You are on page 1of 67

C-1

OBJETIVO

A CIPA tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

C-2

CONSTITUIO

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento, as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados.
C-3

ORGANIZAO

A CIPA ser composta de representantes do:


Empregador - Empresa Presidente (indicados) Empregados Funcionrios Vice-Presidente (eleitos) de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5. Ressalvadas as alteraes disciplinares em atos normativos para setores econmicos especficos.

C-4

QUADROS DA NR-5 CIPA

QUADRO I
CNAE 74.70-5

CONTEDO Dimensionamento do CIPA


Grupo C-30

Descrio de Atividade Atividades de limpeza em Prdios e Domiclios

II

Setores econmicos CNAE

35 grupos
III Descrio das atividades econmicas

C-5

MANDATOS DOS MEMBROS

O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a


durao de um ano, permitido uma reeleio; Os membros da CIPA eleitos e designados sero empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior; O membro titular perder o mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativas.

C-6

GARANTIAS

vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa


do empregado eleito para cargo de direo de CIPA desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato; Sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos 1 e 2 do art.. 469 da CLT.

C-7

ATRIBUIES

Identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar


o Mapa de risco e Plano de Trabalho;
participar da implementao e do controle da qualidade de medidas de preveno, bem como das avaliaes de prioridades de ao;

divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade;


pedido para paralisao de mquina ou setor; solicitao empresa das CAT emitidas; Participao anual em campanhas sobre AIDS; Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA...
C-8

ATRIBUIES

Presidente
Convocar os membros para reunies da CIPA; Coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando houver, as decises da comisso; Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; Coordenar e supervisionar as atividades de secretaria; Delegar atribuies ao VicePresidente.

Vice-Presidente
Executar atribuies que lhe forem delegadas; Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus afastamentos temporrios.

C-9

Atribuies em conjunto : Presidente e Vice-Presidente

Cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; delegar atribuies aos membros da CIPA; Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver; Divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; Encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA; Constituir a Comisso Eleitoral - CE.

C-10

Funcionamento da CIPA

Reunio Ordinria
Mensais, de acordo com o

Reunio Extraordinria
Houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia; Ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; Houver solicitao expressa de uma das representaes.

calendrio preestabelecido. Durante o expediente normal da empresa e local apropriado. As reunies tero atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cpias para todos os membros. As atas ficaro no estabelecimento disposio dos Agentes da Inspeo do Trabalho - AIT.
C-11

OBRIGAES DO EMPREGADOR

Compete ao empregador designar um responsvel pelo cumprimento do objetivo da NR 5 , podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva.
Promover anualmente treinamento para os membros da CIPA e designado responsvel pelo cumprimento do objetivo da NR 5. Cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA e designado os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho.

C-12

OBRIGAES DOS EMPREGADOS

participar da eleio de seus representantes; colaborar com a gesto da CIPA; Indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhoria das condies de trabalho; observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.
C-13

PROCESSO ELEITORAL

Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso.
A empresa estabelecer mecanismos para comunicar o incio do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional.

O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, no prazo mnimo de 55 dias antes do trmino do mandato em curso, Comisso Eleitoral - CE, que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral.
Nos estabelecimentos onde no houver CIPA, a Comisso Eleitoral ser constituda pela empresa. Guarda, pelo empregado, de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de cinco anos.
C-14

PROCESSO ELEITORAL

PROCESSO ELEITORAL
60 dias - Convocao da CIPA(5.38) 55 dias - Constituio da Comisso Eleitoral - CE (5.39) 45 dias - Publicao e divulgao do edital (5.40 a) 15 dias - Inscrio de candidatos (5.40 b) 30 dias-Incio da eleio (5.40
e)

DENUNCIA SOBRE ELEIO


00 - Posse da CIPA supostamente irregular 30 dias - Denncia no MTE (5.42) 60 dias - Deciso pelo MTE (Art. 1
Port. 82)

65 dias - Nova eleio, se for o caso (5.42.2)

00 - trmino do mandato

C-15

CONTRATANTES E CONTRATADAS

Mecanismo de integrao entre as CIPA para garantir o mesmo nvel de proteo a todos os trabalhadores do estabelecimento. Considera-se estabelecimento o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades; Os trabalhadores lotados naquele estabelecimento devero receber informaes sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como medidas de proteo adequadas;

A empresa contratante acompanhar o cumprimento pela empresas contratadas das medidas de segurana e sade no trabalho.
C-16

INSPEO DE SEGURANA

Procedimento tcnico atravs do qual se efetua uma verificao num determinado ambiente de trabalho, visando identificar e relacionar todas as possveis causas de acidentes.
C-17

FASES DE UMA INSPEO DE SEGURANA

Observao Informao Registro Encaminhamento Acompanhamento

C-18

MODALIDADE DE INSPEO

Geral Parcial De rotina Peridica Eventual Oficial Especial


C-19

ATOS INSEGUROS

So representados por atitudes comportamentais e por aes contrrias s normas de segurana e ao bom senso que levam ao acidente

C-20

CONDIES INSEGURAS

Caracterizam-se por situaes de riscos presentes no local de trabalho que podem causar acidentes e doenas profissionais.

