You are on page 1of 34

HIPERTENSO ARTERIAL SISTMICA

Curso Tcnico em Enfermagem ECISA

HIPERTENSO ARTERIAL

Problema de sade pblica no Brasil e no mundo mais freqente das doenas cardiovasculares HA. principal fator de risco para as complicaes: - acidente vascular cerebral(40%) - infarto agudo do mocrdio(25%) - doenas renais(50%)-diabete

17 milhes de portadores 35% da populao de 40 anos ou mais nmero crescente,com aparecimento cada vez precoce 4% das crianas e adolescentes so portadoras na maior parte assintomtica baixa adeso ao diagnstico e tratamento so negligenciados tratamento!!!!!!. prevalncia(22,3 a 43,9%) da populao urbana adulta

Medida da Presso Arterial


explicar o procedimento ao paciente, orientando que no fale e descanse por 5-10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradvel. Promover relaxamento, para atenuar o efeito do avental branco (elevao da presso arterial pela tenso provocada pela simples presena do profissional de sade, particularmente do mdico).

certificar-se de que o paciente no praticou exerccios fsicos h 60-90 minutos; no ingeriu bebidas alcolicas, caf, alimentos, ou fumou at 30 minutos antes; e no est com as pernas cruzadas.
utilizar manguito de tamanho adequado ao brao do paciente, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, ] centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial. A largura da bolsa de borracha deve corresponder a 40% da circunferncia do brao e o seu comprimento, envolver pelo menos 80%.

manter o brao do paciente na altura do corao, livre de roupas, com a palma da mo voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido. palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento, para a estimativa do nvel a presso sistlica; desinflar rapidamente e aguardas um minuto antes de inflar novamente. posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre a artria braquial, na fossa antecubital,evitando compresso excessiva. inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg, at ultrapassar, de 20 a 30 mmHg, o nvel estimado da presso sistlica. Proceder a deflao, com velocidade constante inicial de 2 a 4 mmHg por segundo. Aps identificao do som que determinou a presso sistlica, aumentar a velocidade para 5 a 6mmHg para evitar congesto venosa e desconforto para o paciente.

determinar a presso sistlica no momento do aparecimento do primeiro som ,seguido de batidas regulares que se intensificam com o aumento da velocidade de deflao.Determinar a presso diastlica no esaparecimento do som. Auscultar cerca de 20 a 30mmHg abaixo do ltimo som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder deflao rpida e completa. Quando os batimentos persistirem at o nvel zero, determinar a presso diastlica no bafamento dos sons. registrar os valores das presses sistlicas e diastlica, complementando com a posio do paciente, o tamanho do manguito e o brao em que foi feita a medida. No arredondar os valores de presso arterial para dgitos terminados em zero ou cinco. esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas. o paciente deve ser informado sobre os valores obtidos da presso arterial e a possvel necessidade de acompanhamento. a posio recomendada para a medida da presso arterial (PA) a sentada. Entretanto, a medida da PA na posio ortosttica deve ser feita pelo menos na primeira avaliao, especialmente em idosos,diabticos, pacientes com disautonomias, alcolicos e pacientes em uso de medicao anti-hipertensiva.

Critrios Diagnsticos e Classificao

Hipertenso Arterial definida como presso arterial sistlica maior ou igual a 140 mmHg uma presso arterial diastlica maior ou igual a 90 mmHg, em indivduos que no esto fazendo uso de medicao anti-hipertensiva.

em indivduos sem diagnstico prvio e nveis de PA elevada em uma aferio, recomenda-se repetir a aferio de presso arterial em diferentes perodos, antes de caracterizar a presena de HAS.

Classificao
Normal Pr-hipertenso

PAS (mmHg)
< 120 120-139

PAD (mmHg)
< 80 80-89

Hipertenso
Estgio 1 Estgio 2 140-159 > ou =160 90-99 > ou =100

O valor mais alto de sistlica ou diastlica estabele o estgio do quadro hipertensivo. Quando as presses sistlica e diastlica situam-se em categorias diferentes, a maior deve ser utilizada para classificao do estgio.

