You are on page 1of 11

GESTO POR METAS

BUSINESS ASSESSORIA EMPRESARIAL SS LTDA

Gesto por Metas

GPM

O QUE GPM ?

O GPM um mtodo de gesto simples, cuja essncia concentra-se na otimizao dos recursos disponveis e no aproveitamento da fora de trabalho dos colaboradores no sentido de obter os resultados esperados; O GPM tambm, um processo sistematizado de planejamento e acompanhamento das metas a serem atingidas, focando principalmente na orientao do desempenho das reas e das pessoas, direcionando-as corretamente para o objetivo da organizao; O GPM funciona ainda, como uma ferramenta facilitadora para o trabalho em equipe, buscando o aproveitamento das idias e a compatibilizao dos interesses atravs da participao dos colaboradores.

Gesto por Metas

GPM

OBJETIVOS DO GPM

Direcionar as pessoas, a fora de trabalho disponvel, para atingir as metas da empresa;

Evitar desperdcio financeiro, de material, de tempo e de energia das pessoas, otimizando os custos operacionais e a capacidade instalada da organizao;

Aumentar o envolvimento e o nvel de comprometimento das pessoas, elevando o nvel da qualidade dos servios e dos produtos da empresa.

Gesto por Metas

GPM

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DO GPM

Que a diretoria e o corpo gerencial estimulem e valorizem a capacidade de pensar das pessoas - uso da inteligncia e da criatividade; Que a funo responsabilidade de cada colaborador esteja clara; e o limite de autonomia bem definidos; e a

Que hajam diretrizes claras para elaborao do plano de metas; Que as reas sejam gerenciadas como centros de resultado ou unidades de negcio - viso empresarial; Que seja elaborado plano de metas por funo, contemplando resultado e desempenho.

Gesto por Metas

GPM

O GPM SERVE

Como indicador para o acompanhamento, bem como, para se tomar providncias ou redirecionar as aes no sentido de atingir o planejado. As mudanas negociadas devem ser registradas; Para avaliar se as linhas de ao adotadas apresentam um bom retorno e se devem ser padronizadas ou abandonadas; Como instrumento de registro, fornecendo o histrico do ocorrido resultado alcanado; evitando que se caia no esquecimento.

Gesto por Metas

GPM

VANTAGENS DO GPM
Direciona as pessoas para fazer o que a empresa precisa; Facilita a comunicao, reduz o nvel de rudo nas relaes e aproxima lderes e liderados;

Cria um ambiente favorvel para o trabalho em equipe e resgata o orgulho e satisfao dos colaboradores;
Aumenta o nvel de comprometimento das pessoas para com as metas da organizao; Define um sistema simples e prtico de avaliao de resultado e desempenho; Agiliza o processo de deciso; Melhora a qualidade dos servios, reduz os desperdcios e os custos operacionais.

Gesto por Metas

GPM

ELABORAO DAS METAS

Descrev-las em termos especficos e mensurveis; Determinar prazos realistas e factveis, com cronograma;

Quando complexas, dividi-las em etapas tornando mais fcil o cumprimento das mesmas;
Diagnosticar problemas potenciais e definir aes para eliminar ou minimizar as consequncias dos mesmos; Efetuar reviso regularmente. Isso ir ajudar a garantir que as metas continuem realistas, relevantes e dentro de um prazo.

Gesto por Metas

GPM

PLANEJAMENTO DAS METAS


Um plano deve identificar aquilo que precisa ser feito, quando e por quem; isso faz com que os colaboradores compreendam o seu papel no alcance das metas. Assim, eles tm a informao de que precisam para fazer o seu trabalho.

Etapas :
Quem - determina a responsabilidade; O qu - estabelece a meta e detalha os resultados e padres a serem obtidos; Quando - marca o limite do tempo para o comeo e o fim do plano e, tambm, proporciona verificaes programadas da evoluo; Onde - identifica o lugar para executar as etapas do plano; Como - define as etapas a serem completadas e, dentro de cada uma delas, esclarece os procedimentos a serem usados; Por qu - oferece a motivao s pessoas envolvidas, para que trabalhem no plano e atinjam a meta. Lembre-se que a motivao difere, dependendo das pessoas participantes.

Gesto por Metas

GPM

ESTABELECER

PRIORIDADES

Com base no resultado a ser atingido pela organizao; Com critrios racionais considerando a importncia e a urgncia. A importncia tem a ver com impacto e, a urgncia tem a ver com tempo;

Com prazos realistas. Prazos apertados criam vulnervel e no contribuem para o resultado.

uma

situao

Gesto por Metas

GPM

OTIMIZAO DAS METAS

Quando as metas entram em desperdcio de tempo, de energia, levar ao esgotamento e ao estresse;

conflito entre si, geram de recursos e podem nos

Nosso tempo e nossa energia devem ser aplicados na resoluo de problemas, tomando decises e executando nosso plano para que as metas sejam atingidas; importante acompanhar as metas constantemente;

Devemos avaliar mudanas imprevistas em nosso plano, para possamos controlar os danos e procurar oportunidades;
Precisamos ter um padro de realizao para as metas.

que

Gesto por Metas

GPM

COMPORTAMENTO POSITIVO PARA ATINGIR METAS

Para que ocorram mudanas em nosso ambiente, preciso que mudemos primeiro nosso prprio comportamento. Se considerarmos a mudana como um catalisador para atingir nossas metas e o desafio de lidar com idias e situaes novas, teremos uma perspectiva mais positiva; Podemos comear nos concentrando nas coisas que fazemos bem, depois decidirmos quais as que precisam ser trabalhadas, definindo estratgias para melhor-las; Temos necessidades, desejos e metas que s podem ser alcanados com a ajuda de terceiros.

You might also like