You are on page 1of 12

Famlia

FAMLIA

Famlia
A famlia um sistema semi-aberto, com regras, costumes e crenas, em constante troca com o meio social. Assim, a famlia transforma e transformada pelo ambiente. Isto , o que acontece com um membro da famlia afeta a todos os demais, assim como o que ocorre na famlia influencia todos os seus membros. (MINUCHIN,1997; ANDOLFI,1998)

Famlia
MODELO IDEAL: PAI ME FILHOS SOCIEDADE MODERNA: Globalizao Sociedade de consumo Transformao na organizao da famlia, mudana de papis

Famlia e sociedade
Transformaes sociais, Com o acesso a informaes os jovens e adolescentes reconhecem outras formas de viver e compreendem que sua origem no fecha seu destino Distanciamento dos membros ? Dificuldade de transmitir valores ?

Famlia e sociedade
Apesar da transformaes sociais,os adolescentes de hoje tem sonhos de seu futuro muito parecido com a vida da gente: eles sonham com um dia-a-dia, que para ns,adultos, no sonho algum, mas o resultado de compromissos e, talvez, de frustraes. Seus sonhos um ajuste entre suas aspiraes e necessidades concretas: segurana no emprego, sade e aposentadoria). A escola participa desta formao quando desperta o interesse trazendo consigo uma promessa de futuro: estudem para ter uma vida mais prxima de seus sonhos. A escola sempre desinteressante para quem para de sonhar...

preciso fazer escolhas que fortaleam os vnculos

E que desfaam o n...

Fatores de proteo
Envolvimento afetivo entre os membros Respeito a individualidade de cada um Uso do dilogo e negociao Diviso de tarefas e responsabilidades Incentivo a autonomia e competncia individual Fortalecimento da auto-estima Respeito a hierarquia e disciplina na estrutura familiar Coerncia entre os responsveis quanto s normas da famlia.

O sentido de ligao a outra pessoa um requisito bsico para o crescimento individual. O relacionamento deve ser tal que cada pessoa seja considerada um indivduo com recursos para o seu prprio desenvolvimento. O crescimento, s vezes, envolve uma luta interna entre a necessidade de dependncia e de autonomia; mas o indivduo se sente livre para se encarar se tiver um ralacionamento em que sua capacidade seja reconhecida e valorizada e em que ele seja aceito e amado. Ento ele estar apto a desenvolver seu potencial de vida, a tornar-se mais e mais singular, autodeterminante e espontneo.

Clark Moustakas

Fatores de proteo

Portas para transformao


Todo indivduo necessita de trs alimentos vitais para sua alma: f,fora interior e amor. Na falta de um deles costuma gerar adultos hiper-responsveis, profissionalmente competentes, mas solitrios,que costumam viver sem amor. A falta de f leva ao medo. So aquelas pessoas que independentemente de qualquer coisa que lhes acontea de bom ou de ruim, esto sempre assustadas. Por melhor que estejam suas vidas, tem a sensao de que esto prestes a sofrer uma tragdia. A criana, cujo poder de transformao anulado, torna-se um adulto sem fora para lutar. Perde oportunidades e coleciona fracassos.Passa a vida sentindo-se vtima do destino.Muitos pensam que apenas os pobres,ou os ricos, podem ser felizes. Na verdade, a infelicidade uma doena que no escolhe classe social.(adaptao SHYNYASHKI, Roberto. O sucesso ser feliz.)

Boas Festas

You might also like