You are on page 1of 25

Preveno de Incndio e Exploso.

Introduo ao Pensamento Sistmico


complexo desorganizado Especialistas confusos isolados da realidade tm viso segmentada

Mundo

O que fazer?
Opo 1: fixar-se na prpria vida e ignorar o resto. conseqncias: o Mundo pode invadir o seu mundo; nas decises profissionais; nas decises pessoais; nas decises familiares; nas decises tcnicas.

Aron Lopes Petrucci

1/25

Preveno de Incndio e Exploso.


Opo 2: compreender o mundo minha volta: Como? No possvel tornar-se especialista em todos os assuntos! Existe uma forma de sair da armadilha:

Pensamento Sistmico
ser mais fcil compreender novos assuntos; por que? as regras bsicas sobre sistemas so as mesmas para sistemas biolgicos, sociais, tcnicos, de segurana, de Engenharia, etc... entender melhor situaes novas e complexas; por que? Desenvolve abordagem multidisciplinar e a chance de buscar respostas em conceitos de disciplinas bastante diversas daquela que capitaneia o problema em questo;

Aron Lopes Petrucci

2/25

Preveno de Incndio e Exploso. Pensamento Sistmico (cont.)


sugerir estratgias eficazes para mudar o mundo a sua volta; por que? Ajuda a descobrir os pontos de alta alavancagem, ou seja, os pontos mais eficientes de ao. desenvolver viso prpria e abrangente do mundo; por que? Auxilia a juntar os conhecimentos adquiridos nas vrias escolas, disciplinas, e experincias pessoais, em um todo que faa sentido. O enfoque sistmico pode ajud-lo em todos os setores de sua vida, embora no se trate de nenhum tipo de sistema de auto-ajuda, mas de uma tcnica organizada para apoiar o estudo de objetos complexos.

Aron Lopes Petrucci

3/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Viso analtica: dividir as coisas em seus componentes e estud-los separadamente. Este enfoque tem dado bons resultados em biologia, qumica e fsica, mas, se levado ao extremo...

Reducionismo (... as coisas nada mais so que a soma de suas partes.) O reducionismo pode conduzir a concluses ilgicas, como a de que, um rato, vivo e saltitante a mesma coisa que um tubo de ensaio contendo todos os produtos qumicos que formem o ratinho.

Aron Lopes Petrucci

4/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Esse reducionismo levou ao isolamento das vrias cincias, cada qual com seu vocabulrio prprio, prticas prprias, enclausurada em seu prprio gueto. No incio da dcada de 20, alguns cientistas buscam quebrar esse isolamento, fazendo estudo sobre seus prprios padres, e a maneira como seus sistemas estavam organizados e fizeram uma descoberta: Todos os sistemas apresentam as mesmas regras gerais de organizao.

Teoria Geral dos Sistemas.


interligar problemas grandes e confusos que no se encaixam em nenhuma especialidade. contribuies: permite construir uma viso clara do ambiente em que se est inserido sem gastar anos para conhecer todos os detalhes de todos os assuntos.

Aron Lopes Petrucci

5/25

Preveno de Incndio e Exploso. A idia de sistema

Pensamento Sistmico

um conjunto de partes que interagem para funcionarem como um todo. Exemplo: sistema de alimentao de um carro: tanque de combustvel; bomba; filtro; tubulao e braadeiras; regulador de presso; bicos injetores; sensores diversos; central de comando (ECM); Montados corretamente alimentam o motor do veculo, dentro de uma caixa, no estoque da montadora, no alimentam motor algum. Ou seja, para que um sistema desempenhe sua funo, deve estar com todas suas partes e precisamente organizado.

Aron Lopes Petrucci

6/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Se uma coisa feita por um certo nmero de partes, sem organizao precisa, temos um monte, e no um sistema. Comparao: um monte de areia se for alterada a posio de cada gro de areia, essencialmente, no h mudana na natureza do monte; se for acrescentado a esse monte, outro monte igual, teremos um monte maior; se voc dividir o monte de areia em vrias partes pequenas, ter vrios montes menores;

uma vaca

se for alterada as posies de cabea, patas, rabo, etc. teremos um monstro e no mais uma vaca; se for acrescentado vaca, outra vaca, teremos duas vacas, e no uma vaca maior; se a vaca for dividida em partes pequenas teremos um churrasco, e no vrias vacas menores.