Avaliao Clnica Inicial Investigao Clnico-Laboratorial

confirmar a elevao da presso arterial e firmar o diagnstico.

avaliar a presena de leses em orgos-alvo.


identificar fatores de risco para doenas cardiovasculares e risco cardiovascular global. diagnosticar doenas associadas hipertenso. diagnosticar, quando houver, a causa da hipertenso arterial. para atingir tais objetivos, so fundamentais as seguintes etapas: - Histria clnica. - Exame fsico. - Avaliao laboratorial inicial do paciente hipertenso.

Histria clnica dirigida ao paciente hipertenso.


identificao: sexo, idade, raa e condio socioeconmica. histria atual: durao conhecida de hipertenso arterial e nveis de presso; adeso e reaes adversas aos tratamentos prvios; sintomas de doena arterial coronria: sinais e sintomas sugestivos de insuficincia cardaca; doena vascular enceflica; doena arterial perifrica; doena renal; diabete melito; indcios de hipertenso secundria. investigao sobre diversos aparelhos e fatores de risco: dislipidemia, tabagismo, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, caractersticas do sono, funo sexual, doena pulmonar obstrutiva crnica.

histria pregressa: doena arterial coronria, insuficincia cardaca.

histria familiar de acidente vascular enceflico, doena arterial coronariana prematura (homens <55 anos, mulheres < 65 anos); morte prematura e sbita de familiares prximos. perfil psicossocial: fatores ambientais e psicossociais, sintomas de depresso, ansiedade e pnico, situao familiar, condies de trabalho e grau de escolaridade. avaliao diettica, incluindo consumo de sal, bebidas alcolicas, gordura saturada e cafena.

atividade fsica.

Exame fsico dirigido ao paciente hipertenso.

obteno de peso e altura para clculo do ndice de massa corporal e aferio do permetro da cintura. inspeo: fcies e aspectos sugestivos de hipertenso secundria. sinais vitais: medida da PA e freqncia cardaca. pescoo: palpao e ausculta das arterias cartidas, verificao de turgncia jugular e palpao de tireide. exame do precrdio: ictus sugestivo de hipertrofia ou dilatao do ventrculo esquerdo: arritmias; 3 bulha; 4 bulha. exame do pulmo: ausculta de estertores, roncos e sibilos.

extremidades: palpao de pulsos braquiais, radiais, femorais, tibiais posteriores e pediosos.


avaliao de edema.

exame neurolgico sumrio.


exame de fundo do olho.

Exames Subsidirios

exame de urina rotina dosagem de potssio. dosagem de creatinina. glicemia de jejum. hematcrito. colesterol total, LDL, HDL e triglicrides. eletrocardiograma convencional.

Classificao

hipertenso essencial: hipertenso arterial no apresenta uma causa

aparente facilmente identificvel.A equipe de sade deve estar preparada para diagnosticar, orientar e tratar os casos de hipertenso essencial.

hipertenso secundria: hipertenso arterial devida a causas muito bem


estabelecidas, que precisam ser devidamente diagnosticadas, uma vez que,com a remoo do agente etiolgico, possvel controlar ou curar a hipertenso arterial. Devero ser encaminhados a especialistas.

Causas de Hipertenso Secundria.

Doena Parenquimatosa Renal


Renovascular (aterosclerose). Endcrina (hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, hiperaldosteronismo, Sndrome Cushing, feocromocitoma, uso de hormnios exgenos). Coartao de aorta. Hipertenso gestacional. Neurolgicas (aumento de presso intra-craniana). Estresse agudo (cirurgia, queimadura, abstinncia alcolica, pos-parada cardaca, perioperatrio). Exgenas (abuso de lcool, nicotina,).

