You are on page 1of 17

FACULDADE ATENAS MARANHENSE

Leila Ester Izar 6 perodo

1.1 Tema
Formao de Pessoas 1.2 Ttulo

Efeitos da capacitao de mo-de-obra local para um segmento de trabalho inexplorado em uma regio
1.3 Autor Leila Ester Izar 1.4 Orientador Prof. Adlia Solange Soares Diniz

Foco em capacitao profissional Competitividade x escassez Realidade local: polo comercial Instalao de novo empreendimento Programa de formao de colaboradores Analise de efeitos

De que maneira a formao de pessoas, para um empreendimento industrial, pode contribuir para o desenvolvimento econmico e social de uma cidade que, at ento, explorava apenas o segmento comercial?

Estimulo a diversidade profissional atravs da ampliao dos segmentos de formao tcnica e superior locais; Abertura industrial para outras empresas do ramo fabril, proporcionando desenvolvimento econmico regional; Valorizao territorial das zonas perifricas da cidade prximas ao plo industrial devido aos colaboradores migrantes das cidades adjacentes.

5.1 Geral
Analisar os efeitos de um programa de formao de pessoas para o segmento industrial em uma regio voltada para o comrcio.

5.2 Especficos
Verificar os procedimentos prvios adotados pelos empregadores do programa de formao de pessoas para a rea industrial na cidade de Imperatriz; Conhecer os mtodos utilizados para o envolvimento dos futuros colaboradores no processo de capacitao profissional; Apurar os resultados obtidos aps a integrao da mo-de-obra local capacitada e empregada no novo segmento de negcios da regio.

Segundo Boog (1999) o treinamento a educao profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exerccio de um cargo. Pode ser aplicado a todos os nveis e setores da empresa.

Vargas (1996, p. 126) considera que: [...] treinamento e desenvolvimento so a aquisio sistemtica de conhecimentos capazes de provocar, a curto ou longo prazo, uma mudana na maneira de ser e de pensar do indivduo, atravs da internalizao de novos conceitos, valores ou normas e da aprendizagem de novas habilidades.

Burrell e Morgan (1979 apud BOOG, 1999, p.18) observam: O crescente volume de investimentos requerido por esses programas e o carter de resultados de mdio prazo transformou o treinamento numa atividade de alto risco. difcil manter na empresa pessoas mais competentes, so freqentes questionamentos epistemolgicos na literatura e os modismos que propiciavam at embaraos significativos a vrias metodologias e abordagens de formao, deixando o administrador inseguro em relao a qual caminho seguir.

Segundo Chiavenato (1999a, p.294),


Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas especficas do cargo que deve ocupar. Modernamente, o treinamento considerado um meio de desenvolver competncias nas pessoas para que elas tornemse mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais

Segundo Minicucci (1995, p.215) a motivao pode levar voc a uma direo, de tal forma que voc esteja interessado em atingir seus objetivos. Suas bases so direo e persistncia, sendo que a direo inicia um comportamento e a persistncia mantm esse comportamento.

Quanto aos fins:


Exploratria Descritiva

Quanto aos meios:


Levantamento bibliogrfico Pesquisa de campo

Universo
O universo da pesquisa sero os 320 alunos do curso

de celulose e papel ofertado por uma industria que est em processo de instalao na cidade de Imperatriz, para a formao de colaboradores na a rea operacional.

Amostra
sero pesquisados 50% dos alunos supracitados. A

amostragem no ser feita de forma aleatria; os 320 alunos esto dispostos em 8 turmas e a amostragem ser feita com 50% dos alunos de cada turma.

Atividades
1. Escolha do tema, formulao do problema 2. Levantamento bibliogrfico

Maio
X X

Junho

3. Elaborao do Projeto 4. Entrega do trabalho

X X

BOOG, Gustavo Gruneberg. Manual de treinamento e desenvolvimento. 2. ed. So Paulo,Atlas, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nasorganizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1999a. Cap. 12. FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE IMPERATRIZ FAMA. Manual para elaborao de Trabalhos Cientficos.Imperatriz, 2011. MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada administrao. 5.ed. So Paulo: Atlas,1995. VARGAS, Miramar Ramos Maia. Treinamento e desenvolvimento: reflexes sobre seus mtodos. Revista de Administrao, v. 31, n. 2, p. 126-136, abr./jul.1996.

BOA NOITE!

You might also like