You are on page 1of 13

DOS ATOS PROCESSUAIS

- Classificao: atos do juiz: sentenas (que podem ser terminativas ou definitivas): art. 267 ou 269 decises interlocutrias: deciso judicial no vocacionada a dar fim a discusso judicial; despachos: Dizem respeito, apenas, ao andamento normal do processo. Mesmo no causando gravame parte.

atos dos auxiliares da justia:


Atos ordinatrios: O 4 do art. 162. (atos de documentao; atos de comunicao e atos de logstica, que importam numa verdadeira assessoria ao juiz. Ex: recebimento e depsito de valores entregues pelas partes.

atos das partes:


postulatrios: neles, se requer ao magistrado uma providncia certa dispositivos: as partes apenas expressam uma manifestao de vontade, que depender, todavia, de homologao do juiz (ex: desistncia de um recurso); instrutrios: visam a comprovao dos fatos alegados, com o fito de obter-se a sentena favorvel);

Forma dos atos


A lei exige a utilizao do vernculo, (art. 156). A lei n. 9.800, de 26.05.1999, que veio a expressamente permitir que as partes utilizem fac-smile ou outro similar (ex: correio eletrnico), para a prtica de atos processuais que dependam de petio escrita (art. 1). Em 2006, inovou-se permitindo a realizao dos atos e a comunicao dos atos, mediante meio eletrnico, inclusive a assinatura do Juiz;

Tempo e lugar dos atos


Se realizam entre 06h e 20h. A citao e a penhoram podem ocorrer em outros horrios desde que autorizado judicialmente. Durante as frias e feriados no se realizam atos, exceto produo antecipada de provas e atos urgentes (citao para evitar perecimento de direito, arresto, seqestro e etc.). Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas: I - os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento; II - as causas de alimentos provisionais, de dao ou remoo de tutores e curadores, bem como as mencionadas no art. 275; III - todas as causas que a lei federal determinar.

PRAZOS PROCESSUAIS
Classificao: prazos legais e judiciais: prazos prprios e imprprios: prazos dilatrios e peremptrios Contagem: Incio e fim dos prazos processuais: termo a quo e termo ad quem Regras: Excluso do incio e cmputo do dia final (art. 184 do CPC); Incio do prazo sempre no primeiro dia til subseqente intimao; Continuidade: fluncia. Prazo em qudruplo para contestar e dobro para recorrer (Fazenda Pblica e MP) Prazo em dobro para todos os atos no caso de litisconsortes com diferentes procuradores.

COMUNICAO DOS ATOS


Citao:ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender. essencial para a validade do processo; Se faz pela comunicao pessoal da existncia da ao, convocando-o a apresentar defesa.Pode acontecer em qualquer lugar em que se encontre o ru. Salvo casos excepcionais a lei processual veda a citao do ru que se encontre em circunstancias especiais: assistindo culto; parente do morto (07 dias); aos noivos (03 dias) e aos doentes. Os militares e dementes tem procedimento especial. O comparecimento espontneo do ru supre o vcio da citao.

Espcies de Citao
Pessoal: certa a cincia do ru. Por correio: meio padro exceto nas aes de estado, quando for ru incapaz, quando for r pessoa de direito pblico,quando o autor requerer de outra forma e etc. Encaminha-se carta registrada. Com a juntada do recibo de entrega aos autos, abre-se o prazo para contestao. Por oficial de justia: quando frustrada por correio, quando a parte requer. Ocorre mediante a leitura do mandado e entrega da contra-f, certificada.

Espcies de Citao
Ficta: Citao por hora certa: O oficial por trs vezes procura o ru, no logra encontr-lo e suspeita da sua ocultao. Nesse caso intima familiar, volta em horrio delimitado e procede a citao. Citao por Edital: quando for desconhecido ou incerto o ru, quando for ignorado, incerto ou inacessvel seu endereo. O edital ser publicado, em rgo oficial e duas vezes em jornal local. O no comparecimento do ru importa revelia e na nomeao de um curador especial para defende-lo.

Efeitos da citao
Torna prevento o juiz; induz a litispendncia; estabiliza o feito; torna litigiosa a coisa, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio (com efeitos retroativos)

Intimao
Comunica os demais atos do processo. a) Por publicao no rgo oficial; b) Por correio (onde no houver rgo de publicao de atos oficiais e tendo o intimando domicilio fora da sede do juzo; c) Pessoalmente (nas comarcas em que no haja disponvel rgo de publicao de atos oficiais e o advogado tiver domicilio na comarca) Ou na pratica de atos personalssimos da parte d) Em cartrio ou na prpria audincia

Das cartas
Cartas de ordem; Cartas precatrias: solicita a realizao de um ato fora da comarca de competncia do julgador; Cartas rogatrias: solicita a realizao de um ato processual fora da jurisdio brasileira. Para que o Brasil cumpra ato solicitado pro outro pas mediante rogatria, esta dever passar por procedimento estipulado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justia.

Das nulidades
Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretao desta no pode ser requerida pela parte que Ihe deu causa. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras, que dela sejam independentes.

Da Distribuio e Registro
Onde exista mais de um Juiz e mais de um escrivo, com a mesma parcela de competncia, realiza-se a distribuio mediante sorteio. Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza: (I) - quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outra j ajuizada; (II) - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda; (III) - quando houver ajuizamento de aes idnticas, ao juzo prevento. Ser cancelada a distribuio do feito que no tenha sido preparado.

You might also like