You are on page 1of 21

ESPAO CONFINADO

PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESPAO CONFINADO Do ponto de vista mdico quem pode trabalhar em espao confinado?

RESPOSTA
Todo trabalhador devidamente qualificado e que no apresente transtornos ou doena que possam ser desencadeadas ou agravadas durante a realizao do trabalho em ambientes confinados.

ESPAO CONFINADO
Quais so as condies fsicas ideais que permitem ao trabalhador atuar em um espao confinado?

RESPOSTA
Ter boa condio fsica no suficiente para o trabalhador desempenhar adequadamente o trabalho no espao confinado.
O trabalhador deve estar psicologicamente preparado para o trabalho nas condies especiais que representam o espao confinado.

Deve ter suficiente grau de instruo que o permita compreender o treinamento ministrado para o trabalho. Trabalhadores analfabetos ou de baixa escolaridade representam risco potencial de acidentes. E no raros so aqueles que se submetem a esse tipo de trabalho

ESPAO CONFINADO
Qual o limite de peso para que um trabalhador possa atuar num espao confinado?

RESPOSTA
No existe uma norma legal que estabelea uma regra.
Depende do tipo de espao confinado e das vias de acesso e de sada. Sempre deve prevalecer o bom senso.

Ningum permitira que um portador de obesidade mrbida, isso , com ndice de Massa Corprea IMC acima de 40kg/m trabalhe num local de difcil acesso ou sada. Alguns profissionais estabelecem como limite o IMC de 35 kg/m. Outros mais exigentes estabelecem como limite de IMC igual ou superior a 30kg/m (obesos de acordo com a Organizao Mundial da Sade.)

Nos trabalhadores com IMC em torno de 30 kg/m deve ser considerada a influncia da massa muscular, pois muitos trabalhadores atingem essa marca por conta do desenvolvimento da massa muscular e no da gordura corporal.

ESPAO CONFINADO
Alem da claustrofobia, que outro de complicaes impedem o trabalhador de entrar num espao confinado?

RESPOSTA
Excesso de peso; alergia respiratria como asma, renite alrgica, pois necessitar usar muitas vezes mscara contra poeira, vapores e gases, ou suprimento de ar puro;

doenas cardiovasculares como hipertenso arterial, arritmias cardacas, insuficincia coronria.

Transtornos mentais e neurolgicos como ansiedade, esquizofrenia, depresso, distrbios bipolar, epilepsia, fobia de altura (acrofobia), fobia de locais fechados (claustrofobia) e outras . Quaisquer doenas na fase aguda contra indicam o trabalho em espao confinado desde uma gripe, sinusite, dermatose e outras .

ESPAO CONFINADO
Quais os riscos para a sade no trabalho no espao confinado ?

RESPOSTA
Existe risco a vida e a sade. A falta de oxignio pode causar a morte por asfixia.
Antes disso o trabalhador poder ficar desorientado, confuso, agitado e inadvertidamente pensar estar tendo uma crise nervosa. Esses so sintomas de asfixia, como ocorre com a pessoa que esta se afogando.

Outro risco a presena de gases ou vapores txicos, sendo muito comum se encontrar gs sulfdrico, aquele com cheiro de ovo podre. O H2S muito comum nas galerias de esgoto, estaes subterrneas de energia, minas. Tambm o asfixiante simples metano pode ser encontrado nos espaos confinados deslocando o oxignio.

Esses gases so produzidos pela decomposio da matria orgnica.

ESPAO CONFINADO
Existem riscos biolgicos, como presena de animais como ratos, moscas? Que tipos de doenas eles podem transmitir?

RESPOSTA
Vrias doenas so causadas por microorganismos (vrus, bactrias e protozorio) podem ser adquiridas quando as regras bsicas de proteo so desrespeitadas.
A mais comum a Leptospirose, transmitida pela urina do rato contaminada pela bactria Leptospira . Essa doena poder causar a morte por hepatite aguda fulminante ou Insuficincia renal aguda.

Outra doena comum de ocorrer a hepatite A, perfeitamente evitvel atravs de vacinao e medidas adequadas de proteo ao trabalhador. Vrias infeces podem ser causadas pelo contato com matria orgnica infectada de microorganismos. Todas evitveis de Equipamentos de Proteo Adequados.

ESPAO CONFINADO
Que outros tipos de doenas se verificam com mais freqncia nos trabalhadores de espaos confinados ?

RESPOSTA
So doenas decorrentes de produtos qumicos usados na limpeza de tanques, reatores e outros equipamentos.
O contato com a pele, mucosa e vias respiratrias podem causar desde irritao at intoxicaes generalizada. 138.

You might also like