You are on page 1of 33

Equipe: Jefferson Gomes Lailson Lisomar Regis Marcelo Leandro Maxwell do Monte Valney Amrico

Pierre Curie e sua esposa Marie (Marja) foram os descobridores do Rdio-226 (1898). Elemento espontaneamente luminoso, dois milhes de vezes mais radiativo que o urnio, teve seu valor teraputico rapidamente comprovado. Sua ao sobre o cncer foi testada por Pierre e pelos professores Charles Bouchard e Balthasard.

A Radioterapia cuida do tratamento do CNCER em suas vrias formas utilizando as RADIAES IONIZANTES. uma cincia que se desenvolve h cerca de 100 anos, praticamente junto descoberta dos Raios X e da Radioatividade. Envolve um departamento multidisciplinar: mdicos, fsicos, psiclogos, assistentes sociais, tcnicos especializados.

A Radioterapia um tratamento local; A Radiao atinge tecidos normais e tumorais; Objetivo PRINCIPAL do tratamento radioterpico: LIBERAR MXIMA E APURADA DOSE AO VOLUME TUMORAL BEM DEFINIDO e, ao mesmo tempo, MINIMIZAR DOSE A TECIDOS NORMAIS VIZINHOS.

Cansao ou Fadiga

Ao trmino do tratamento seu paladar ir melhorando.

Falta de Apetite e Dificuldade para Ingerir Alimentos

Reaes da Pele

O CNCER a segunda causa de morte por doena no Brasil (INCa/MS). Afeta mais que 1 em 3 indivduos no seu perodo de vida.
395.000 casos de cncer no Brasil em 2007. 190.000 bitos no Brasil em 2007.

MAIS DA METADE DOS CASOS TEM INDICAO DE RADIOTERAPIA (50-60%).

Fatores que influenciam a resposta ao tratamento: Dose (total e diria) - Local Irradiado (volume) Tempo de liberao da dose (fracionamento) Intervalo entre doses Perodo total de tratamento Idade e estado geral do paciente Fatores hospedeiros (doenas, etc.)

Planejamento

Radioterpico (controle da tcnica, tamanho, direo e nmero de feixes, penetrao, etc.); Aplicao de Dose (total e diria) cuidadosa que fornea balano aceitvel entre cura e complicaes; Fracionar Dose e apanhar clulas tumorais na fase sensvel e noutras fases (resistentes).

Radioterpico pode ser dividida em TELETERAPIA e BRAQUITERAPIA. Tele=distante e Terapia=tratamento. Na teleterapia a fonte de radiao distante do tumor. Uso de Aceleradores, Cobalto, Raios X. Braqui=prximo. Na braquiterapia a fonte fica prxima ou em contato com o tumor (inclusive implantadas). Mais indicada para neoplasias do colo do tero, corpo uteriono, regio perineal, cabea e pescoo e partes moles.

FONTE CONTATOTERAPIA ROENTGENTERAPIA UNIDADE DE COBALTO ACELERADOR LINEAR

TIPO DE RADIAO RAIOS X (SUPERFICIAL) RAIOS X (ORTOVOLTAGEM) RAIOS GAMA RAIOS X DE ALTA ENERGIA E ELTRONS*

ENERGIA 10 - 60 kv 100 - 300 kv 1,25 mev 1,5 - 40 mev

MTODO DE APLICAO TERAPIA SUPERFICIAL TERAPIA SEMIPROFUNDA TELETERAPIA PROFUNDA TELETERAPIA PROFUNDA

ISTOPOS RADIOATIVOS RAIOS GAMA E/OU BETA

VARIVEL CONFORME O BRAQUITERAPIA ISTOPO UTILIZADO

Os istopos radioativos (cobalto, csio, irdio etc.) ou sais de rdio so utilizados sob a forma de tubos, agulhas, fios, sementes ou placas e geram radiaes, habitualmente gama, de diferentes energias, dependendo do elemento radioativo empregado. So aplicados, na maior parte das vezes, de forma intersticial ou intracavitria, constituindo-se na radioterapia cirrgica, tambm conhecida por braquiterapia.

Betaterapia Estrncio-90

Csio-137

Sementes Radioativas de Iodo-125

Bomba de Cobalto 60

Equipamento emissor de Raios-X de baixa energia, permite o tratamento de leses superficiais, principalmente de pele. Radioterapia superficial ou ortovoltagem

Paciente com marcaes, pontos de referncia para a mquina

Paciente com marcaes, pontos de referncia para a mquina

Ela moldada no rosto do paciente em plstico com a utilizao de gua quente. No fim, ela presa com parafusos. A aplicao dura em mdia 15 minutos.

Distribuio de dose de radiao superposta a corte tomogrfico da regio abdominal. O tratamento radioterpico planejado por um fsico-mdico que calcula a distribuio da dose de radiao a ser depositada. definido os contornos da leso e de outras estruturas que devem ser preservadas. No planejamento ao lado foram utilizados dois campos laterais e dois frontais. No cruzamento dos quatro feixes a dose mxima.

Cabos de conexo entre os aplicadores e o cofre onde est guardada a fonte.

BRAQUITERAPIA DE ALTAS DOSES

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR high dose rate) uma forma de Radioterapia na qual a fonte radioativa implantada o mais prximo do tumor definindo uma modalidade de tratamento em que a dose de radiao liberada para atacar as clulas tumorais, sem que um grande nmero de clulas sadias seja afetado. Para evitar a exposio dos trabalhadores o tratamento pode ser feito com equipamentos robotizados.

Aplicadores Vaginais

Aplicadores Retais

Sementes Radioativas

Aplicadores Cervicais Aplicadores Intrauterinos

Aplicadores para Prstata

Tratamento para Cncer de Prstata

Tratamento do Cncer Labial Inferior

Tratamento do Cncer de Mama

Auto Estima

Convvio Familiar

Cura de Tumores

Qualidade de Vida

Superao

Universidade

Federal de Santa Catarina / Centro de Cincias Fsicas e Matemticas / Departamento de Fsica. Sociedade Brasileira de Dermatologia - Anais Brasileiros de Dermatologia Print version ISSN 0365-0596 vol.81 no.3 Rio de Janeiro June 2006. Controle do Cncer: uma proposta de integrao ensino-servio. 2 ed. rev. atual. - Rio de Janeiro: Pro-Onco. 1993. Copyright 1996-2010 INCA Instituto Nacional de Cancer) Ministrio da Sade - Praa Cruz Vermelha, 23 - Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro RJ. Wikipdia, a enciclopdia livre. Esta pgina foi modificada pela ltima vez s 22h43min de 30 de outubro de 2010. Fundao Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Sapra Assessoria. Ministrio da sade - Departamento nacional de auditoria do sus - Coordenao de sistemas de informao - Sistema nico de sade legislao federal.

You might also like