You are on page 1of 11

Com

quem trabalhar

Procura colegas com caractersticas e habilidades diferentes. Se vais fazer parte do trabalho fora da escola, talvez seja bom que os colegas do grupo residam prximo uns dos outros ou tenham possibilidades de se encontrarem.

Distribuio

de tarefas e estabelecimento de

regras
Naquilo que for possvel, cada um deve se responsabilizar por uma tarefa especfica (um elemento procura imagens, outro pesquisa na internet, outro desenha, outro faz pesquisa bibliogrfica,...). muito importante que se estabeleam prazos e reunies peridicas, para acertar o trabalho realizado e a realizar, redefinindo novas tarefas. As regras estabelecidas devem ser discutidas pelo grupo. muito importante que o grupo funcione de forma democrtica.

Apresentao do trabalho
Redaco do trabalho escrito O trabalho escrito dever conter por esta ordem:

Capa - dever conter: - A designao do agrupamento - O nome da escola - O nome da disciplina - O ttulo do trabalho - A indicao do professor da disciplina - O nome, ano, turma e nmero do aluno ou alunos que realizaram o trabalho - Data de entrega do trabalho

ndice-

nele deve constar o nome de cada uma das partes do trabalho e respectiva pgina. - dever responder s perguntas:

Introduo

- Por que razo foi feito este trabalho? - Como foi feito? - Com que objectivo foi feito?

Corpo do trabalho
- Deve ser redigido em texto (no por tpicos) - Pode ser ilustrado - Pode dividir-se em vrias partes

Concluso - Deve ser breve - Pode ser um resumo das ideias mais importantes do trabalho ou a opinio/concluses dos autores sobre o trabalho realizado.

Concluso
- Deve ser breve - Pode ser um resumo das ideias mais importantes do trabalho ou a opinio/concluses dos autores sobre o trabalho realizado.

Bibliografia - consiste na listagem dos nomes dos livros ou outro material consultado durante a pesquisa, seguindo esta ordem:

- Nome do autor (comea-se pelo apelido) - Ttulo da obra em itlico - Local da edio - Editora - Data da edio
Ex.: Costa, Fernanda, Com Todas as Letras; Porto Editora, 2002.

Bibliografia

( cont.) Se for consultada a Internet e/ou CD-Rom, dever indicar-se o endereo dos sites e/ou ttulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabtica e separados das restantes fontes bibliogrficas.

Anexos
Podem ser mapas, gravuras, fichas inquritos, grficos e outros documentos. Servem para completar e fundamentar as afirmaes feitas ao longo do trabalho. Sugestes: - No usar termos ou conceitos sem os definir - Construir frases curtas - A cada pargrafo dever corresponder apenas uma ideia - Espaar a 1,5 o texto entre as linhas a fim de facilitar a leitura

Apresentao oral
- Deve preparar-se em casa a apresentao, escrevendo numa folha as ideias principais de forma ordenada. - importante falar alto, num tom e ritmo adequados e articular bem as palavras. - A apresentao fica mais interessante se for acompanhada com a visualizao de acetatos, cartazes, esquemas ou imagens. - No fim, deve-se reservar algum tempo para trocar impresses sobre o tema com os colegas

Apresentao

multimdia

- Pode ser preparada com o auxlio do Power Point que facilita o uso do som, da imagem / fotografia, do texto e vdeo. Os materiais necessrios so:

- um computador - um projector multimdia - uma tela

Devers no final avaliar o trabalho


Dever-se- responder s seguintes questes:

- A informao encontrada corresponde s necessidades identificadas? - As fontes foram correctamente citadas? - O trabalho est bem organizado e apresentado? - O trabalho est completo e devidamente identificado? - O trabalho rene as qualidades necessrias para despertar interesse?

You might also like