You are on page 1of 60

PARASITOLOGIA HUMANA

Professora: Marcela Daniela Programa de Sade e Saneamento Bsico CETESI

PARASITOLOGIA
o ramo da zoologia que estuda os animais parasitos. Sero estudados os protozorios, os helmintos e artrpodes.

CONCEITOS
PARASITO
um ser que, de um modo permanente, peridico ou temporrio, vive em outro organismo, nele se nutrindo e determinando, de modo varivel, algum dano.

CONCEITOS

PARASITOLOGIA HUMANA
a cincia que tem por fim o estudo da morfologia e da biologia dos parasitos, como fundamento para o conhecimento da patologia, do diagnstico, da teraputica, da epidemiologia e da profilaxia das doenas parasitrias de interesse humano.

PORTA DE ENTRADA
PRINCIPAIS Boca Pele Mucosas SECUNDRIAS Placenta Leite materno Transfuso de Sangue

VIAS DE DISSEMINAO
Principais Sangunea Linftica Trato digestivo Secundrias Tecido conjuntivo Tecido muscular

Principais causas que contribuem para o aumento de incidncia das parasitoses nas cidades:

Crescimento desordenado dos centros urbanos; Educao insuficiente; Deficincia ou inexistncia de abastecimento de gua, coleta de lixo, esgtos, tratamento dos dejetos, etc; Moradia inadequada; Nutrio deficiente.

Transmisso
A transmisso dos enteroparasitos est diretamente relacionada com as condies de vida e de higiene das comunidades urbanas e rurais. A alta prevalncia de parasitos entre as populaes de baixo nvel scio-econmico resutante do padro de vida, de higiene e de educao,os quais, so inadequados e deficientes.

Erradicao
A erradicao de parasitoses intestinais requer melhorias das condies scioeconmicas, no saneamento bsico e na educao sanitria, alm de mudanas de certos hbitos culturais.

Protozorios
So microorganismos cuja a classificao feita com base nas estruturas de locomoo que podem causar doenas. Heterotrficas Autotrficas

Morfologia
Apresenta inmeras formas, podendo ser efmeros, ovais ou alongados. Alguns so revestidos de clios, outros por flagelos, e h os que no possuem nenhuma estrutura de locomoo especfica.

Locomoo
Flagelos- Flagelados Cilos- Ciliados pseudpodos(pseudo=falso, podop)- Rizpodos S/organela de reproduoEsporozorios

Respirao
Pode ser: Anaerbia, aquela que se processa em um meio com pouco oxignio; Aerbia, que se processa num meio rico em oxignio.

Reproduo
Pode ser: Sexuada, com a unio das clulas sexuais gametas; Assexuada, ocorre sem a unio dos gametas.

Nutrio
Pode ser: Auttrofos: aqueles que sintetizam sua prpria alimentao(sntese de energia atravs da luz solar), Hetertrofos: aqueles que no sintetizam sua prprio alimento, necessitando absorver elementos do meio ambiente.

Principais
Doena de Chagas Malria Amebase Giardase Balantidiose Tricomonase Leishmaniose Toxoplasmose

Amebase
Conceito: Infeco do intestino grosso, tambm conhecida pelo nome de disenteria amebiana. Agente Etiolgico: Entamoeba histolytica, cujo o deslocamento se faz por pseudpodos.

Entamoeba histolytica(monoxeno-Rizopde)

Contaminao: ingesto de gua ou alimentos contaminados com cistos, eliminados com fezes humanas, ou vetores como moscas. Sintomas: diarria com sangue, clicas intensas, nuseas, vmitos, ulceraes nos intestinos, toxina pode atingir outros rgos.

Tratamento: medicao especfica; Profilaxia: Tratamento dos casos, consumir gua tratada, lavagem adequada das mos, saneamento.

Amebase

Giardase
Conceito: infeco do intes. delgado Agente: Giardia lamblia ou Giardia intestinalis (flagelados). Transmisso: gua e alimentos contaminados. Oro-fecal. Sintomas: nuseas, irritabilidade, clicas, infeco do intestino e vescula biliar.

Tratamento: medicamentos especficos. Profilaxia: higiene adequada das mos e alimentos, consumo de gua potvel, destino adequado de dejetos e lixos.

Giardase

Protozorio flagelado parasita cavitrio adaptado ao parasitismo monoxnico Giardia lamblia = Giardia duodenalis = Giardia intestinalis

Ciclo vital da Girdia

Int.grosso Int.delgado

Tricomonase
Conceito: uma infeco causada por um protozorio que determina a inflamao na mucosa vaginal e, eventualmente, na uretra masculina. Agente: Trichomonas vaginalis (flagelado). Transmisso: contagio sexual (DST), uso de roupas intimas e toalhas contaminadas.

