You are on page 1of 27

IMUNOLOGIA

DOS TRANSPLANTES

Imunidade dos transplantes


A substituio de rgos doentes por um transplante de tecido saudvel tem sido um objetivo na medicina. A idia original nasceu da compreenso de que era possvel curar muitas doenas atravs de transplantes.

Imunidade dos transplantes

Transferncia de clulas tecidos rgo


De um local para outro

ENXERTO

Barreiras aos Transplantes


Autotransplante Isotransplantes Tolerncia

Alotransplantes
Xenotranplantes Rejeio

Bases imunolgicas da rejeio MHC e


HLA
O sucesso de qualquer transplante est na capacidade de controlar a resposta imune, permitindo a adaptao do transplante e evitando a sua rejeio. Os principais genes responsveis pelo reconhecimento de antgenos externos, o complexo de histocompatibilidade maior (MHC), esto localizados no brao curto do cromossoma 6. Nos seres humanos, estes genes codificam vrias protenas da superfcie da membrana celular. Estes aloantignios so conhecidos como antgenos de leuccitos humanos (HLA Human leukocyte antigens) e o seu elevado polimorfismo permite ao sistema imunitrio reconhecer antgenos self e non-self. Os genes MHC podem ser divididos em duas classes:

Bases imunolgicas da rejeio MHC e


HLA
O sucesso de qualquer transplante est na capacidade de controlar a resposta imune, permitindo a adaptao do transplante e evitando a sua rejeio. Os principais genes responsveis pelo reconhecimento de antignios externos, o complexo de histocompatibilidade maior (MHC), esto localizados no brao curto do cromossoma 6. Nos seres humanos, estes genes codificam vrias protenas da superfcie da membrana celular. Estes aloantignios so conhecidos como antignios de leuccitos humanos (HLA Human leukocyte antigens) e o seu elevado polimorfismo permite ao sistema imunitrio reconhecer antignios self e non-self. Os genes MHC podem ser divididos em duas classes:

Por outro lado, os MHC de classe II (HLA-DR, HLA-DP e HLA-DQ) apenas se encontram em clulas que apresentam antgenos (APC antigen-presenting cells) como os linfcitos B, macrfagos e clulas dendrticas. Pensa-se que os MHC de classe II so os que desempenham o papel predominante na resposta imunitria inicial a antgenos de tecidos transplantados. Ao entrarem em contacto com um antgeno non-self, os HLA de classe II activam os linfcitos TH (helper ou CD4+) que, por sua vez, sofrem uma expanso clonal atravs da produo de citocinas reguladoras.

IMUNOLOGIA DO TRANSPLANTE ALOGNICO


1. Reconhecimento dos aloantgenos

O reconhecimento de clulas transplantadas como prprias ou estranhas determinado por genes:


polimrficos Herdados de ambos os pais e expressos de maneira co-dominante.

Molculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) so responsveis por quase todas as reaes de rejeio.

Reconhecimento direto e indireto de aloantgenos

Reconhecimento Direto

Mecanismos da Rejeio de Aloenxertos

Rejeio hiperaguda caracteriza-se pela ocluso trombtica da vasculatura do enxerto que se inicia minutos ou horas aps anastomose entre os vasos sangneos do hospedeiro e do enxerto, e mediada por anticorpos pr-existentes na circulao do hospedeiro que se ligam aos antgenos endoteliais do doador.

Rejeio aguda um processo de leso vascular e parenquimatosa mediada por clulas T e anticorpos que geralmente se inicia aps a primeira semana de transplante. A necrose da parede do vaso com inflamao aguda caracteriza esse tipo de rejeio.
Rejeio crnica caracterizada por fibrose e anomalidades vasculares, com perda da funo do enxerto ocorrendo durante um perodo prolongado. Pode se desenvolver em qualquer enxerto vascularizado entre 6 meses e um ano.

Preveno e Tratamento de Rejeio de Aloenxertos

A imunossupresso a principal abordagem para a preveno e o tratamento da rejeio de transplantes. Drogas imunossupressoras que inibem ou destroem os linfcitos T so o principal regime de tratamento para a rejeio de enxertos.

No transplante humano, a principal estratgia para reduzir a imunogenicidade de enxertos tem sido minimizar as diferenas aloantignicas entre o doador e o receptor.
Para evitar uma rejeio hiperaguda, os Ag dos grupos sanguneos ABO do doador do enxerto so selecionados para serem idnticos aos do receptor.

Preveno da rejeio
Provas Cruzadas (Cross-Match) Previne, principalmente, a Rejeio hiperaguda e a aguda acelerada. Tipagem tecidual (Determinao dos antgenos HLA do doador e do receptor) Permite selecionar os pares Receptor-Doador histocompatveis. Imunossupresso inespecfica Pode controlar as reaes de rejeio. Imunossupresso especfica Reduz as respostas anti-enxerto sem aumentar a susceptibilidade s infeces.

Transfuses sangneas
As transfuses sangneas so realizadas para substituir o sangue perdido por hemorragias ou para corrigir defeitos causados pela produo inadequada de clulas sangneas, que podem ocorrer em diversas doenas Toda transfuso de sangue deve respeitar as compatibilidades entre os grupos do sistema ABO.

Transplante de Medula ssea


Clinicamente, o transplante de medula-ssea pode ser usado para tratar defeitos adquiridos apresentados pelo sistema hematopotico ou pelo sistema imunolgico, uma vez que clulas sangneas e linfcitos se desenvolvem de uma clula tronco comum.

Transplante de Medula ssea


A medula ssea um tecido macio e gorduroso, localizado no interior dos ossos, que produz clulas sangneas (eritrcitos, leuccitos e plaquetas). Os eritrcitos carregam oxignio ao longo do corpo. Os leuccitos protegem contra infeces. As plaquetas ajudam na coagulao do sangue.

Transplante de Medula ssea


Com o paciente acordado e livre de dores (sob anestesia local), a medula ssea removida da parte superior do osso do quadril (crista ilaca). A medula ssea filtrada, tratada e transplantada imediatamente. Outras vezes, congelada e armazenada para uso futuro. A medula ssea ento transfundida atravs de uma veia (acesso IV). Ela se transporta naturalmente de volta para as cavidades sseas intencionadas, onde cresce rapidamente, substituindo a medula ssea antiga.

Transplante de Medula ssea


Os transplantes de medula ssea prolongam a vida de pacientes que, do contrrio, poderiam morrer. Assim como ocorre com a maioria dos transplantes de rgos importantes, no entanto, difcil encontrar doadores de medula ssea, e o custo da cirurgia bastante elevado. O doador geralmente um irmo ou irm com tecido compatvel. Quando mais irmos ou irms o paciente tiver, maiores so as chances de encontrar um doador compatvel. O perodo de hospitalizao de 3 a 6 semanas. Durante esse tempo, o paciente fica isolado e sob monitorizao rigorosa, em virtude do risco maior de contrair infeces. Um acompanhamento cuidadoso necessrio de dois a trs meses depois da alta hospitalar. O sistema imune leva de 6 meses a 1 ano para se recuperar completamente desse procedimento. Atividades relativamente normais so retomadas aps a autorizao mdica.

You might also like