Estratificao do Risco Cardiovascular


de fundamental importncia para orientar a conduta teraputica e o prognstico de cada paciente. necessrio pesquisar a presena dos fatores de risco, das doenas cardiovasculares e das leses em rgo-alvo. a classificao de risco de cada indivduo deve ser avaliada pelo clculo do escore de Framingham.

Escore de Framingham Categoria


Baixo Moderado Alto

Evento Cardiovascular Maior (ECV)


<10%/ 10 anos 10 a 20%/ 10 anos >20%/ 10 anos

Leses em rgos-Alvo e Doenas Cardiovasculares.

doenas cardacas:

hipertrofia do ventrculo esquerdo. angina do peito ou infarto agudo do miocrdio prvio revascularizao percutnea ou cirrgica miocrdica prvia. insuficincia cardaca.

episdio isqumico ou acidente vascular cerebral.


nefropatia. doena arterial perifrica. retinopatia hipertensiva.

Deciso Teraputica na Hipertenso.


o primeiro passo a confirmao diagnstica da hipertenso. necessria a anlise da estratificao de risco. valores pressricos, a presena de leses em rgos-alvo e o risco cardiovascular estimado. Risco BAIXO: Ausncia de fatores de risco ou risco pelo escore de Framingham baixo (<10%/ 10anos) e ausncia de leso em rgos-alvo. Risco MODERADO: Presena de fatores de risco com risco pelo escore de Framingham moderado(10-20%/10 anos), mas com ausncia de leso em rgos-alvo. Risco ALTO: Presena de leso em rgos-alvo ou fatores de risco, com escore de Framingham alto (>20%/ano).

Abordagens Teraputicas para a Hipertenso Arterial.

modificaes do estilo de vida (MEV):perda de peso, incentivo s atividades fsicas, alimentao saudvel,etc.)

tratamento medicamentoso.

Tratamento No-Farmacolgico

controle de peso. adoo de hbitos alimentares saudveis. reduo do consumo de bebidas alcolicas. abandono do tabagismo. prtica de atividade fsica regular.

Controle de Peso

estima-se que 20% a 30% da prevalncia da hipertenso pode ser explicada pela presena do excesso de peso. a meta alcanar um ndice de massa corporal (IMC) inferior a 25 kg/m2 circunferncia da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres. diminuio de 5% a 10% do peso corporal inicial j seja capaz de produzir reduo da presso arterial.

a distribuio de gordura, com localizao predominantemente no abdome. resistncia insulina elevao da presso arterial.

Adoo de Hbitos Alimentares Saudveis.


uma dieta com contedo reduzido de teores de sdio (<2,4 g/dia, equivalente a 6 gramas de cloreto de sdio). frutas.

verduras e legumes, cereais integrais, leguminosas, leite e derivados desnatados. quantidade reduzida de gorduras saturadas, trans e colesterol mostrou reduzir a presso arterial em indivduos hipertensos. restringir as fontes industrializadas de sal: temperos prontos, sopas, salsicha,lingia, salame e mortadela, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote, fast food. limitar ou abolir o uso de bebidas alcolicas.

Reduo do Consumo de Bebidas Alcolicas

a relao entre o alto consumo de bebida alcolica e a elevao da presso arterial tem sido relatada em estudos observacionais.
a reduo da ingesto de lcool pode reduzir a presso arterial em homens normotensos e hipertensos que consomem grandes quantidades de bebidas alcolicas. limitar a ingesto de bebida alcolica a menos de 30 ml/dia de etanol para homens e a metade dessa quantidade para mulheres. a ingesto diria de no mximo 720 ml de cerveja (uma garrafa); 240 ml de vinho (uma taa) ou 60 ml de bebida destilada (uma dose).

aos pacientes que no conseguem se enquadrar nesses limites de consumo sugere-se o abandono do consumo de bebidas alcolicas.