Aron Lopes Petrucci

7/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Uma questo: se as peas de um sistema agem juntas, como uma nica unidade, no poderia este sistema ser, de fato, uma das peas de um sistema maior?

Sim, e certamente o . Nesse caso, o sistema menor chamado de subsistema.

De fato, essa relao sobre a qual um sistema subsistema de um sistema maior, segue desde uma simples partcula sub-atmica at o Universo como um todo.

Aron Lopes Petrucci

8/25

Preveno de Incndio e Exploso.


Universo Estado Galxia Comunidade Local Sistema Solar Indivduo Planeta Terra

Pensamento Sistmico

Ncleo da clula

Molcula
tomo Partcula subatmica Como no se pode compreender o Universo de uma s vez, deve-se limitar o campo de estudo.

Sistema Nervoso
Ecossistema Crebro Civilizao Mundial Neurnio Nao

Aron Lopes Petrucci

9/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

na realidade a lista anterior incompleta, pois cada sistema acima combina com sistemas do mesmo nvel para formar sistemas maiores: Exemplo: nutrons, prtons e eltrons forma tomos; tomos de carbono e de Hidrognio formam carbohidratos; carbohidratos + protenas+lipdios formam clulas, e assim por diante. Ento, por que a Natureza no faz partculas maiores ao invs de partir de partculas sub-atmicas para formas galxias?

Porque um sistema formado por unidades menores mais estvel que uma nica unidade maior.

Aron Lopes Petrucci

10/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Exemplos: tomos quanto maiores so mais instveis (Urnio, Plutnio, etc...); uma clula muito grande no conseguiria respirar e se alimentar de forma eficiente; animais gigantescos teriam srias dificuldades de sobreviver no ambiente (dinossauros); um grupo de 5 pessoas consegue trabalhar como equipe, mas um grupo de 500 dificilmente conseguiria fazer algo juntos sem se dividir em equipes. Seria somente um bando, uma horda, a no ser que seja criado um ou mais sistemas de organizao de nvel mais elevado.

Mesmo que fossem possveis sistemas primrios gigantescos, ainda assim mais simples a utilizao de sistemas de nvel mais elevado, pis haveria reduo no nmero de especificidades e de regras.

Aron Lopes Petrucci

11/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Mas, por que sistemas menores so mais estveis? Qual a relao que se pode fazer entre tamanho e estabilidade? Retornando definio de sistema:
um conjunto de partes que interagem para funcionarem como um todo. Se uma parte tem influncia sobre o todo, ento o todo tem influncia sobre cada parte.

entrada
(nervos)

crebro

msculos feedback

bicicleta

sada

Aron Lopes Petrucci

12/25

Preveno de Incndio e Exploso.


Ciclos de feedback

Pensamento Sistmico

Todos os sistemas estveis tm essa habilidade de lidar com feedbacks negativos. Na verdade, ciclos de feedback negativo ocorrem em diversos sistemas de nossa vida, como: geladeira, aquecedor (termostatos), etc... relaes sociais (namoro, teste de limites dos adolescentes...) lei da oferta e da procura. Termostato
ar condicionado temp. do ar

termostato

Aron Lopes Petrucci

13/25

Preveno de Incndio e Exploso.


Equilbrio ecolgico
aumento das presas No. de presas

Pensamento Sistmico

nmero de ataques

diminuio dos predadores

aumento de predadores

Sistemas de rastreamento
So sistemas que buscam um alvo mesmo quando este muda de direo: mssil rastrea o avio inimigo mesmo quando este foge; morcego rastrea o inseto voador; empresas rastream as mudanas de hbito dos clientes; So os ciclos de feedback buscando alvos mveis.

Aron Lopes Petrucci

14/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Sistemas ativos: tm capacidade de auto-estabilizao, ou seja, do resposta ativa a mudanas. para acionar uma resposta ativa necessrio o uso de energia (dinheiro, tempo, trabalho, etc...); a maior parte das coisas vivas devem se manter em atividade para no morrerem (ou seja, o sistema deve estar ativo para no se desagregar); quanto mais complexo o sistema, maior o gasto de energia para se manter ativo; (ex. minhoca X vaca);

Limites dos sistemas: todo sistema somente pode manter sua estabilidade se: a) tiver energia suficiente para permanecer ativo; b) o feedback ocorrer em tempo e intensidade suficientes

