You are on page 1of 32

CURSO DE FORMAO PARA A INCLUSO

"PREPARAO E TRANSFORMAO DE PRODUTOS CRNEOS".

3298 - Gesto da qualidade

GESTO DA QUALIDADE

Com

este mdulo pretendesse que os formandos desenvolvam procedimentos para o cumprimento das normas e sistemas de gesto da qualidade.

Porqu Qualidade?

QUALIDADE

no um luxo mas uma questo de

sobrevivncia; hoje uma forma de estar, de viver, de produzir.

As empresas e os servios que no se pautarem


por parmetros de qualidade, pura e simplesmente tm os seus dias contados seja qual for o sector, a idade da empresa ou o local de operao.

Porqu Qualidade?

Os consumidores e os mercados so cada vez


mais educados e exigentes e a competitividade encarregar-se- de fazer a distino entre o trigo e o joio.

O avano da sociedade definiu mesmo um

conceito muito importante para o homem a qualidade de vida.

Porqu Qualidade?

O conceito de qualidade,
transposto para o mundo dos negcios, significa uma maneira de encarar o trabalho que valoriza os produtos, os servios e as pessoas.

Admitindo que trabalhar criar, nas suas mltiplas


formas, parece legtimo que a busca de solues verdadeiras e funcionais passe por um esforo contnuo de fazer bem, de conseguir o melhor, de definir o que bom e agir em conformidade.

Porqu Qualidade?

Somente atravs da vivncia numa atmosfera de qualidade se


pode conseguir a satisfao simultnea e duradoura dos interesses dos clientes, empregados e accionistas: o interesse dos clientes s assegurado quando os bens e servios produzidos ultrapassarem as suas prprias expectativas;

os interesses dos empregados apenas se encontram assegurados a partir do momento em que h clientes satisfeitos, j que so estes que justificam o seu prprio trabalho;

finalmente, a lgica financeira do negcio s se encontrar satisfeita se a RENTABILIDADE do capital investido justificar a manuteno do investimento na empresa e o contnuo reinvestimento.

Porqu Qualidade?

O processo de QUALIDADE
EMPRESARIAL constitui, assim, o elemento aglutinador da empresa, obrigando a um esforo incessante de satisfao total dos clientes, investindo nos empregados e na remunerao dos accionistas.

O processo de qualidade empresarial , em


si mesmo, a essncia da actividade empresarial.

Porqu Qualidade?

QUALIDADE no , portanto, um mero


exerccio de sobrevivncia. sobretudo, um estado de esprito, a nica forma aceitvel de viver os negcios, uma verdadeira filosofia de gesto.

Porqu Qualidade?

Clientes

Empregados

Accionistas

Equilbrio da gesto

Eficcia E Eficincia

Ao falar de qualidade na empresa tem algum


interesse fazer a diferenciao entre eficincia e eficcia.

Sendo conceitos muitas vezes utilizados


como sinnimos, tm, em si mesmos, diferenas substanciais.

Eficcia E Eficincia

O conceito de eficincia um

conceito de pr optimizao num ambiente mecanicista: pressupe o aperfeioamento progressivo, dentro de parmetros e norma pr estabelecidas, sucessivamente experimentadas e pouco ou nada mutveis.

Eficcia E Eficincia

O conceito de eficcia
est ligado a sistemas abertos, evolutivos, criativos, alternativos, e inteligentes. Est directamente ligado com o produto final.

Eficcia E Eficincia

O processo de qualidade s encontra terreno frtil em


ambiente aberto, parametrizado pela busca constante da eficcia.

A vivncia em ambiente de eficcia significa a


existncia de uma cultura de mudana em que a criatividade constitui um elemento fundamental, pelo que a eficcia , em si mesma, uma caracterstica intrnseca a qualquer processo srio de qualidade.

So exactamente a criatividade empresarial e a


mudana que legitimam os processos de qualidade total.

