You are on page 1of 37

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Declev Reynier Dib-Ferreira http://diariodoprofessor.com

QUESTES

Desenvolvimento e/ou Meio Ambiente? A sustentabilidade tem relao com a pobreza? possvel desenvolver [crescer] e preservar o meio ambiente? possvel ser sustentvel com tanta desigualdade?

PROBLEMAS... sintomas

Uso de recursos

A demanda global por energia triplicou nos ltimos 50 anos e pode triplicar novamente nos prximos 30 anos; Os pases ricos, que representam menos de 20% da populao mundial, consomem mais de 80% das matrias-primas industrializadas: - 85% do papel, - 79% do ao, - 86% de outros metais, - 80% da energia.

Uso de recursos

Os pases industrializados geram cerca de 90% do lixo perigoso do mundo inteiro. As substncias qumicas representam cerca de 10% do comrcio mundial total. Hoje, cerca de 70.000 agentes qumicos circulam no mercado e, portanto, no meio ambiente.

Uso de recursos

O uso atual de recursos naturais no mundo j excede em 42,5% a capacidade de renovao da biosfera Se cada ser humano consumir recursos naturais e emitir dixido de carbono nos nveis dos cidados americanos, alemes ou franceses seriam necessrios mais dois planetas com recursos equivalentes aos do nosso
Washington Novaes - O Estado de So Paulo - 3 de novembro 2000

Desmatamento e queimadas

Atividades econmicas insustentveis tm provocado diminuio da cobertura vegetal natural, perdas na biodiversidade

Degradao Ambiental

Nos ltimos anos o ser humano tem lanado 7 bilhes de toneladas de CO2 por ano na atmosfera principalmente derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel, carvo)

Produo de lixo

Chorume

Produo de lixo

Gs

Produo de lixo

Produo de lixo

EFEITO ESTUFA: Gases como o CO2 absorvem grande parte da radiao infravermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor.

Mudanas Climticas

As mudanas climticas tem provocado graves consequncias por toda a superfcie da Terra

Possveis Consequncias das mudanas climticas: Aumento do nvel dos oceanos; Crescimento e surgimento de desertos; morte de vrias espcies animais e vegetais; Aumento de furaces, tufes e ciclones; Ondas de calor.

Desigualdade Injustia Ambiental

Os 20% mais ricos da populao mundial acumulam 82,7% das riquezas, enquanto que os 20% mais pobres vivem apenas com 1,4% de tais riquezas. Segundo relatrio da ONU de 1996, as riquezas de 358 pessoas era superior renda anual de 45% de toda a populao do planeta.

Desigualdade Injustia Ambiental

Perto de 1,7 bilho de pessoas, um tero da populao humana, no tm segurana quanto ao suprimento da gua. 15% da populao mundial sofre de desnutrio, prejudicando assim sua sade fsica e mental.

SUSTENTABILIDADE
O que ? possvel.

O desenvolvimento dessa sociedade possvel ser sustentvel? Uma sociedade que se pauta na expropriao, na acumulao de riqueza, na apropriao privada do que gerado pela sociedade traz em si, como lgica estruturante de suas relaes, elementos de desigualdade e elementos de dissociao entre sociedade e natureza.

SUSTENTABILIDADE O que ?

Preservar os valores socioculturais e recursos naturais, visando qualidade de vida e perenidade das matrias primas. Requer acompanhamento e busca de novos paradigmas. A sustentabilidade requer uma comunho de propsitos entre governo, iniciativa privada, sociedade...

As dimenses da sustentabilidade:
Social: baseada nos princpios da equidade na distribuio de renda e de bens, da igualdade de direitos, na dignidade humana e de solidariedade. Ecolgica: ancorada no principio da solidariedade com o planeta e suas riquezas e com a biosfera que o envolve. Econmica: avaliada a partir da sustentabilidade social propiciada pela organizao da vida material. Espacial: norteada pelo alcance de uma equanimidade nas relaes inter-regionais e na distribuio populacional entre o rural/urbano e o urbano. Poltico-institucional: que representa um pr-requisito para a continuidade de qualquer curso de ao a longo prazo. Cultural: modulada pelo respeito afirmao do local, do regional e do nacional, no contexto da padronizao imposta pela globalizao

"Desenvolvimento sustentvel frmula mgica com o qual o sistema mundial de convivncia e de produo pretende resolver os problemas que ele mesmo criou por mais oficial que seja, representa uma contradio, um equvoco e uma iluso. uma contradio, pois, os dois termos se rejeitam mutuamente. O "desenvolvimento sustentvel" representa um equvoco. (Boff)

Sim, pois, se alega como causa aquilo que efeito. Diz-se que a pobreza a causa da degradao ecolgica. Portanto, quanto menos pobreza e mais desenvolvimento, menos degradao. Analisando, porm, as causas reais da pobreza e da degradao vem-se que resultam exatamente do tipo de desenvolvimento praticado. Por isso, a utilizao poltica da expresso "desenvolvimento sustentvel" representa uma armadilha do sistema. (Boff)

O xequemate do comrcio: no pode se retrair para no causar um colapso mundial e no pode permanecer em contnua expanso.

BUSCA DE SOLUES

Planejamento Populacional Ecoeficincia Consumo Consciente Eco-Design Reciclagem como forma de reduo de gerao de lixo e de utilizao de recursos naturais virgens Tecnologias Limpas

Ecoeficincia
Reduo de desperdcios na produo (uso consciente das matrias primas, energia, etc.); Tudo que usamos mal significa desperdcio de recursos naturais e gerao de poluio; Tudo que est no lixo tem um custo ambiental, social e econmico; A capacidade de se produzir matrias primas para abastecer o consumo crescente pode apresentar limites - por isso minimizar desperdcios fator chave.

Consumo Consciente
O cidado pode ter papel importante praticando tambm ele os conceitos de ecoeficincia; Ele precisa saber mais para poder atuar melhor nesse sentido; Existem mecanismos que podem ajud-lo e um deles consiste nos selos verdes dos produtos.

Consumo Consciente
Energia eltrica Combustvel Escolha de meios de transporte Consumo de alimentos Consumo de gua Gerao de lixo e separao para reciclagem Uso de produtos por maior tempo (reduo na seleo por produtos descartveis) Participao e engajamento em programas comunitrios

Tecnologias Limpas

Fora movida pela inovao industrial, pela competio entre empresas, setores e naes; Uso da gua, tratamento de esgoto, gerao de energia... Fator que pode ser acelerado pela legislao e pelo prprio consumo consciente.

Encontros, documentos Relatrio Brundtland ou Nosso Futuro Comum Elaborado pela Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas e presidida pela ento Primeira-Ministra da Noruega, Gro Harlen Brundtland. O relatrio aponta a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentvel e os padres de produo e consumo vigentes.

Conveno sobre Diversidade Biolgica Protocolo de Biossegurana Conveno Quadro sobre Mudanas Climticas base para o Protocolo de Kyoto (1997) Declarao do Rio de Janeiro denncia sobre a relao entre pobreza e degradao do meio ambiente Declarao sobre Florestas

Agenda 21
Programa de ao para o meio ambiente e o desenvolvimento, composto de 40 captulos, que constitui uma abrangente tentativa de promover, em escala planetria um novo padro de desenvolvimento, conciliando mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica.

Agenda 21
Resultado de um acordo firmado entre 179 pases durante a Rio92 Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado internacionalmente, que tornou possvel repensar o planejamento.

Declev Reynier Dib-Ferreira http://diariodoprofessor.com http://declev.com/meioambiente

You might also like