You are on page 1of 10

Alfabetizao

Projeto Interdisciplinar 4 perodo

Aline Ferreira Roberta Salgado Vania Castro

Este projeto tem a finalidade de apresentar as consideraes finais de um trabalho de campo (entrevistas) realizado por cada componente do grupo IAVM. Portanto, segue as nossas consideraes e concluses sobre o tema a construo dos conhecimentos lingsticos no Ensino da Lngua Portuguesa na Educao Infantil e nas Classes de Alfabetizao.

Foi possvel perceber que a aprendizagem inicial da leitura e da escrita a alfabetizao e o letramento devem ocorrer simultaneamente e desde os primeiros contatos com a educao (Educao Infantil). "A perspectiva de alfabetizao-e-letramento desde a educao infantil pressupe a garantia de acesso diversidade de textos e de situaes comunicativas de uso da linguagem, bem como a possibilidade de refletir diariamente sobre as caractersticas e o funcionamento da escrita". (Soligo)

Sendo assim, possvel afirmar este um ponto convergente entre ambos. Tanto quanto o ensino da Lngua Portuguesa no s passa como tambm praticada modo a seguir a norma culta.

A linguagem oral estimulada o tempo todo, o dia inteiro...no somente a produo oral ou a escrita, como tambm as capacidades auditivas a atentivas da criana. Esta estimulao se d atravs de estrias, msicas, danas, perguntas, jogos, vdeos, entrevistas, etc. Para que a produo escrita acontea, antes preciso que haja uma boa produo oral.

Grafismo se d na medida em que a criana compreende os fonemas que compem simples palavras. O grafismo trabalhado desde o incio do ano, principalmente o traado das letras, para que as crianas possam evoluir para a escrita cursiva. respeitado o ritmo de produo de cada criana, desde a escrita de palavras pequenas at a produo de simples textos, o que ocorre no final do alfabetizao.

Expresso plstica est se d o tempo todo, o ano inteiro,


pois acredita-se ser necessrio fazer a criana passar por diversas experincias sensoriais antes que esta seja apresentada a um aprendizado mais formal. Cortar, rasgar, amassar, pintar, alinhavar, colar,...so propostas que estimulam a coordenao motora fina das crianas e, consequentemente, as deixam mais preparadas para a produo escrita (ajudando na preenso do lpis e na adequao do tnus muscular).

Expresso corporal e sonora as crianas so estimuladas a utilizarem movimentos corporais em diferentes partes do dia, no somente em
msica e educao fsica. Sabe-se que o nvel atentivo delas melhora quando a atividade fica dividida em partes, e entre essas partes realizamos algumas atividades que necessitem a troca de lugares ou a escolha de cartes espalhados pela sala. As letras do alfabeto tambm so acompanhadas de gestos, os quais so escolhidos pela turma. Isso ajuda na reteno do conhecimento, pois alguns alunos preferem estratgias mais visuais, outros mais sonoras e outros mais quinestticas.

A noo de sustentabilidade trabalhada o tempo inteiro na sala de aula, desde o momento do lanche,, na escolha do alimento que prefere comer ou provar, higiene, at no desenvolvimento de projetos .

Em um dos colgios h um projeto: Recicle, Reuse, Reduza. Fala sobre a diferena de brinquedos de hoje e de antigamente, de ricos e de pobres e constroem brinquedos com sucata. Reutilizam folhas de papel em ditados ou na construo de textos ou banco de palavras. Tambm orientam sobre o uso da gua. Desde o simples fato de beber a gua at ao lavar as mos, quando as crianas vm do ptio ou querem beber gua (incentivam o uso de canecas ao invs de copos descartveis).

You might also like