You are on page 1of 57

APOPTOSE

Prova Didtica Concurso Pblico Edital PROGRAD n 29/2010 Candidata: Silvia Aparecida Pieta

Morte Celular Programada


Fenmeno comum durante o desenvolvimento embrionrio, necessrio para remover tecidos provisrios. Eliminar clulas suprfluas (neurognese). Originar ductos, formar orifcios.

Exemplos da importncia da Morte Celular Programada no desenvolvimento embrionrio em mamferos

Morte Celular Programada


Vida ps-natal: remodelao de tecidos; remoo de clulas danificadas, desnecessrias, redundantes, envelhecidas ou perigosas para a sade.

Clulas infectadas

Clulas tumorais
lookfordiagnosis.com

Morte Celular Programada atua na formao e manuteno tecidual durante toda a vida do indivduo

Importncia da Morte Celular Programada no desenvolvimento embrionrio em anfbios

Imolao biolgica
Clulas destinadas a morrer podem perecer para que as restantes do corpo sobrevivam.

Apoptose embrionria

Apoptose
Do grego, apo, separado de; ptosis, queda. Termo usado para diferenciar as mortes celulares fisiolgicas ou programadas das mortes celulares acidentais, produzidas por traumatismos, substncias txicas, obstrues vasculares, conhecidas como necroses.

Reutilizao do material celular

Alteraes celulares caractersticas


So devidas ativao de certas proteases especiais chamadas caspases (do ingls, cysteinyl

aspartate proteinases) e

ocorrem na seguinte ordem:

Alteraes celulares caractersticas: 1


Desmontagem do citoesqueleto devido ruptura de seus filamentos. Perda de contato com clulas vizinhas ou com a matriz extracelular. Clula se torna esfrica.

Alteraes celulares caractersticas: 2


A clula se encolhe porque o citosol e as organelas se condensam sem que suas estruturas sejam afetadas. A condensao devida a alterao na permeabilidade das membranas celulares.

D., clula em apoptose, mostrando orifcios (crateras) na superfcie www.anatpat.unicamp.br

Alteraes celulares caractersticas: 3


Os filamentos laminares (laminofilamentos) se dissociam com consequente desintegrao do envoltrio nuclear.

Alteraes celulares caractersticas: 4


A cromatina se compacta e as molculas de DNA se seccionam por ao de endonucleases, o que divide o ncleo em pequenos fragmentos que se distribuem pelo citoplasma.

Condensao da cromatina na face interna da membrana nuclear em uma clula na fase inicial da apoptose.

Alteraes celulares caractersticas: 5


Na superfcie da clula surgem numerosas protuses, quase todas com fragmentos nucleares no seu interior.

A membrana nuclear forma evaginaes contendo cromatina condensada. Isto depois d origem aos corpos apoptticos.

Alteraes celulares caractersticas: 6


As protuses se desprendem e so convertidas em fraes celulares chamadas corpos apoptticos. As organelas celulares ainda esto relativamente bem conservadas nesta fase.

Alteraes celulares caractersticas: 7


As fosfatidilserinas das membranas que envolvem os corpos apoptticos deslocam-se para a membrana externa. Numerosos macrfagos so atrados e fagocitam os corpos apoptticos.

Resumo das alteraes celulares durante a apoptose

Ativao da apoptose
So suprimidos os fatores trficos que mantm as clulas vivas (mais generalizada). Substncias que induzem a morte celular se ligam a receptores especficos. O DNA nuclear afetado por mutaes deletrias.

Vias de sinais intracelulares

Vias de ativao da apoptose

Ativao de caspases
Promove o aparecimento das alteraes celulares que caracterizam a apoptose, como desmontagem da membrana nuclear e do arcabouo de lminas, hipercondensao da cromatina e degradao proteoltica das estruturas nucleares e citoplasmticas. Independentemente do agente indutor do processo.
Via final comum da apoptose

Fatores trficos
Substncia indutora especfica que mantm a clula viva (fator de sobrevivncia). Supresso destes fatores

Apoptose

Fatores trficos
Glicoprotenas CSF(fatores sobrevivncia, o crescimento e a diferenciao dos glbulos sanguneos. Neurofisinas: segregadas pelos tecidos inervados, mantm vivos os neurnios e estimulam crescimento dos axnios.

estimuladores de colnias): estimulam a

Via intrnseca
Quando ativados estes receptores se ligam e ativam diversas Tais molculas ativam fosforilam o inositol do fosfotidilinositol 4,5difosfato (PIP2) da membrana plasmtica e o convertem em fosfatidilinositol 3,4,5-trifosfato (PIP3).

fosfatidilinositol 3-cinases (Pi 3-k).

