nesta apresentao.

AS ZUNGUEIRAS E A ACTIVIDADE DE VENDA AMBULANTE

Zungueira: uma expresso tipicamente do Kimbundo, que vem da palavra Zunga (passear, rodear, andar volta, girar), para designar as vendedoras ambulantes. O seu surgimento deveu-se a um momento poltico e econmico menos favorvel que este pas viveu e como muitos outros quer seja na frica, sia, Europa ou Amrica uma realidade no contexto dos mercados, consubstanciando-se no comrcio de rua nos espaos urbanos, em mercados quotidianos cujos atores comercializam tanto produtos que se podem considerar de primeira necessidade, como produtos de tecnologia importados. Em Luanda, a amplitude e as dimenses tomadas por este sector, so uma consequncia dos efeitos e factores provocados pela situao de conflito armado, a crise social e econmica que o pas atravessou e as suas repercusses, e a um nvel mais global as transformaes do papel assistencialista do Estado e das reconfiguraes verificadas no mercado de trabalho. A presena da mulher nesse tipo de actividade principalmente em Luanda, notvel todo o seu potencial dinmico e criativo, a sua agilidade em contornar as adversidades sociais que caracterizam o contexto angolano.

O fato das actividades desenvolvidas pelas Zungueiras constiturem uma das principais fontes de sobrevivncia e reproduo social de parcela considervel das famlias luandenses, torna este Agente Econmico diferente dos outros porque muitas das vezes o seu objectivo no o lucro mas a preservao de famlias carentes da renda pessoal capaz de suprir com as necessidades bsicas, que devido a conjuntura do passado provocou este legado social. So vrios produtos em mos ou na cabea, que vo circulando dos arredores at ao centro da cidade. Outros ainda, sem produtos para comrcio mas procurando prestar servios diversos. As mulheres que trabalham no comrcio de rua em Luanda tm sido vtimas de um contnuo processo de aces repressivas por parte dos rgos estatais, caracterizado, sobretudo por uma extrema violncia policial, e pela ausncia de qualquer tipo de proteco social. Muitas delas nem vislumbram um quadro diferente na proteco social que qualquer trabalhador ao exercer uma actividade carece. Existe ainda a falta de um plano de reforma e segurana social para as Zungueiras facto este que pode agravar no futuro as condies de sobrevivncia destes agentes na economia o que quer isto dizer que o Estado assumira um elevado custo de sade para esses trabalhadores na sua velhice.

Estratgias de Comunicao das Zungueiras

Como as premissas de marketing so voltadas ao mercado, o determinar e analisar das caractersticas que envolvem um processo empresarial de actuao so essenciais para o desenvolvimento de qualquer projecto de aco, isso porque, as definies bsicas e estratgicas devem possuir cunho especfico dentro de anlises e situaes de mercado, as quais estaro intimamente envolvidas diante deste procedimento. As Zungueiras tem como principal estratgia a distribuio porta--porta dos produtos que oferecem no se fixando permanentemente em determinada zona. Quando a Zungueira sai para comunicar o seu produto ela dispe de meios de comunicao dos quais se destacam os aparelhos reprodutores com cnticos destacando o produto comercializado e uma promoo eficaz atraindo quem passa, culminando num acto de venda. O surgimento de um cliente inseguro no motivo de receios para venda uma vez que, no se cansa de promover o seu produto bastando para tal que a pessoa mostre algum interesse constituindo com isto um aspecto fundamental na deciso de compra fortemente influenciadas.

As Zungueiras no precisam de usar muitas vezes da tcnica de fidelizao do cliente uma vez que no se fixam num determinado ponto da cidade, existe sim uma ateno especial para aqueles clientes que garantam uma eventual venda no futuro, fruto da confiana que vm aps varias compras, deste modo ela (Zungueira) desloca-se frequentemente at onde se encontra o cliente; A necessidade de comunicar aos consumidores os produtos ou bens de que se dispem obedecendo ainda que ignorantemente de determinadas tcnicas dentro de todo um processo de marketing atravs de anncios em viva voz, megafones, porta a porta, etc.

Produtos e Servios Classificao

Os a cadeia de produtos principal das zungueiras extende-se a venda de frutas diversas, o peixe, electrodomsticos, vesturio, ect.

Faculdade de Cincias Econmicas Curso de Gesto de Empresas

Obrigado!

10

You might also like