You are on page 1of 17

Como estruturar um pargrafo?

PARGRAFO,
O pargrafo uma estrutura superior frase a qual desenvolve, eficazmente, uma nica ideia ncleo. Apesar disso o pargrafo no deve ser uma camisa de fora do texto. Com um pouco de ateno e aprimoramento da percepo, todos ns somos capazes de perceber o momento em que devemos fazer a transio entre um pargrafo e outro. p da letra.

INCIO DE PARGRAFO
Pargrafo padro, uma srie de incios de pargrafos que ele denomina de tpicos frasais.

Declarao inicial.
Geralmente, o tipo tpico ocorre em comentrios ou anlises. Com o prprio nome indica, trata-se de iniciar o pargrafo, fazendo uma declarao, como no exemplo a seguir: O hbito de correr, benfico para o corao, os pulmes e a manuteno da forma fsica, tambm origina srios problemas, principalmente, ortopdicos.

Aluso histrica
Trata-se de iniciar um pargrafo, fazendo aluso a um fato acontecido, real ou fictcio. Temos, assim, a presena da narrao. Vamos a um exemplo: Em algum dia, perdido na noite dos tempos, h cerca de seis mil anos, o homem lanou seu primeiro barco na gua, e, flutuando, movimentouse pela primeira vez fora de terra firme.

Interrogao
A ideia ncleo do pargrafo colocada por intermdio de uma pergunta. Seu desenvolvimento feito por intermdio da confeco de uma resposta pergunta. Como exemplo: De que maneira uma nao pode conciliar seu desenvolvimento com uma pesada dvida externa? (...)

Omisso de dados identificadores.

Esse tpico visa a criar um certo suspense no leitor, por intermdio da ocultao de elementos que somente aparecero no desenvolvimento do pargrafo. Vejamos um exemplo: De uns tempos para c, tem surgido um elemento novo no cenrio poltico nacional. Extremamente movedio, ele sempre aparece onde no se espera. Se o espreitamos, ele se esconde, em hibernao cautelosa.

DESENVOLVIMENTO DO PARGRAFO

O desenvolvimento do pargrafo depender, obviamente, da macroestrutura do texto. Ocupe o primeiro com as informaes mais importantes do texto, respondendo ao maior nmero das perguntas qu? quem? onde? quando? como? por qu? - Ordene o restante de acordo com a importncia dos pormenores; - Use pargrafos curtos; - Conserve a ordem direta; Na medida do possvel, empregue com correo artigos, demonstrativos e possessivos.

PROCURE EVITAR:

a repetio desnecessria de palavras. Principalmente no comece perodos ou pargrafos com a mesma palavra, palavras chulas, e expresses de gria no incorporadas linguagem geral, tambm termos rebuscados; o excesso de advrbios terminados em -mente; o excesso ou emprego errado da palavra qu;

O QUE BOM
A linguagem deve ser fluida e livre de tentativas "literrias" em lugar imprprio e das excessivas repeties de frmulas prontas e antiquadas. claro que uma notcia uma notcia e uma redao uma redao. Cada qual tem desenvolvimento diferente. Mas a finalidade a mesma: informar e orientar com rapidez e correo. O esprito deve ser o mesmo. O que bom para a notcia bom para uma redao.

TIPOS DE DESENVOLVIMENTO

H certos tipos de desenvolvimento mais adequados ao texto argumentativo. Outros, ao discurso narrativo. Algumas possibilidades de desenvolvimento do pargrafo, a partir de um nico tpico, o seguinte: A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao.

DESENVOLVIMENTO POR DETALHES

A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. O trfego intenso, os rudos excessivos, as preocupaes geradas pela pressa, o almoo corrido, o horrio de entrar no trabalho, tudo isso abala as pessoas, produzindo o estresse que provoca os males cardacos.

DESENVOLVIMENTO POR DEFINIO

A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. O tipo de vida em questo aquela agitada em que o indivduo no tem tempo para cuidar de si prprio, que fica a merc dos compromissos e do tempo exguo para cumpri-los. Entre as doenas cardacas a mais comum a que ataca as artrias coronrias, assim chamadas porque envolvem o corao como uma coroa, para irrig-lo em toda a sua extenso.

DESENVOLVIMENTO POR EXEMPLO ESPECFICO

A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. Imaginemos um chefe de famlia que deixa sua casa, 6h e 30 da manh. Logo de incio, tem de enfrentar a fila da conduo. A angstia da demora: ser que vem ou no vem o nibus? Finalmente, vem. Superlotado. Sobe ele aos trancos, e logo enfrenta a roleta. Troco?- No tem troco para cem. Espera um pouco para poder ir frente. Finalmente, o ponto de descida. O relgio de ponto. Em cima da hora. Nesse momento o relgio do corao do nosso amigo j passou do ponto. Est acelerado. Suas coronrias sofrem o impacto do estresse e entram em dbito de fluxo sanguneo.

DESENVOLVIMENTO POR FUNDAMENTAO DA PR0POSIO

A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. Somente na ltima dcada, segundo informaes da Secretaria da Sade do Estado de Minas Gerais, o mineiro sofreu vinte vezes mais infartos que no decnio anterior. O estresse causado pela vida intensa acelera os batimentos cardacos, por intermdio da injeo exagerada de adrenalina, apressa o surgimento dos problemas do corao.

DESENVOLVIMENTO POR COMPARAO


A vida nas grandes cidades aumenta os ndices de doenas do corao. Imagine o leitor, por exemplo, um automvel dirigido suavemente, com trocas de marcha em tempo exato, sem freadas bruscas ou curvas violentas. A vida til desse veculo tende a prolongar-se bastante. Imagine agora o contrrio: um automvel cujo proprietrio se satisfaz em arrancadas de cantar pneus, curvas no limite de aderncia, marchas esticadas e freadas violentas. A vida til deste ltimo tende a decair miseravelmente. O mesmo podemos fazer com o nosso corao. Podemos conduzi-lo com doura, em ritmo de alegria e de festa, ou podemos trat-lo agressivamente, exigindo-o fora de seu ritmo e de seu tempo de recuperao.

Exerccios
1) Escreva trs tpicos de pargrafo (declarao inicial, aluso histrica e interrogao) a respeito dos seguintes temas: O ensino de lngua inglesa; Linguagem e sociedade; Importncia da lngua inglesa; Preconceito lingustico.

2) Escolha um dos tpicos do exerccio anterior e desenvolva-o por detalhes, exemplo especfico, fundamentao da proposio e por comparao.

3) Desenvolva o seguinte tpico por definio, detalhes e exemplo especfico: Viajar de avio, segundo os entendidos, desfrutar do meio de transporte mais seguro e confortvel que existe.

You might also like