You are on page 1of 14

Anlise da Trajetria das Reformas e do Quadro Atual Do Ensino De Matemtica

Nas dcadas de 60/70, o ensino da matemtica, em diferentes pases, foi influenciado por um movimento que ficou conhecido como matemtica moderna.

A Matemtica Moderna nasceu como um movimento educacional inscrito numa poltica de modernizao econmica e foi posta na linha de frente por se considerar que, juntamente com a rea de Cincias Naturais, ela se constitua via de acesso privilegiada para o pensamento cientfico e tecnolgico.

Ao aproximar a Matemtica escolar da Matemtica pura, centrando o ensino nas estruturas e fazendo uso de uma linguagem unificadora, a reforma deixou de considerar um ponto bsico que viria se tornar seu maior problema: o que se propunha estava fora do alcance dos alunos, em especial daqueles das sries iniciais do ensino fundamental.

As propostas elaboradas no perodo 1980/1995, em diferentes pases, apresentam pontos de convergncia, como, por exemplo:

Direcionamento do ensino fundamental para a aquisio de competncias bsicas necessrias ao cidado e no apenas voltadas para a preparao de estudos posteriores;
Importncia do desempenho de um papel ativo do aluno na construo do seu conhecimento;

nfase na resoluo de problemas, na explorao da matemtica a partir dos problemas vividos no cotidiano e encontrados nas vrias disciplinas; Importncia de se trabalhar com um amplo espectro de contedos, incluindose, j no ensino fundamental, elementos de estatstica, probabilidade e combinatria, para atender demanda social que indica a necessidade de abordar esses assuntos;

O que se observa que idias ricas e inovadoras no chegam a eles, ou so incorporadas superficialmente ou recebem interpretaes inadequadas, sem provocar mudanas desejveis.

Resultados obtidos nos testes de rendimento em matemtica, aplicados em 1993 pelo sistema nacional de avaliao escolar da educao bsica (SAEB), indicavam que, na primeira srie do ensino fundamental, 67,7% dos alunos acertavam pelo menos metade dos testes. Esse ndice caa para 17,9% na terceira srie, tornava a cair para 3,1%, na quinta srie, e subia para 5,9% na stima srie.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS

A Matemtica, surgida na Antiguidade por necessidades da vida cotidiana, converteu-se em um imenso sistema de variadas e extensas disciplinas. Como as demais cincias, reflete as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domnio da natureza.

Mesmo com um conhecimento superficial da Matemtica, possvel reconhecer certos traos que a caracterizam: abstrao, preciso, rigor lgico, carter irrefutvel de suas concluses, bem como o extenso campo de suas aplicaes. A abstrao matemtica revela-se no tratamento de relaes quantitativas e de formas espaciais, destacando-as das demais propriedades dos objetos. A Matemtica move-se quase exclusivamente no campo dos conceitos abstratos e de suas inter-relaes. Para demonstrar suas afirmaes, o matemtico emprega apenas raciocnios e clculos.

O PAPEL DA MATEMTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

A Matemtica comporta um amplo campo de relaes, regularidades e coerncias que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturao do pensamento e o desenvolvimento do raciocnio lgico. Faz parte da vida de todas as pessoas nas experincias mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Nos clculos relativos a salrios, pagamentos e consumo, na organizao de atividades como agricultura e pesca, a Matemtica se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade.

MATEMTICA E CONSTRUO DA CIDADANIA O papel que a Matemtica desempenha na formao bsica do cidado brasileiro norteia estes Parmetros. Falar em formao bsica para a cidadania significa falar da insero das pessoas no mundo do trabalho, das relaes sociais e da cultura, no mbito da sociedade brasileira. A pluralidade de etnias existente no Brasil, que d origem a diferentes modos de vida, valores, crenas e conhecimentos, apresenta-se para a educao matemtica como um desafio interessante.

Os alunos trazem para a escola conhecimentos, idias e intuies, construdos atravs das experincias que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam sala de aula com diferenciadas ferramentas bsicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir. Alm disso, aprendem a atuar de acordo com os recursos, dependncias e restries de seu meio. importante destacar que a matemtica dever ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocnio, de sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade esttica e de sua imaginao.

You might also like