You are on page 1of 19

Marcos normativos para a preservao da integridade na pesquisa

Maria de Ftima Freire de S Diogo Luna Moureira

Os avanos das biotecnologias


Os avanos tecnolgicos aplicados s cincias da vida revelam que entre os dados concretos da realidade e as pretenses cientficas existe um imenso vazio de situaes possveis e obscuras. Tal vazio instiga a comunidade poltica, cientfica e jurdica a questionar e apresentar respostas possveis s situaes concretas que se revelam no cenrio cientfico, bem como s situaes que, em princpio abstratas, podem, a qualquer momento, se tornar realidade.

Jrgen Habermas
Essa mxima no adequada para a dramatizao. Enquanto ponderarmos a tempo sobre os limites mais dramticos, que talvez possam ser ultrapassados depois de amanh, podemos lidar de modo mais sereno com os problemas atuais e reconhecer o quanto antes que, muitas vezes, as reaes alarmistas no so fceis de ser derrubadas com razes morais imperativas. (HABERMAS, 2004, p. 28).

Uma problemtica
Liberdade da pesquisa.

Resguardo da integridade da vida e da pessoa humana.

Campo concentrao Alemanha nazista (1939-1945)


A utilizao de seres humanos em experimentos cientficos por meio da fora e coao, reduzia-os categoria de coisas, posto serem tratados como cobaias nos experimentos de eugenistas alemes.

Cdigo de Nuremberg - 1947


Primeira determinao internacional mencionando os aspectos ticos que envolviam as pesquisas com seres humanos. Estabeleceu como marco da integridade das pesquisas cientficas envolvendo seres humanos, o consentimento voluntrio, que deveria ser resguardado em sua plenitude pelo pesquisador, sob pena de assumir as responsabilidades decorrentes da sua desdia.

Caso de Tuskegee (revelado em 1972)


Em 1932 iniciou-se, no Estado do Alabama EUA, uma pesquisa sobre a evoluo natural da Sfilis, sem qualquer tratamento - (omisso do diagnstico). Os voluntrios eram todos negros que acreditavam estar recebendo tratamento, mas no era o que ocorria.

PROJETO GENOMA HUMANO


Busca pelo mapeamento de todos os genes da espcie humana e a identificao de todos os nucleotdeos que os compem.

Problemtica
Inegavelmente, a cada dia que passa, os avanos cientficos tm nos apresentado situaes nunca dantes imaginadas. O sonho da longevidade e da definio da descendncia tem se tornado realidade e a isto todos ficamos enaltecidos e ansiosos para compartilhar as novas tcnicas. Ocorre, porm, que, aliado aos anseios cientficos proporcionados pelas novas tecnologias aplicadas vida humana, vrios problemas emanam diuturnamente, pois, para alm da experimentao laboratorial est a pessoa humana e toda sua manifestao enquanto ser detentor de dignidade, autonomia e autoconscincia. E isto no pode ser perdido de vista.

O DISCURSO TICO, MORAL E JURDICO NA BUSCA PELA INTEGRIDADE NA PESQUISA


Os discursos tico, moral e jurdico guardam entre si peculiaridades importantes, que merecem ser destacadas. Em regra, o discurso tico construdo dentro de determinado lcus e da, abre-se determinadas solues possveis, no podendo apresentar uma resposta correta, mas, sim, respostas possveis. O discurso moral, ao contrrio, no permite a abertura do discurso tico, j que parte de argumentos pressupostos.

Discurso jurdico
Diferentemente da tica que busca solues possveis e da moral que pressupe uma resposta respaldada em argumentos imutveis, o discurso jurdico deve buscar, dentro da articulao do prprio sistema jurdico, a nica resposta para o caso concreto, a fim de que a integridade normativa defendida por Ronald Dworkin possa se concretizar e a comunidade de princpios possa comungar da esperada coerncia normativa.

MARCOS NORMATIVOS PARA A PRESERVAO DA INTEGRIDADE NA PESQUISA


Princpio da Dignidade da Pessoa Humana. A dignidade como ddiva se verifica a partir de qualidades ou caractersticas da pessoa humana, no sendo fruto da escolha de cada um, afigurando-se verdadeiro dom. A dignidade como prestao ressalta a experincia de cada pessoa, na busca da construo da prpria identidade e est vinculada s relaes sociais, no convvio com o prximo.