C-21

RISCOS PROFISSIONAIS

FSICOS QUMICOS

BIOLGICOS
ERGONMICOS ACIDENTES
C-22

RISCOS FSICOS

So gerados
por mquinas, equipamentos e condies fsicas caractersticas do local de trabalho, que podem causar prejuzos sade do trabalhador.

C-23

Riscos Fsicos
Rudo

Podem Provocar
Surdez, hipertenso,

nervosismo, problemas gstricos/circulatrio s, fadiga e outros


Vibrao Problemas

circulatrios, falta de sensibilidade nas extremidades das mos


Radiaes ionizantes Diminuio de

e no ionizontes

glbulos brancos, leucemias, cnceres


Cimbras, desmaios,

Calor

perda de sais, colapso, insolao


Presses anormais Umidade/Frio
C-24

Embolia Reumatismo,

problemas pulmonares

RISCOS QUMICOS

So
representados pelas substncias qumicas que se encontram nas formas lquida, slida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reaes txicas e danos a sade.
C-25

Riscos Qumicos oeiras Minerais P

umos F

metlicos

Podem Provocar ilicose (quartzo), S asbestos (amianto), pneumoconiose oena pulmonar, D febre, intoxicao
rritao/nariz, I

voas, N

gases e vapores (cidos, soda casticas, cloro, hidrognio, nitrognio, hlio, acetileno, dixido de carbono, butano, propano, tolueno, benzeno, etc.

dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, ao depressiva sobre o sistema nervoso central, danos formao do sangue, coma e at a morte

ota: N

PODEM ATACAR PELO CONTATO COM PELE, OLHOS, MUCOSAS E ATRAVS DE INSPIRAO E INALAO

C-26

RISCOS BIOLGICOS

So causados por
microorganismos invisveis a olho nu, como bactrias, fungos, vrus, bacilos e outros. So capazes de desencadear doenas devido contaminao e pela prpria natureza do trabalho.

C-27

Riscos Biolgicos Vrus, bactrias, bacilos, fungos, protozorios, parasitas

Podem Provocar Tuberculose, leptospirose, intoxicao alimentar, malria, febre amarela, brucelose, etc.

C-28

RISCOS ERGONMICOS

Ocorrem quando h disfuno entre o indivduo, seu posto de trabalho ou seus equipamentos.

C-29

Riscos Ergonmicos
Trabalhos fsicos pesados

Podem Provocar
Dores musculares, tenossinovite, leses

Postura inadequada, LER/DORT, posio incmoda, rtmo nervosismo, problemas excessivo, monotonia, de estmago, presso trabalho noturno ou em alta, acidentes. turno, jornada prologanda (horas extras), conflitos, presso de chefias, treinamentos inadequados ou inexistentes, outros

C-30

RISCOS DE ACIDENTES

Ocorrem em funo das condies fsicas - do ambiente fsico e do processo de trabalho - e tecnolgicas imprprias, capazes de provocar leses integridade fsica do trabalhador.
C-31

Riscos de Acidentes
Ferramentas inadequadas ou defeituosas Iluminao inadequada Mquinas sem proteo, instalaes eltricas, transporte e armazenamento de materiais inadequados, edificaes inadequadas, falta de sinalizao, outros

Podem Provocar
Cortes, amputaes, fraturas, queimaduras Cansao visual, viso dupla, cegueira, outros Contuses, luxaes, politraumatismos, mutilaes e outros

C-32

MAPA DE RISCOS

o conjunto de registros grficos que representam os riscos existentes nos diversos locais de trabalho sobre a planta baixa. O mapa de riscos pode ser completo ou setorial.
C-33

Risco

C-34

a possibilidade de perigo.

COMO OS RISCOS SO SIMBOLIZADOS?

Os riscos so simbolizados por


crculos.

Os crculos podem ser pequeno,


mdio ou grande. Uma legenda deve ser criada no mapa onde constar o crculo e seu tamanho.

Quando num mesmo local houver


incidncia de mais de um risco de igual gravidade, utiliza-se o mesmo crculo, dividindo-o em partes, pintando-as com a cor correspondente do risco.