Via intrnseca
Em seguida, sem abondonar a membrana plasmtica, um PIP3 se liga cinase

PDK1 ( fosfatidilinositol dependente protena quinase) e outro a serinatreonina cinase B, o que faz ambas as
enzimas ficarem prximas entre si.

Via intrnseca
A PDK1 fosforila a cinase B, que ativada e se separa do PIP3. Em seguida, a cinase B ativada fosforila uma protena chamada Bad (Bcl-2 antagonista da morte celular), que se inativa e se liga protena citoslica denominada 14-3-3.

Via intrnseca
A protena Bcl-2 est localizada na membrana mitocondrial externa de diferentes tipos celulares, como epitlios capazes de proliferao e morfognese. Dentre suas atuaes est o bloqueio da liberao de citocromo c pela mitocndria aps estmulo apoptognico, impedindo portanto, a ativao de caspases (YAMAMOTO; ICHIJO; KORSMEYER, 1999).

Via intrnseca
As protenas da famlia Bcl-2 apresentam uma importante funo anti-apopttica, que regulada por multi-stios de fosforilao envolvendo interaes entre vrias protenas da famlia. Nveis elevados de protenas dessa famlia de genes bloqueiam a apoptose (Bcl-2 e Bcl-x) e outras promovem-na (Bax, Bad e Bak). Os genes anti-apoptticos da famlia Bcl-2 so promotores da sobrevivncia celular por inibirem a ocorrncia da apoptose.

Via intrnseca
A Bad est separada da Bcl-2 (leucemia das clulas B). Quando separada da Bad, a Bcl-2 encontra-se ativa e impede que a clula morra por apoptose.

Via intrnseca
Na ausncia do fator trfico, a Bad, que carece de fosfato, ativas-se e desvincula-se da protena 14-3-3 e se liga Bcl no lado citoslico da membrana mitocondrial externa. A passagem de molculas entre os compartimentos da mitocndria se descontrola.

Via intrnseca
Isso permite que a protena AIF (fator de induo da apoptose) e o citocromo c escapem para o citosol. Uma vez no citosol, a AIF se dirige membrana plasmtica e inverte a posio das fosfatidilserinas que se transladam para a membrana externa e atraem macrfagos.

Via intrnseca
No ncleo, a AIF induz a condensao da cromatina e ativa a endonuclease que degrada as molculas de DNA. O citocromo c combina-se com a protena adaptadora Apaf-1 (protease ativadora do fator de apoptose). Isso a une a pr-caspase -3 que se transforma em caspase-3 e ativa enzimas que produzem as mudanas apoptticas enumeradas anteriormente.

Maquinaria da morte celular e sua regulao

A cascata das caspases

A maquinaria molecular central da apoptose

Via intrnseca
Nas clulas morimbundas, o Ca++ citoslico aumenta consideravelmente. Nas clulas epiteliais, o Ca++ fecha as conexes e evita a passagem de elementos que possam danificar as clulas vizinhas.

Aumento de Ca++ nas clulas danificadas

Apoptose

Via intrnseca

Maquinaria da morte celular e sua regulao Papel chave da mitocndria

Apoptose devida a fatores especficos: via extrnseca


Na membrana plasmtica de clulas infectadas e cancerosas, aparecem receptores especiais cuja ativao conduz apoptose. Isso tambm ocorre na membrana plasmtica dos linfcitos T. Os receptores so o TNF R e Fas.

Via extrnseca
Seus domnios citoslicos contm uma sequncia de aminocidos conhecidos como domnios de morte que ativam as caspases. O TNF ( fator de necrose tumoral) segregado por macrfagos e linfcitos T por causa de diversas infeces.

