You are on page 1of 12

Organizao Mundial do Comrcio

FND UFRJ Economia e Direito I Professora: Kone Cesrio


Guilherme Grunfeld Zenicola Mendes Lara Nascimento Magalhes Lucas Barros Cunha Nathlia Maria Silva Kruger

uma organizao que tange as Relaes Internacionais, criada em 1995, aps as negociaes realizadas no Uruguai entre 1986 e 1994, no GAAT, General Agreement on Trade and Tarifs (Acordo Geral de tarifas e comrcio) Consiste em um sistema que busca resolver controvrsias, alm de controlar parmetros comerciais a nvel global, assim como regas a respeito do preo das moedas no mercado mundial e na troca entre os pases. A organizao Mundial do Comrcio possui personalidade jurdica e constituda por membros, diferentemente de rgos como o FMI (Fundo Monetrio Internacional) e o BM (Bando Mundial), que surgiram junto a ela e a Bretton Woods, depois da segunda Guerra Mundial, por isso um pais qualquer pode ingressar no rgo a fim de resolver seus desentendimentos comerciais. Sua sede fica em Genebra, na Sua.

frica do Sul, Albnia, Alemanha, Angola, Antgua e Barbuda, Argentina, Austrlia, ustria, Bahrein, Bangladesh, Barbados, Blgica, Belize, Benin, Bolvia, Botsuana, Brasil, Brunei, Bulgria, Burkina, Faso, Burundi, Camares, Canad, Catar, Chade, Chile, China, Chipre, Cingapura, Colmbia, Comunidades Europias, Congo, Coria, Costa Rica, Costa do Marfim, Crocia, Cuba, Dinamarca, Djibuti, Dominica, Equador, Egito, El Salvador, Emirados rabes Unidos, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estados Unidos, Estnia, Fiji, Filipinas, Finlndia, Frana , Gabo, Gmbia, Gana, Gergia, Granada, Grcia, Guatemala, Guin Bissau, Guin, Guiana, Haiti, Holanda, Honduras, Hong Kong China, Hungria, ndia, Indonsia, Irlanda, Islndia, Ilhas Salomo, Israel, Itlia, Jamaica, Japo, Jordnia, Kuwait, Lesoto, Letnia,

Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo, Macau China, Madagascar, Malsia, Malau, Maldivas, Mali, Malta, Marrocos, Maurcio, Mauritnia, Mxico, Moldvia, Monglia, Moambique, Mianmar, Nambia, Nicargua, Nger, Nigria, Noruega, Nova Zelndia, Om, Paquisto, Panam, Papua Nova Guin, Paraguai, Peru, Polnia, Portugal, Qunia, Quirguisto, Reino Unido, Repblica Centro-africana, Repblica Democrtica do Congo, Repblica Tcheca, Repblica Dominicana, Romnia, Ruanda, So Cristvo e Nvis, So Vicente e Granadinas, Santa Lcia, Senegal, Serra Leoa, Sri Lanka, Sucia, Sua, Suriname, Suazilndia, Tailndia, Taiwan, Tanznia, Togo, Trinidad e Tobago, Tunsia, Turquia, Uganda, Uruguai, Venezuela, Zmbia, Zimbabue .

Dentre eles, os mais importantes so aqueles que tm economia mais forte e influente no mundo globalizado, como os EUA, que ditam padres de preo de moeda, por exemplo. Basicamente, as naes que integram o G-8, grupo de pases com economias mais influentes no mundo, so, tambm, aqueles que tm maior importncia na OMC, devido a seu poder de compra e venda, o ultimo, principalmente, de tecnologia, so eles: Japo, EUA, Alemanha, Canad, Frana, Itlia, Reino Unido e Rssia. Entretanto, h pases com importncia de venda de commodities, como o petrleo, tambm tem sua grande importncia dentro do cenrio comercial do mundo.

A funo de maior destaque a de atuar como tribunal para os conflitos. Tambm tem como funo gerenciar acordos, funcionar como frum para o comrcio internacional e supervisionar a implementao dos acordos estabelecidos. O sistema de resoluo de controvrsias da OMC aquele designado para compor tais conflitos. Como objetivos principais a OMC tm o pleno emprego, a expanso da produo de bens e servios, proteger o meio ambiente (uso consciente dos recursos naturais, ou seja, uso em nveis sustentveis), esses esto expressos na carta constitutiva do rgo. Ou seja, em outras palavras, a OMC objetiva o aumento do nvel de vida, garantindo emprego, por exemplo, e garantir o desenvolvimento das naes que fazem parte. Ou seja, em suma, as funes so: facilitar, restituir e organizar o comrcio mundial. O objetivo, por sua vez, melhorar as condies de vida nos pases membros.

O primeiro foi o acordo que instituiu a OMC, que prev a contrariedade com seu antecessor GATT, no que tange a personalidade jurdica. Ou seja, anteriormente, a OMC era o GATT, que, aps acordos, se deu personalidade jurdica a seus membros, formando a Organizao Mundial do Comercio. Na rodada do Uruguai, foi criada a soluo de controvrsias, a fim de prever segurana e previsibilidade ao sistema multilateral de comercio, como uma contribuio da OMC para a estabilidade da economia global.

Depois de sua criao, foram aprovados acordos com o fim de objetivas os cones acima. Alguns deles so:

Acordo sobre Agricultura Acordo sobre aplicao de medidas sanitrias e fitossanitrias Acordo sobre txteis e vesturio Acordo sobre os obstculos tcnicos ao comrcio Acordo sobre as medidas de investimentos relacionadas com o comrcio Acordo sobre medidas de anti-dumping Acordo sobre a determinao do valor aduaneiro Acordo sobre a inspeo antes da expedio Acordo sobre as regras de origem Acordo sobre os procedimentos em matria de licenas de importao Acordo sobre as subvenes e medidas de compensao Acordo sobre as medidas de salvaguarda Acordo sobre comercio de aeronaves civis Acordo sobre contratos pblicos Acordo internacional sobre o leite e os produtos lcteos

You might also like