Dentro dos crculos devero ser


C-35

anotados o nmero de trabalhadores expostos ao risco e o nome do risco, fora do crculo.

COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES - CIPA MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS

Seo Montagem
Trabalho em p

LEGENDA

BANCADA DE GABARITO

Rudo

36

Iluminao insuficiente

Riscos Grandes

BANCADA DE MONTAGEM

Riscos Mdios

36
Trabalho Fsico Pesado

Calor

BANCADA DE GABARITO

Poeiras

36

Ferramentas defeituosas Eletricidade Ferimentos

Riscos Pequenos

BANCADA DE MONTAGEM

Riscos Fsicos Riscos Qumicos Riscos Biolgicos Riscos Ergonmicos Riscos de Acidentes N Trabalhadores Expostos 26 Homens 10 Mulheres 36 Trabalhadores

CLIMEG CLNICA MDICA DRA.ELSIE GES Mapa n _ - CIPA(designado) / GESTO: 20___

C-36

MAPA DE RISCOS

GRUPO 1 VERDE RISCOS FSICOS Rudos Vibraes Radiaes Ionizontes Radiaes no ionizontes Frio Calor Presses anormais Umidade

GRUPO 2 VERMELHO RISCOS QUMICOS Poeiras Fumos Nvoas Neblinas Gases Vapores Substncias compostas ou produtos qumicos em geral

GRUPO 3 MARROM RISCOS BIOLGICOS Vrus Bactrias Protozorios Fungos Parasitas Bacilos

GRUPO 4 AMARELO RISCOS ERGONMICOS Esforo fsico intenso Levantamento de transporte manual de peso Exigncia de postura inadequada Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos execessivo Trabalho em turno e noturno Jornadas de trabalho prolongadas Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

GRUPO 5 AZUL RISCOS DE ACIDENTES Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Iluminao inadequada Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

C-37

PARA QUE SERVE?

Serve para a
conscientizao e informao dos trabalhadores atravs da fcil visualizao dos riscos existentes na empresa.

C-38

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL - EPI

O que ? Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade do trabalhador.

C-39

EQUIPAMENTO CONJUGADO DE PROTEO INDIVIDUAL - ECPI

O que ?

Todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalhado.
C-40

A EMPRESA OBRIGADA A FORNECER GRATUITAMENTE EPI ADEQUADO QUANDO:

Sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho;
enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; para atender as situaes de emergncia.
C-41

DESIGNADO

Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado proteo do trabalhador.

C-42

CLASSIFICAO DOS EPI

Proteo da cabea; Proteo dos olhos e face; Proteo auditiva; Proteo respiratria; Proteo dos membros superiores; Proteo dos membros inferiores; Proteo do corpo inteiro; proteo contra quedas com diferencial de n nvel.

C-43

ONDE O EPI DEVE SER UTILIZADO?

Em trabalhos que apresentam o risco de:


Queimadura ou choque
eltrico; Rudo superior ao estabelecido na NR 15; Materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes; Leses provocadas por projeo de partculas, respingos e vapores de produtos qumicos e radiaes luminosas intensas; Impacto proveniente de queda ou projeo de objetos.
C-44

OBRIGAES DOS EMPREGADOS

utilizando-o Usar,

apenas para a finalidade a

que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para o uso; Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

C-45

OBRIGAES DO EMPREGADOR

Adquirir o adequado ao risco de cada atividade do empregado; exigir seu uso; Fornecer ao empregado somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

C-46

CERTIFICADO DE APROVAO - CA

Comercializar o EPI com instrues tcnicas no idioma nacional,orientando sua utilizao,manuteno, restrio e demais referncias ao seu uso; Comercializar e colocar a venda somente EPI, portador de CA, observando a validade; Todo o EPI dever apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA, ou, no caso de EPI importado,o nome do importador, o lote de fabricao e o nmero do CA.
C-47

Campanhas de Segurana

CANPAT - SIPAT -Campanhas Internas Cartazes Cinema educativo Concursos Palestras Divulgao dos acidentes Caixas de sugestes Reunies de segurana
C-48

O que SINDROME?
Um conjunto de sintomas e condies que no
so suficientemente especficos, para ser

denominada enfermidade (doena). Uma doena cuja causa se desconhece. Uma doena de causas mltiplas e manifestaes variadas.

C-49

O que IMUNODEFICINCIA?

Nosso organismo conta com um sistema de


defesa (Sistema Imunolgico) capacitado para combater germes e micrbios que causam doenas.

um estado de depresso imunolgica que impede o organismo de manter-se livre da doena.

C-50

Adquirida - O que ?

