You are on page 1of 19

O Esprito do Samurai

KAIZEN
Kaizen uma palavra japonesa que significa mudana para melhor ou aprimoramento contnuo e que permeia toda a cultura japonesa.

o meio to importante quanto o fim

fazer bem feito (eficincia) processo em busca do resultado o processo toda uma vida dinmica de trabalho colaborativo entre pessoas

obter o resultado certo (eficcia) resultado o resultado uma coisa esttica (objetivo)

HARMONIA
Os japoneses, pela forte influncia da cultura chinesa e principalmente, de Lao Tse e Confcio, promovem o esprito wa a harmonia.

HARMONIA
Harmonia em tudo. Harmonia entre os desiguais, harmonia entre os contrrios. Harmonia entre o Bem e o Mal. Harmonia entre a alegria e a tristeza. Harmonia entre a bem-aventurana e a desgraa. Sobretudo, harmonia entre pessoas.

WA
wa, para orientais, no significa todo mundo dizendo sim para todo mundo; wa considera indispensavelmente o no; importante ter o no para existir o debate e a troca de idias antagnicas, para que por fim, chegue-se num consenso onde todos tenham a conscincia de que tomaro a melhor deciso para todos.

Os 5 S
Os 5 S so as iniciais de 5 palavras japonesas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que esto intimamente relacionados com wa harmonia, como se percebe a seguir.

SEITON

SEITON significa providenciar a ARRUMAO e deixar tudo em ORDEM todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessrios. Deixar as coisas no lugar certo, para no se perder tempo e gastar energia desnecessria, procurando-as.

SEIRI

SEIRI significa evitar o DESNECESSRIO separar o desnecessrio do necessrio, e guard-lo num lugar que lhe prprio, para que no atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessrias ao trabalho e aquelas desnecessrias guard-las ou pass-las para frente. Guard-las, porque futuramente podero ser necessrias; pass-las para frente (doar) porque aquilo que desnecessrio para um, pode ser til para outro.

SEISO

SEISO significa manter sempre LIMPO o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessrio, para que a sujeira no atrapalhe o trabalho nem provoque desarmonia.

SEIKETSU

SEIKETSU significa manter a HIGIENE a pessoal, a mental e a espiritual, tornando o ambiente saudvel e agradvel para todos

SHITSUKE

SHITSUKE significa DISCIPLINA no s aprender e seguir os princpios anteriores como hbitos salutares e inviolveis, como tambm se educar com carter reto, firme e honrado, para vencer na vida.

DISCIPLINA
A palavra disciplina basicamente significa capacidade de aprender, da a palavra discpulo. Da, temos de cada vez mais nos disciplinar em SEITON, SEIRI, SEISO e SEIKETSU, como tambm formar um carter reto, firme e honrado continuamente. Mediante um cdigo de princpios morais denominado Bushido (pronuncia-se Bushi-d) o samurai autodisciplinava-se e auto-aprimoravase continuamente, ou seja, praticava o kaisen.

Simone Santos Soares soares.simonesantos@gmail.com

You might also like