Dignidade da Pessoa Humana


Em geral, todos os documentos normativos que visam resguardar a integridade da pesquisa cientfica buscam a preservao da integridade da pessoa humana a partir da preservao da sua dignidade, autonomia e autoconscincia. E a matriz normativa destas disposies legais o princpio da dignidade humana. Resoluo n. 196 de 10.10.96 do Conselho Nacional de Sade: nas pesquisas envolvendo seres humanos, h que trat-los em sua dignidade, respeitados em sua autonomia e defendidos em sua vulnerabilidade.

Princpio constitucional da Liberdade


Ponto de partida: o diferencial entre a liberdade geral do indivduo, erigido categoria de princpio constitucional (art. 5, II, CR/88) e a liberdade especfica do investigador (art. 5, IX, CR/88), vista como direito produo e criao cientfica e tcnica. A liberdade do pesquisador, tratada como direito seu, garantida no inciso IX da Constituio Federal de 1988, encontra limite no consentimento do sujeito, que deve ser prvio, livre e esclarecido (autoconsciente) Res. 196/96 item IV. Recusa de participao na pesquisa item IV, f Res. 196/96.

Declarao Universal sobre o Genoma Humano e os Direito Humanos


Art. 5 e - Se, conforme a legislao, um indivduo no for capaz de manifestar seu consentimento, a pesquisa envolvendo seu genoma apenas poder ser realizada para benefcio direto sua sade, sujeita autorizao e s condies de proteo estabelecidas pela legislao. Pesquisa sem perspectiva de benefcio direto sade apenas poder ser efetuada em carter excepcional, com mxima restrio, expondo-se o indivduo a risco e incmodo mnimos e quando essa pesquisa vise contribuir para o benefcio sade de outros indivduos na mesma faixa de idade ou com a mesma condio gentica, sujeita s determinaes da legislao e desde que tal pesquisa seja compatvel com a proteo dos direitos humanos do indivduo. (UNESCO, 1997, grifos nossos).

UMA PROBLEMTICA RECENTE: PESQUISA COM DADOS GENTICOS - INTIMIDADE, INFORMAO E NO DISCRIMINAO GENTICAS
O direito intimidade encontra-se garantido na Constituio Federal de 1988 atravs do disposto no inciso X do artigo 5, que preleciona o seguinte: so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

Direito intimidade gentica


A Resoluo 340/04 do CNS determina a privacidade dos dados genticos, justamente pelo fato dos mesmos serem capazes de tornar um indivduo identificvel, no podendo ser acessveis a terceiros, notadamente a empregadores, empresas seguradoras e instituies de ensino, e tambm no devem ser fornecidos para cruzamento com outros dados armazenados para propsitos judiciais ou outros fins, exceto quando for obtido o consentimento do sujeito da pesquisa. (Res. 340/04, item III.10).

Direito de saber e no-saber


No Brasil, a Resoluo 340/04 do Conselho Nacional de Sade determina que seja dada ao indivduo a opo de escolher entre ser informado (direito de saber) ou no (direito de no-saber) sobre resultados de seus exames (Res. 340/04, III.4). Caso Roberta A Constituio Federal de 1988 compreende o princpio da igualdade como direito fundamental, a teor do disposto no artigo 5. Referido princpio supe o direito de obteno de tratamento igual, sem discriminao. Na seara dos dados genticos, a discriminao est relacionada, em primeiro lugar, com a informao: sua obteno, o acesso a ela e, principalmente, seu uso abusivo ou indevido.

Concluso
Os marcos normativos para a preservao da integridade na pesquisa com seres humanos so as normas principiolgicas que integram o sistema jurdico nacional, porque a modernidade assume o Direito como um sistema aberto de princpios, prima facie aplicveis. E destas normas principiolgicas, evidencia-se, in casu, a dignidade da pessoa humana que nada mais do que a autonomia privada em suas esferas de liberdade e no liberdade.

You might also like