Dizemos que a Imunodeficincia ADQUIRIDA quando no congnita (ou seja de nascimento), nem devida a um desenvolvimento defeituoso do indivduo. No caso da AIDS (ou SIDA) se produz pela presena de um vrus.

C-51

Contato Sexual (homossexuais e


heterossexuais).

Uso de agulhas e acessrios contaminados (drogas injetveis).

Transfuso sangnea ou hemoderivados. Me contaminada >> feto, recm-nascido, durante a gestao, parto e aleitamento.

VRUS DA AIDS - COMO SE TRANSMITE


C-52

Em reunies com amigos

Cumprimentando
Em nibus Em bebedouros

Em sanitrios
Em chuveiros Em salas de aulas Em piscinas

VRUS DA AIDS - COMO NO SE TRANSMITE


C-53

Visitando hospitais
Em utenslios domsticos Em provadores de roupas Doando sangue Em telefones pblicos

O risco de transmisso da AIDS pelo convvio


no trabalho, na escola, no lar INEXISTENTE! VRUS DA AIDS - COMO NO SE TRANSMITE
C-54

VRUS DA AIDS
Se precaues forem tomadas estas situaes no transmitem AIDS:

Consultas ao dentista
Acupuntura Tatuagem

Furar as Orelhas

Todo instrumento perfuro-cortante deve ser


esterilizado a cada utilizao.
C-55

POSSVEL PREVENIR A AIDS?

Sim, seguindo alguns conselhos:


Reduzir o nmero de parceiros sexuais


No usar drogas injetveis Usar preservativos Para transfuso exigir sangue testado

C-56

Recomendaes aos familiares e amigos dos pacientes com AIDS

No ter pavor do doente, nem da doena, preocupando-se em demonstrar solidariedade e amor ao doente. Encarar o fato, por mais difcil que possa ser, com seriedade. Se necessrio, procurar profissionais para apoio emocional (psiclogo). Cuidados, para evitar riscos desnecessrios. Seu amor, carinho e aceitao so fundamentais para que o paciente encontre foras para lutar contra a AIDS.
C-57

Metodologia da Investigao dos Acidentes


PRINCPIOS FUNDAMENTAIS TRABALHO EM GRUPO NO H HIERARQUIZAO CONFIANA TOTAL NO H BUSCA DE CULPADOS TOTAL TRANSPARNCIA APRENDER COM OS NOSSOS PRPRIOS ERROS

C-58

1 - Levantamento de Fatos
Pesquisa no Local Entrevistas

objetivando
LEVANTAMENTO DE FATOS REAIS No fazer prejulgamentos nem interpretaes
C-59

FASES DA METODOLOGIA
1. Levantamento dos FATOS.
2. Ordenao dos FATOS.
Elaborar a RVORE DAS CAUSAS

3. Procurar Medidas Preventivas. 4. Priorizar e Acompanhar a Implantao das Medidas.


C-60

ACIDENTE DO TRABALHO CONCEITO LEGAL


Pelo exerccio do Trabalho. A servio da Empresa.

PROVOCANDO

C-61

Leso Corporal Perturbao Funcional Reduo da Capacidade e/ou Morte

Temporria ou Permanente

ACIDENTE DE TRABALHO
No local e horrio de trabalho, em decorrncia de:
Ato de Terceiros Ato de sabotagem ou terrorismo. Ato de pessoa privada do uso da razo. Ofensa fsica. Situao de Fora Maior (Catstrofe)

C-62

ACIDENTE DE TRABALHO
Fora do local e horrio de trabalho, em decorrncia de:
Acidente de trajeto Execuo de servio sob ordem Viagem Prestao espontnea de servio

C-63

DOENAS DO TRABALHO
So as adquiridas ou desencadeadas em funo de:

Condies especiais em que realizado o trabalho e que com ele se relacione diretamente. Exemplo: Surdez, Varizes.

C-64

DOENAS PROFISSIONAIS So causadas por Agentes:

FSICOS QUMICOS BIOLGICOS ERGONMICOS

especficos de determinadas funes.


Exemplo: Saturnismo, Silicose, Asbestose, Pneumoconiose, Tenossinovite.
C-65

CONCEITO PREVENCIONISTA

Toda ocorrncia no programada que resulta em:


PERDA DE TEMPO. DANOS MATERIAIS / ECONMICOS. DANOS FSICOS OU FUNCIONAIS.

C-66

LEGISLAO PREVIDENCIRIA

Benefcios Previdencirios - Acidentrios:


AUXLIO DOENA ACIDENTRIA. AUXLIO ACIDENTE. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ACIDENTRIA. PENSO
C-67

You might also like