You are on page 1of 32

SISTEMA CIRCULATRIO

A finalidade do sistema circulatrio conduzir nutrientes e oxignio, retirando excretas e compostos txicos do organismo.

Circulao no Homem
A circulao ocorre dentro de tecidos condutores, que so: 1. Artrias Saindo do corao, o sistema arterial se ramifica ao mximo para permitir que o sangue chegue a todas as partes do organismo.

As artrias se dividem em arterolas e estas se ramificam em ductos muito finos (capilares sanguneos), formando uma rede bastante extensa. Nas artrias o sangue circula sob uma grande presso, sendo assim apresentam uma camada muscular bem desenvolvida, muitas fibras elsticas e presena de colgeno

2. Veias
As veias tm paredes mais finas do que as das artrias, pois suportam uma presso sangunea mais fraca, levando o sangue dos tecidos para o corao. Como trazem sangue em sentido contrrio a gravidade, as veias apresentam vlvulas que impedem o retorno do sangue, alm da atuao dos msculos esquelticos que auxiliam a chegada do sangue ao corao. Como trabalham sob baixa presso as veias apresentam uma camada muscular pouca desenvolvida e com poucas fibras elsticas.

3. Capilares
As arterolas se ramificam em ductos muito finos (capilares sanguneos), formando uma rede bastante extensa. A parede dos capilares muito fina, pois formado por uma nica camada de clula, o que facilita as trocas de nutrientes e gases entre o sangue e as clulas e tambm de resduos da atividade celular.

Os nutrientes chegam atravs do sangue e os capilares apresentam uma importante funo neste processo. Observe: PH (Presso hidrosttica) alta no incio dos capilares, isto permite a expulso de gua e conseqentemente de nutrientes e gases

Ao final do processo a presso osmtica alta, isto porque as protenas no extravasaram os capilares. Neste caso, no final dos capilares o meio se torna hipertnico e ocorre a entrada de gua, levando resduos e gs carbnico.

ANATOMIA DO SISTEMA CIRCULATRIO


TRIO DIREITO Valva tricspide VENTRCULO DIREITO TRIO ESQUERDO Valva bicspide ou mitral VENTRCULO ESQUERDO As valvas tricspide e bicspide impedem o retorno do sangue do ventrculo para o trio.

Observaes: 1. O trio e o ventrculo so formados por msculos denominados de miocrdio. Os ventrculos apresentam um miocrdio mais desenvolvido pois se contraem com maior fora. 2. O msculo cardaco irrigado com nutrientes e gs pelas artrias e veias coronrias. 3. A valva semilunar artica e pulmonar impedem o retorno do sangue ao ventrculo.

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATRIO

PEQUENA CIRCULAO E GRANDE CIRCULAO

CICLO CARDACO

TRIO DIREITO O sangue chega ao trio direito pela veia cava inferior e superior (circulao sistmica), sendo este sangue denominado de venoso.

VALVA TRICSPIDE Atravs da contrao do trio a valva se abre, permitindo a passagem do sangue para o ventrculo direito.

VENTRCULO DIREITO Ao se contrair fechase valva tricspide e abre a valva semilunar pulmonar, indo o sangue para os pulmes.

TRIO ESQUERDO Recebe o sangue arterial vindo do pulmo, atravs das veias pulmonares. Ao se contrair permite a passagem do sangue arterial para o ventrculo esquerdo.

VALVA MITRAL OU BICSPIDE Atravs da contrao do trio a valva se abre, permitindo a passagem do sangue para o ventrculo esquerdo.

VENTRCULO ESQUERDO -

Ao se contrair permite o fechamento da valva mitral e a abertura da valva semilunar artica e o sangue seguem para o corpo (circulao sistmica).
Obs: A abertura e fechamento das vlvulas ocorrem por diferenas de presso entre trio e ventrculo.

ESTMULOS ELTRICOS PARA O CICLO CARDACO

A sstole estimulada por impulsos eltricos gerados pelo n sino - atrial ou sinusal, denominado de marcapasso, sendo localizado na regio posterior do trio direito.

N SINUSAL O estmulo contrai os trios N TRIO VENTRICULAR neste caso parte dois feixes denominados de Feixes de Hiss FIBRAS DE PURKINGE penetram no miocrdio estimulando a contrao ventricular.

CONTROLE DO CICLO CARDACO

O Sistema Nervoso Autnomo Controla os batimentos cardacos. 1. TAQUICARDIA Nervos cardacos (sistema nervoso simptico) ADRENALINA N sinusal Aumenta os batimentos cardacos. 2. BRAQUICARDIA Nervo Vago (Pneumogstrico) (sistema nervoso parassimptico) ACETILCOLINA N sinusal diminuio dos batimentos cardacos

You might also like