Aron Lopes Petrucci

15/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Sistemas livres: no tentam evitar as mudanas, apenas respondem a estas com o objetivo de manter o alvo. geralmente mais baratos e mais resistentes a mudanas; a tentativa de enrijecer sistemas livres costuma causar mais prejuzo que lucro (inimizado, conflitos, etc...)
Tempo de reao: o tempo que o ciclo de feedback leva para se completar. Todo ciclo de feedback possui limite no tempo de reao. Se a mudana for mais rpida que o tempo de reao o sistema, no se estabiliza. Antecipao: a capacidade de efetuar correes baseado em alarmes prvios do problema, antes que os mesmos ocorram de fato. Essa caracterstica depende: a) da sensibilidade; b) da capacidade de interpretar as informaes dos sentidos; Ex: mordida do mosquito X mordida do tigre;

Aron Lopes Petrucci

16/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

Sistema contra-intuitivos: muitas vezes o ciclo de feedback negativo (cfn) produz comportamento que parece contrrio ao bom senso. jamais tente consertar isso interferindo no mecanismo de controle, interfira sim na maneira como as partes do sistema interagem. fundamental entender como o sistema funciona, com seus subsistemas. Sistemas escondidos: em um sistema costumam existir subsistemas escondidos, de difcil compreenso., Precisamos descobrir tais sistemas e entender como operam. Ex. As interligaes entre o livre comrcio e a estabilidade econmica. Vulnerabilidade dos sistemas: os sistemas so vulnerveis a coisas que interferem no mecanismo de feedback. (p.e. dirigir alcoolizado); s vezes esta vulnerabilidade pode ser utilizada quando se deseja alterar o sistema.

Aron Lopes Petrucci

17/25

Preveno de Incndio e Exploso.


Enfoque sistmico:

Pensamento Sistmico

Estudar cuidadosamente os sistemas para encontrar os cfn, como funcionam e onde so vulnerveis.

Solues sistmicas costumam ser indiretas e difceis mas tm maior probabilidade de xito.

Aron Lopes Petrucci

18/25

Preveno de Incndio e Exploso.


28 regras de ouro para lidar com sistemas

Pensamento Sistmico

1 - Tudo est conectado a todo o resto: portanto, qualquer mudana em uma nica pea afetar, em maior ou menor intensidade, todas as outras. 2 - jamais se pode fazer uma coisa isoladamente: ou seja, as aes sempre trazem conseqncias que iro requerer novas aes. 3 - No h retorno: ou seja, no possvel desfazer o que foi feito de forma completa, sempre ficar algum tipo de influncia ou marca. Como diria o poeta: ...nada do que foi ser do jeito que j foi um dia...; 4 - NEECCDG - No existe essa coisa chamada de graa: as solues baratas acabam ficando mais caras a longo prazo. Sempre existe algum custo em algum lugar, uma forma de ressarcimento, ou indireta de preo a ser pago por algo que parecia de graa.

Aron Lopes Petrucci

19/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

5 - A Natureza sbia: Suspeite de propostas que visam eliminar qualquer coisa que parea intil. Ser que a fbrica do seu carro iria gastar tempo e dinheiro para colocar aquela pea que seu mecnico acha intil e pretende eliminar? 6 - No o que voc sabe que te machuca, mas o que voc no sabe: cuidado com as falsas certezas. Quando temos certeza de algo costumamos relaxar e no checar mais aquilo fechando os olhos para sua falsidade. Fazemos mais estragos atuando sobre falsas certezas do que quando temos conscincia da dvida. 7 - Solues bvias causam mais danos que benefcios: as solues bvias, de fonte externa ao sistema, disparam o cfn do mesmo que tenta negar a alterao. Se voc insiste com muita fora e por muito tempo, acaba quebrando o sistema. 8 - Procure os pontos de alavancagem: freqentemente existem alguns pequenos pontos de grande alavancagem. Procure o Herbie.

Aron Lopes Petrucci

20/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

9 - Nada cresce indefinidamente: sempre existem limitadores para curvas de crescimento. Somente na Matemtica essas curvas crescem para sempre, na prtica. Lembram-se da Teoria de Maltus? 10 - No lute contra a ao externa, apoie o feedback negativo: no lute contra as pragas, apoie seus predadores. No pregue o medo do inferno, mas as maravilhas do cu. 11 - No tente controlar os jogadores, mude as regras do jogo: Se o sistema tenta fazer escolhas no lugar das pessoas estas iro burlar o sistema, no entanto, se o sistema apresentar vantagens, as pessoas faro as escolhas nesta direo. 12 - No estabelea regras que no possam ser cumpridas: quando h leis que no pegam, porque no h como serem cumpridas, todo o sistema de regras fica prejudicado, criando-se desrespeito, violaes e corrupo. (ex. Lei Seca).