Abandono do Tabagismo

o risco associado ao tabagismo proporcional ao nmero de cigarros fumados e profundidade da inalao. parece ser maior em mulheres do que em homens. a PA sistlica de hipertensos fumantes foi significativamente mais elevada do que em no-fumantes, revelando o importante efeito hipertensivo transitrio do fumo. os hipertensos que fumam devem ser repetidamente estimulados a abandonar esse hbito por meio de aconselhamento e medidas teraputicas de suporte especficas.

Prtica de Atividade Fsica Regular

iniciar atividade fsica regular: diminui a presso arterial, reduz o risco de doena arterial coronria e de acidentes vasculares cerebrais e a mortalidade geral. a atividade fsica deve ser realizada por pelo menos 30 minutos, de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana (5) de forma contnua ou acumulada. os trinta minutos podem ser realizados em uma nica sesso ou em duas sesses de 15 minutos (p.ex.manh e tarde) ou ainda, em trs sesses de dez minutos (p.ex. manh, tarde e noite).

a atividade no deve ser fatigante, atividade fsica moderada. para prtica de atividades moderadas, no h necessidade da realizao de avaliao cardiorrespiratria de esforo para indivduos iniciarem um programa de atividade fsica. a avaliao mdica e de esforo em indivduos assintomticos deve se restringir apenas a pacientes com escore de Framingham alto ou aqueles que desejem desenvolver programas de exerccios estruturados ou atividades desportivas que exijam nveis de atividade fsica de alta intensidade.

Tratamento Farmacolgico da Hipertenso


o objetivo primordial do tratamento da hipertenso arterial a reduo da morbidade e da mortalidade cardiovascular do paciente hipertenso. os agentes anti-hipertensivos a serem utilizados devem promover a reduo no s dos nveis tensionais como tambm a reduo de eventos cardiovasculares fatais e no-fatais. o tratamento medicamentoso visa reduzir os nveis pressricos para valores inferiores a 140 mmHg de presso sistlica e a 90 mmHg de presso diastlica. ecomendadas em pacientes de alto risco cardiovascular, principalmente com microalbuminria, insuficincia cardaca, com comprometimento renal e na preveno secundria de acidente vascular cerebral.

nos pacientes com diabete a presso deve ser inferior a 130/80 mmHg.

Princpios Gerais do Tratamento

o medicamento anti-hipertensivo deve: ser eficaz por via oral; ser bem tolerado; -permitir a administrao em menor nmero possvel de tomadas, dirias, com preferncia para posologia de dose nica diria. iniciar com as menores doses efetivas preconizadas para cada situao clnica, podendo ser aumentadas gradativamente, levando-se em conta que quanto maior a dose, maiores sero as probabilidades de efeitos adversos. pode-se considerar o uso combinado de medicamentos anti-hipertensivos em pacientes com hipertenso em estgios 2. respeitar o perodo mnimo de quatro semanas, para aumento de dose, substituio da monoterapia ou mudana da associao de frmacos.

instruir o paciente sobre a doena hipertensiva, a necessidade do tratamento continuado, a possibilidade de efeitos adversos dos medicamentos utilizados.
considerar as condies socioeconmicas.

Agentes Anti-Hipertensivos

Diurticos. Inibidores adrenrgicos. Antagonistas do sistema renina-angiotensina.

Diurticos

se mostraram benfico em reduzir eventos cardiovasculares, cerebrovasculares e renais maiores esto os diurticos em baixas doses. o baixo custo e extensa experincia de emprego, so recomendados como primeira opo anti-hipertensiva na maioria dos pacientes hipertensos. devem ser prescritos em monoterapia inicial, especialmente para pacientes com hipertenso arterial em estgio 1 que no responderam s medidas no-medicamentosas.

monoterapia inicial eficaz em apenas 40% a 50% dos casos.


associao com anti-hipertensivo de outra classe, como inibidores da ECA, beta-bloqueadores, antagonista do clcio.

You might also like