You are on page 1of 25

TICA e MORAL

Prof. esp. Leonardo Costa E-mail: correioleo@gmail.com Skype: correioleo1 Blog: http://blogs.d24am.com/terrasemlei/

Moral, Amoral e Imoral No-moral?

Reflitamos

Certa vez, Oscar Wilde disse: a arte no moral nem imoral, mas amoral!

DEFINIO DE TICA E DE MORAL

tica vem do grego e moral vem do latim, ambas tm sentido prximo a uma palavra da nossa lngua chamada costume

Morfologia
tica (gr. ethos) A palavra tica, vem do grego: ethos que quer dizer: reflexo a respeito das noes e princpios que fundamentam a vida moral. campo terico. tica uma reflexo terica que analisa e critica ou legitima os fundamentos e princpios que regem um determinado sistema moral (dimenso prtica). - o modo de ser, o carter

Morfologia
Moral (lat. mores) quer dizer: o conjunto de normas e regras destinadas a regular as relaes dos indivduos numa sociedade dada = costume Campo prtico comportamento propriamente dito da pessoa em suas relaes no cotidiano. A moral define o que permitido e proibido, justo e injusto, lcito e ilcito, certo e errado. Costume e Carter - comportamento adquirido ou conquistado - hbito

Morfologia
A palavra moral pode ser um substantivo masculino ou feminino. como na frase: preciso saber que h diferena entre a moral dos chineses e dos brasileiros.

Assim
errado, portanto, falar que os jogadores esto com a moral baixa. A frase chega a ser ofensiva, pois pode significar que a prtica de bons costumes dos jogadores que vai mal.

Ento o que moral?


Moral sempre diz respeito conduta e, portanto, sucetvel de avaliao.

Os dicionrios ensinam que a moral a parte da Filosofia que trata de bons costumes e dos deveres de cada um perante a sociedade
Hegel usava a expresso cincias morais, que so as cincias do esprito.

Caractersticas
Moral no tem qualquer contedo filosfico . - apenas o que as pessoas fazem e pensam - Criada pelos diferentes grupos humanos J a tica disciplina que analisa esses comportamentos e crenas, para determinar se eles so aceitveis ou no Tem a ver com a essncia do Ser

Caractersticas...
Est presente: em todas as religies e filosofias. em nossos pensamentos, nas coisas que dizemos, que escrevemos, que fazemos, ... No tm validade universal. So inerentes condio humana, isto , no estariam presentes no mundo no-humano.

Cincias do esprito
o que est de acordo com os bons costumes e regras de conduta; conjunto de regras de conduta proposto por uma determinada doutrina ou inerente a uma determinada condio. Moral tambm classificada como o conjunto dos princpios da honestidade e do pudor. Da este termo ser to utilizado em mbito social, principalmente no poltico!

Moral Fenmeno social particular, sem o compromisso com a universalidade.


costumes, hbitos, comportamentos dos seres humanos, as regras de comportamento adotadas pelas comunidades.
normas, princpios, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivduo no seu grupo social. Regulao dos valores e comportamentos considerados legtimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religio, tradio cultural etc.

Por isso a tica a reflexo filosfica sobre a moral ou conhecimento ou a cincia do comportamento moral.

Para que serve?


Orientam as pessoas no momento de suas escolhas. Permitem distinguir os comportamentos desejados e bons dos indesejados e maus.

Concluso:
Assim, o que Oscar Wilde quis dizer que a arte no tem senso do que seja moral, por isso, para alguns, tudo o que visto no causa assombro, est dentro dos costumes. J para outros, dependendo do que se v, ultrajante e indecente!

Como funciona isso no Trabalho?


Assdio Moral: a exposio dos trabalhadores a situaes humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exerccio de suas funes. EX.: Algum manda voc: executar tarefas sem importncia; Retira seus instrumentos de trabalho: telefone, computador, mesa; Insinua e faz correr o boato de que voc est com problema mental ou familiar; Fora voc a pedir demisso.

FOFOCA
Os sbios falam porque tm algo a dizer. Os tontos falam porque precisam dizer algo. Plato Rede informal de Comunicao: rdio-peo, rdiocorredor; Informaes sobre os ltimos acontecimentos da empresa: promoes, demisses, chefia,...

Intrigas e boatos.

Fofoqueiro Puxa-saco
A pior combinao que pode existir num ambiente de trabalho o fofoqueiro puxa-saco. Em algumas empresas, o puxa-saco tem status hierrquico, tendo o poder de criar, inventar e distribuir as fofocas de acordo com seus interesses ou dos interesses de quem protege. A fofoca do puxa-saco distribuda como se fosse um memorando da diretoria. Tem origem e destinatrio certos, o campo do assunto preenchido de maneira bem clara e o texto normalmente curto e grosso.

RAOI X DO PUXA-SACO

Escola no depsito de gente!


Paulo Roberto Padilha (2004) juntar crianas em sala de aula no lhes garante o ensino, no lhes garante Escola cumprindo o seu papel, no lhes garante aprendizagem e, portanto, no lhes garante desenvolvimento.

E com os alunos?
Todo aluno especial; Contedo significativo; Os conhecimentos dos diferentes tipos de necessidades especiais de cada aluno; material adequado; Respeito o aluno.

Respeite seu aluno


No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta: - Quantos rins ns temos? - Quatro! Responde o aluno.

- Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos. - Tragam um feixe de capim, pois temos um asno na sala. Ordena o professor a seu auxiliar. - E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era Aparcio Torelly (1895-1971), o 'Baro de Itarar'. Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audcia de corrigir o furioso mestre: - O senhor me perguntou quantos rins 'NS TEMOS'. 'NS' temos quatro: dois meus e dois seus. 'NS' uma expresso usada para o plural.Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

Moral da Histria
A VIDA EXIGE MUITO MAIS COMPREENSO DO QUE CONHECIMENTO.

s vezes os mestres, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os alunos... E haja capim!!!

OBRIGADO!

You might also like