You are on page 1of 13

ELETROQUMICA

Aluna: sis Oliveira Szlachetka Grupo 4

Eletroqumica o estudo da interao da eletricidade com as reaes qumicas. Com isso, temos:

Reaes qumicas espontneas converso de energia qumica em energia eltrica, denominado pilha ou clula galvnica.
Reaes qumicas no-espontneas converso de energia eltrica em energia qumica, denominado eletrlise.

Dados sobre reas de oxi-reduo (reao REDOX)

Os elementos envolvidos em uma reao eletroqumica so caracterizados pelo nmero de eltrons que tm. Nmero de oxidao e reduo (tendncia dos eltrons em perder e ganhar eltrons ). Semi-reaes.

Pilha (Clula Galvnica)


Por volta de 1780, o anatomista italiano Luigi Galvani (1737-1798), realizando experincias de anatomia com sapos, concluiu que a corrente eltrica tinha origem nos msculos animais. Alessandro Volta (1745-1827) partiu de um pressuposto diferente do de Galvani: o de que a eletricidade tinha origem nos metais. Como fsico, Volta tentava provar que s existia um tipo de eletricidade, aquela estudada pelas fsicos. Por isso, trocou os tecidos de organismos vivos por ferro, cobre e tecido molhado. Variando os metais usados, rapidamente se convenceu de que seu raciocnio fazia sentido. Em 1800, Volta construiu um equipamento capaz de produzir corrente eltrica continuamente: a pilha de Volta. Ele empilhou alternadamente discos de zinco e de cobre, separando-os por pedaos de tecido embebidos em soluo de cido sulfrico. A pilha de Volta, produzia energia eltrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.

Em 1836, o qumico e meteorologista ingls Jonh Frederiz Daniell (1790-1845) construiu uma pilha diferente, substituindo as solues cidas utilizadas por Alessandro Volta que produziam gases txicos por solues de sais, tornando as experincias com pilhas menos arriscadas. A pilha de Daniell , foi construda com dois eletrodos, um de cobre e um de zinco, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual, o que aumentava a eficincia da pilha, pois ela possua um tubo que ligava as duas cubas, este tipo foi chamado de ponte salina. Com os dois eletrodos imersos em semi-clulas contendo solues com seus respectivos ons, o Cu++ e o Zn++, uma ponte salina ficava conectada s duas semi-clulas por um fio metlico. O seu funcionamento semelhante a de Alessandro Volta (1745-1827), pois possuem os mesmos eletrodos: cobre e zinco, as diferenas so que na pilha de Daniell os eletrodos esto em compartimentos separados, e a utilizao da ponte salina, que responsvel pelo fechamento do circuito eltrico. Nessa pilha ocorre a semi-reao de oxidao no eletrodo de zinco, havendo um fluxo de eltrons atravs do fio metlico at o eletrodo de cobre, local onde ocorre a semi-reao de reduo. Para manter a neutralidade eltrica, ons migram atravs da ponte salina, que uma soluo eletroltica que no participa diretamente das reaes nos eletrodos.

- Representao convencionada pela IUPAC : nodo/Soluo do nodo//Soluo do ctodo/Ctodo

Exemplo: Pilha de Daniell Zn/Zn2+//Cu2+/Cu

Potencial de Clula e energia livre de reao


1) 2) 3) G = w w = - neNE F = eN = 1,602177 x 10(-19) x 6,0221 x 10(23) F = 9,6845 x 10(4) C/mol G = - nFE

4)

Onde: G = energia livre de reao trabalho mx. sem expanso realizado por uma reao (J/mol) w = trabalho realizado n = quantidade de eltrons em mols e = carga do eltron em C (coulomb) N = constante de Avogadro E = potencial em V (volt) capacidade da reao de forar eltrons atravs de um circuito F = constante de Faraday

Exemplos de potenciais padres Oxidante E (V) F2 +2.87


0

Redutor F-

S2
MnO4MnO4 Au3+
-

+2.10
+1.69 +1.51 +1.50

SO42MnO2 Mn2+ Au

H3O+ 0,00 H2 (g) CH3CO2H -0.12 CH3CHO


Pb2+ Sn2+ Ni2+ Cd2+ Fe2+ Zn2+ Al3+ -0.13 Pb -0.14 Sn -0.23 Ni -0.40 Cd -0.44 Fe -0.76 Zn -1.66 Al

PbO2
Cl2 (aq) O2 (g) Ag+

+1.45
+1.39 +1.23 +0.80

Pb2+
ClH2O Ag

Fe3+
I2 (aq) Cu2+ SO4
2-

+0.77
+0.62 +0.34 +0.17
2-

Fe2+
ICu SO2

Mg2+
Na+ Ba2+
2-

-2.37 Mg
-2.71 Na -2.90 Ba -2.92 K -3.02 Li

S4O6

+0.09

S2O3

K+ Li+

A constante de equilbrio de uma reao pode ser calculada a partir dos potenciais padro pela combinao das equaes de semireaes para dar a reao de interesse e determinao do potencial padro da clula correspondente: A energia livre padro de reao tambm pode ser expressa
por, G = - RTlnK e como, G = nFE combinando as duas:

ln K = nFE/RT
onde, K = constante de equilbrio R = constante dos gases T = temperatura