Via extrnseca
O TNF-R se conecta com a protena adaptadora TRAAD (TNF receptor associado ao domnio de morte) que por usa vez se une a outras trs protenas: FAAD (fas rececpor associado ao domnio de morte), RIP (receptor de interao com a protena) e TRA

( receptor associado ao fator).

Via extrnseca
A FAAD se liga a pr-caspase 8 e a transforma em caspase-8. Ativa a caspase-9 e a converte em caspase 9, que cinde a pr-caspase 3 e a transforma em caspase 3. Os passos que chegam a apoptose so similares aos anteriormente citados.

Apoptose induzida por ativao de receptores

Apoptose e cncer
Alteraes do DNA devido ao envelhecimento celular, ao de agentes ambientais (radiao, substncias qumicas, vrus) ou acmulos de formas reativas de oxignio. Protena P53, derivada do gene supressor de tumores p53.

Apoptose e cncer
P53: estabiliza o ciclo celular em G1 e controla a presena de alteraes do DNA para procurar seu reparo. Quando a alterao no corrigida, a P53 induz a morte da clula. Algumas vezes o prprio gene p53 est alterado, gerando P53 defeituosa, incapaz de controlar o estado do DNA e de conduzir a clula ao suicdio.

Gene p53
Clulas mutantes, que no codificam este gene, no sofrem apoptose. Estas clulas sobrevivem por mais tempo, acumulam mais mutaes e multiplicam-se sem controle, gerando tumores. Por impedir a proliferao de clulas mutadas, protegendo o organismo do cncer, o p53 denominado de gene supressor de tumores (BENNETT, 1999).

Estmulo mitognico excessivo leva a estabilizao em G1 ou Apoptose

Apoptose e doenas
Deficincias nos processos de apoptose

Responsveis pelas proliferaes de clulas tumorais, e pelo comprometimento da homeostasia .

Apoptose e doenas
Exarcebao destes mecanismos apoptticos
Condies patolgicas graves como (doenas autoimunes de forma geral): doenas neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Amiotrfica Lateral, Esclerose Mltipla (Fadeel, 1999). Leses secundrias aps isquemia e osteoporose.

Apoptose e doenas
Em relao ao mal de Alzheimer, os neurnios entram em processo de morte celular por apoptose precocemente, o que resulta em demncia progressiva, perda da cognio e da memria.

Apoptose e doenas
Em leses cardacas ocasionadas por isquemia, o bloqueio sanguneo leva necrose as clulas que dependem do vaso afetado. Porm, as clulas prximas da rea afetada morrem mais lentamente atravs do desencadeamento do processo de morte celular por apoptose induzido pela gerao de EROs aps o restabelecimento da circulao sangunea.

Apoptose e doenas
A Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (AIDS), que causada pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV-1), envolve a destruio apopttica de linfcitos e, no contexto de patologias associadas a AIDS, de neurnios e de micitos. Vrias protenas produzidas pelo HIV-1 desencadeiam apoptose pela induo de permeabilizao da membrana mitocondrial.

Necrose
No processo de morte celular por necrose ocorrem alteraes da funo mitocondrial, diminuindo drasticamente a produo de ATP interferindo na funo da bomba Na+ /K+ levando a tumefao celular devido ao aumento de Na+ citoslico.

Necrose
O aumento do Ca+ 2 citoslico provoca ativao de fosfolipases e de proteases, que juntamente com o aumento de espcies reativas de oxignio (EROs) induzem ruptura da membrana plasmtica. Ativao de proteases com consequente induo do extravasamento do contedo celular. Sinalizao para migrao de macrfagos
Resposta inflamatria do sistema imune

Necrose
Ao contrrio da retrao celular observada em clulas apoptticas, na necrose observa-se um intumescimento celular devido s leses no citoesqueleto e inibio da bomba de Na+/K+ ocasionando a perda da permeabilidade seletiva da membrana (MCCONKEY, 1998)

Alteraes morfolgicas tpicas da necrose ou apoptose


Necrose

Apoptose

Principais tipos de MC
Apoptose - clulas isoladas Autofagia Lisossmica elimina rgos ou tecidos inteiros

Apoptose: Mais estudada, apresenta morfologia caracterstica envolvendo


alteraes citoplasmticas e nucleares tais como:

Autofagia: (durante a metamorfose de insetos)

You might also like