Aron Lopes Petrucci

21/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

13 - No existem solues simples: os sistemas reais so muito complexos e exigem planejamento e reflexo sobre as conseqncias de cada ao. Pessoas que dizem: tudo que voc tem a fazer .......e tudo sair perfeito, geralmente so ignorantes no assunto ou mal intencionadas. 14 - No suficiente ter boas intenes: boas intenes so necessrias mas no suficientes. necessrio, junto com o corao, usar a razo para tentar conhecer profundamente o sistema e ter viso clara do estrago que determinada ao pode causar.

15 - A moralidade depende de uma boa profecia: ou seja, no se pode julgar uma ao como boa ou ruim se no se tem condio de prever o que esta acarretar, caso contrrio se cair na frase: fao o mal que no quero e no fao o bem que quero. 16 - Se voc no conseguir tornar as pessoas ato-suficientes sua ajuda ter sido mais malfica que benfica: cuidado com as meias-medidas: se me der um peixe terei comida por um dia, se me ensinar a pescar terei comida para a vida toda Aron Lopes Petrucci 22/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

17 - No existem respostas finais: como nenhum sistema realmente estvel, so os adaptveis e no os adaptados que sobrevivem. 18 - Toda soluo provoca novos problemas: o automvel resolveu o problema da poluio causada pelos cavalos e criou o problema da poluio do ar. 19 - Os sistemas livres so geralmente melhores: os sistemas livres parecem desorganizados, caticos e cheios de desperdcios, mas a longo prazo so mais estveis, flexveis e eficientes que os sistemas arrumados. Os sistemas arrumados gastam muita energia para manter controles estritos e tm baixa adaptabilidade a novos meios. 20 - No fique confuso com os ciclos do sistema: tenha pacincia e conscincia de que alguns ciclos podem ser longos. As pessoas tendem a projetas aquecimentos econmicos e recesses em linhas retas, como se todo o futuro da para frente no fosse mais cclico.

Aron Lopes Petrucci

23/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico 21 - Lembre-se do meio termo de ouro: Quando as pessoas enfrentam um srio problema, aplicam muita energia para resolv-lo e, s vezes, no percebem que hora de parar, pois o problema j foi resolvido. ex. o homem que, tendo problemas financeiros no incio do casamento, enterrou-se no trabalho para sustentar a famlia. Aps a estabilidade financeira, continuou enterrado no trabalho e acabou ficando sem famlia.

22 - Cuidado com o meio termo vazio: o caso de ficar encima do muro, e no tomar nenhuma deciso, ou ainda tomar um pouco de cada deciso. Este medo de errar exagerado a certeza do erro. 23 - No se transforme em um sapo cozido: alguns sistemas podem reagir a mudanas grandes mas no s pequenas. Isso faz que o sistema morra sem perceber o problema. 24 - Preste ateno aos limites: alguns sistemas parecem robustos, e so, no entanto sucessivas cargas limites levam os mesmos a romperem sob esforos triviais, o que arranca admirao, mas nada mais que a fadiga de um limite mal observado

Aron Lopes Petrucci

24/25

Preveno de Incndio e Exploso.

Pensamento Sistmico

25 - A competio geralmente cooperao fingida: freqentemente competidores esto de fato cooperando para que o jogo continue: partidos polticos na democracia, jogadores de xadrez, negociantes, etc... 26 - Fronteiras ruins produzem governos ruins: a rea afetada por um problema deve estar sob a jurisdio de quem a autoridade para resolv-lo. Dever haver proporcionalidade entre responsabilidade e autoridade. 27 - Cuidado com a tragdia dos comuns: isso ocorre quando um subsistema que compe o sistema recebe uma parte dos recursos que seja desproporcional sua cooperao para o sistema. A soluo dividir o recurso comum ou limitar acesso a ele. 28 - Preveja sempre que os ganhos sero de longo prazo: a soluo para os problemas levam tempo. Se demorarmos muito para atacar um problema este pode ficar to grande que passe do ponto de crise e destrua o sistema.

Aron Lopes Petrucci

25/25

You might also like