Equao de Nernst
A ddp de uma pilha diminui ao passar do tempo, conforme diminui a concentrao de ctions da soluo do ctodo e aumenta a concentrao de ctions na soluo do nodo. O fsico-alemo Walther Hermann Nernst (1864-1941) deduziu uma equao que permite calcular a variao do potencial de uma pilha em determinado instante a partir das concentraes em quantidade de matria das solues dos eletrodos:

Nessa equao, o significado de seus componentes o seguinte: E0 a fora eletromotriz ou potencial normal da pilha correspondente (que se obtm a partir dos potenciais normais dos eletrodos); n o nmero de eltrons transferidos; e Q o quociente de reao. Esse quociente o produto das concentraes das espcies ativas do segundo membro da reao de oxi-reduo, elevadas a seus respectivos coeficientes estequiomtricos (coeficientes que precedem as frmulas na equao qumica equilibrada), e seu denominador o produto anlogo das concentraes dos reagentes. Quando a concentrao que tem lugar em uma pilha alcana o estado de equilbrio, a fora eletromotriz da pilha torna-se zero, o quociente de reao coincide com a constante de equilbrio e a equao de Nernst , ento, expressa da seguinte maneira:

Essa expresso possibilita o clculo da constante de equilbrio, tendo como base a fora eletromotriz normal. As principais aplicaes prticas da equao de Nernst so a determinao eletroqumica do pH de uma soluo e a determinao do produto de solubilidade de um sal.

ELETRLISE
um processo no-espontneo de descarga de ons, no qual, custa de energia eltrica, se faz o ction receber eltrons e o nion doar eltrons, de modo que ambos fiquem com carga eltrica zero e com energia qumica acumulada. Para que ocorra, necessrio que haja ons livres no sistema, o que s pode ser conseguido de duas maneiras:
1) pela fuso ( passagem para a fase lquida) de uma substncia inica; 2) pela dissociao ou pela ionizao de certas substncias em meio aquoso. -Eletrlise gnea: ausncia de gua, feita com a substncia inica na fase lquida (fundida). Ex.: eletrlise gnea do cloreto de sdio. -Eletrlise em meio aquoso: considera-se no s os ons provenientes do soluto, mas tambm os da gua, provenientes de sua ionizao.

Leis da eletroqumica:
1 Lei de Faraday: A massa , m, de determinada substncia, formada ou transformada pela eletrlise, diretamente proporcional carga eltrica, Q, que atravessa o sistema de um eletrodo a outro. m = kQ k uma constante de proporcionalidade. Mas das leis fsicas sabemos que, Q = it , i a corrente eltrica em ampres e t o tempo da passagem da corrente eltrica em segundos. Deste modo, podemos escrever: m = kit 2 Lei de Faraday: A massa, m, de determinada substncia formada ou transformada por eletrlise, na passagem de uma carga eltrica, Q, entre os eletrodos, diretamente proporcional ao equivalente-grama, E, dessa substncia. m = kE K uma constante de proporcionalidade. - Equao geral da eletrlise:

m =

QE 96500

A eletrlise usada industrialmente para produzir o alumnio e o magnsio, para extrair metais de seus sais, para preparar o cloro, o flor e o hidrxido de sdio, e para refinar o cobre. Ela tambm usada na eletrodeposio (galvanoplastia).

- Galvanoplastia: uma tcnica que permite dar um revestimento metlico a uma pea, colocando-a como ctodo (plo negativo) em um circuito de eletrlise.
O processo da galvanoplastia consiste em um metal que, submergido em um substrato, transfere ons para outra superfcie (metlica ou no), atravs da eletrlise. O objeto cuja superfcie ser revestida sofre a reduo e deve estar ligado ao plo negativo, o ctodo, de uma fonte de energia, enquanto o metal que sofre a oxidao deve ser ligado a um plo positivo, o nodo. No processo, as reaes no so espontneas. necessrio fornecer energia eltrica para que ocorra a deposio dos eltrons (eletrlise). Trata-se, ento, de uma eletrodeposio na qual o objeto que recebe o revestimento metlico ligado ao plo negativo de uma fonte de corrente contnua enquanto o metal que d o revestimento ligado ao plo positivo. Para que a pelcula do metal se ligue a outro, alm de uma perfeita limpeza e desengorduramento da superfcie, preciso conhecer suas naturezas e propriedades qumicas.

Referncias bibliogrficas: ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princpios de qumica. Porto Alegre: Bookman, 2006. REIS, Martha. Interatividade Qumica . So Paulo : FTD, 2003. USBERCO, Joo; SALVADOR, Edgard. Qumica. So Paulo: Saraiva, 2002.

http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://br.geocities.com/chemicalnet/quantitativa/nernst.htm http://br.geocities.com/jcc5000/

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohnFreD.html

Muito obrigada!

You might also like