Sintomas: Na mulher- processo inflamatrio vaginal (vaginite), corrimento , s vezes, prurido na vulva e na regio perineal. No homem- assintomtica, mas em alguns pode surgir uretrite com ligeira dor durante a mico. Tratamento: cremes vaginais e medicamentos por via oral.

Profilaxia: Higienizao, uso de preservativos , alm de evitar contato sexual com pessoas contaminadas, limitar o nmero de parceiros sexuais e no compartilhar roupas e toalhas.

Tricomonase

Toxoplasmose
Conceito: Infeco assintomtica, sendo a doena uma exceo no homem, considerando que normalmente ele apenas o hospedeiro intermedirio. Agente: Toxoplasma gondii Transmisso: gua, alimentos e objetos contaminados pela urina de ratos, ces, gatos, contendo o protozorio).

Sintomas: febre constante, inchao de gnglios (linfadenopatias), exantema, infeco do fgado e bao, encefalite, retinopatia(inflamao da retina e coride).. Tratamento: quimioterpicos. Profilaxia: limpeza adequada onde os gatos defecam, no consumir carne pouco assadas, lavagem das mos.

Toxoplasmose congnita

Toxoplasmose congnita

FIM!!!!

Malria
Conceito: Doena parasitria transmitida pelo mosquito Anopheles. Tambm conhecida como impaludismo, maleita, febre ter, febre quart, tremedeira e febre palustre. Agentes Etiolgico: Plasmodium malariae, P. vivax e P. falciparum Sintomas: calafrios surtos febris peridicos(40 a 42C),dor de cabea ou musculares, aumento do bao, anemia,suores, nuseas e vmitos .

Contgio: contgio indireto, pois no passa de uma outra sem a participao dos mosquitos do gnero Anopheles. Tambm pode ser transmitida por injeo ou transfuso de sangue de pessoas infectadas ou por seringas contaminadas.

Profilaxia : Eliminao dos mosquitos, tratamento dos doentes, uso de repelentes na pele ou mosquiteiro nas camas, Instalao de protetores em portas e janelas das habitaes.

Ciclo da Malria

Plasmodium = esporozorio
que atinge as hemcias

Vetor Anopheles

Doena de Chagas
Conceito: infeco causada por um protozorio encontrado no percevejo conhecido como barbeiro, chupana, chupo, bico de parede, funo e bicudo. Tambm chamada de Tripanossomase americana e representa uma importante causa de problemas cardacos no meio rural. Agente: Protozorio Tripanosoma Cruzy (flagelado).

Sintomas: aumento do esfago, clon, fgado, bao, leso do miocrdio e, conseqncia, aumento do corao, prejudicando seu funcionamento; febre, falta de apetite;dor de cabea, mal estar geral. Contgio: contgio indireto, pode ocorrer tambm por transfuso sangue atravs da placenta.

Profilaxia: combate ao barbeiro, melhoria das condies de habitao rural, evitando a construo de moradas de pau-a-pique, barro e cobertura de sap, instalar mosqueteiros nas camas, controlar os doadores de sangue e Educao ambiental.

Carlos Chagas,o barbeiro e um flagelo

Modo de transmisso

Reservatrios naturais

Tipos de moradias desaconselhadas

Leishmanioses
Conceito: uma doena infecciosa generalizada que atinge vrias vceras, como: pulmo, tubo digestrio e fgado. doena transmitida por mosquitos flebtomos, conhecidos com cangalha, asa dura, mosquito palha, birigui, e tatura. As formas da doena mais conhecidas no Brasil so Leishmaniose visceral, Leishmaniose cutnea.

L. Visceral
Agente: Leishmania donovani (flagelado). Sintomas: febre com intervalos irregulares que podem durar meses ou at anos; falta de apetite, emagrecimento intenso; aumento do volume do fgado e do bao.

L. Cutnea
Conceito/caracterstica: O protozorio

produz uma pequena leso na pele, que evolui para uma lcera. Quando atinge a boca e a faringe provoca a destruio de vrias estruturas da face. Agente: Leishmania brasiliensis (flagelado).

Transmisso: Leishmanioses visceral e cutnea comea quando o mosquito pica um animal infectado(co ou gato). O parasito sofre transformao no interior do inseto e, posteriormente introduzido no homem atravs da picada do mosquito. Obsservao: saliva das fmeas do mosquito-palha (Phlebotomus intermedius). Tratamento: Quimioterpicos

Sintomas: ulceraes cutneas e nas mucosas da boca, nariz e faringe. Profilaxia: Controlar o mosquito transmissor com o emprego de inseticidas e manter uma rede bsica de saneamento; Deve-se evitar a picada do mosquito com o uso de repelentes ou mosquiteiros nas camas; Instalaes de redes protetoras em portas e janelas das moradias; Tratar e examinar ces e gatos infectados pelo parasito e Educao ambiental.

You might also like