Eficcia E Eficincia

GESTOR EFICIENTE Faz as coisas da maneira certa Resolve problemas Cuida dos recursos Reduz os custos

GESTOR EFICAZ Faz as coisas certas Produz alternativas criativas Optimiza a utilizao dos recursos Aumenta os resultados

Como Definir Qualidade


Qualidade E Conformidade

Qualidade na sua expresso mais simples,


conformidade em relao a especificaes e parmetros definidos.

Primeira necessidade bsica e absoluta de um


processo de qualidade:

saber em relao a qu medir a


conformidade ou a inconformidade.

Como Definir Qualidade


Qualidade E Conformidade

O conceito de qualidade pode ser to vasto e


impreciso que, na ausncia de uma padronizao, no possvel medir a qualidade.

E sem medio no h processo de qualidade


empresarial.

Como Definir Qualidade

Assim, tudo comea por: definir as reas relativamente s quais se vo determinar especificaes e parmetros; determinar as especificaes e definir os parmetros; definir um plano com objectivos de progresso; montar um sistema de informao que preveja a medio
contnua e sistemtica de todas as variveis parametrizadas; assegurar uma ampla comunicao interna que preveja o conhecimento dos objectivos por todos os empregados e a ampla divulgao dos progressos realizados.

Qualidade E Conformidade

Como Definir Qualidade


Qualidade E Conformidade

Como Definir Qualidade


Qualidade E Conformidade No mbito deste processo, as funes de direco tm uma relevncia fundamental, no no mbito do processo clssico de controlo mas no mbito da facilitao dos seguintes aspectos:

criao do clima de trabalho propcio fixao de objectivos para os clientes (e no para a empresa); enquadramento dos empregados de forma a que estes sejam os primeiros interessados pela conformidade dos processos e progresso evolutivo da empresa;

Como Definir Qualidade


Qualidade E Conformidade

definio de um esquema de remunerao que envolva todos os empregados, em todas as funes, premiando atravs de uma parte remuneracional varivel:

a performance individual; a performance do grupo em que o empregado se insere; a performance global da


empresa.

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade

A conformidade em relao a especificaes e os


parmetros definidos anteriormente so elementos necessrios para a compreenso da qualidade, mas no suficientes.

A tendncia normal na implementao de um


processo de qualidade a de serem os directores da empresa (ou, quando muito, directores e empregados) a especificar e determinar os parmetros, objectivos relativamente aos quais a conformidade deve ser referenciada.

Como Definir Qualidade

No processo descrito, no se consideram dois


elementos fundamentais de um programa de qualidade:

Uma Nova Definio De Qualidade

so os clientes e so eles quem pode

determinar quais as variveis a serem consideradas e os parmetros a serem definidos num processo de qualidade; ser permanentemente ajustados s necessidades dos clientes.

os standards e parmetros a definir tero que

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade

Assim, para que a definio de qualidade possa


ficar completa, deveremos referir que: QUALIDADE A CONFORMIDADE EM RELAO A ESPECIFICAES E PARMETROS DEFINIDOS, CONHECIDOS POR TODOS NA EMPRESA E ESTABELECIDOS PELOS CLIENTES, EM PERMANENTE REVISO PARA QUE SE ENCONTREM EM CADA MOMENTO DINAMICAMENTE AJUSTADOS S SUAS REAIS NECESSIDADES.

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade
Questes Fundamentais No Desenvolvimento De Um Processo De Qualidade Empresarial: Fixao De Objectivos; Cultura De Empresa; Exemplaridade Da Direco; A Importncia Do Simbolismo:

Misso estratgica da companhia; Definio de qualidade; Poltica de qualidade; Posters e placards; Conselho de qualidade; Distines ligadas qualidade; Custos da no qualidade.

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade Questes Fundamentais No Desenvolvimento De Um Processo De Qualidade Empresarial: Sistema De Valores Empresarial E Qualidade: O sistema de valores empresarial desempenha um papel preponderante na definio da cultura de uma organizao; Por valores entende-se o conjunto de regras, ideias e convices que caracterizam uma empresa e que tm tendncia a ser durveis, de longo prazo, persistindo no tempo s mudanas pontuais desligadas de enquadramento ou significado estratgico.

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade Questes Fundamentais No Desenvolvimento De Um Processo De Qualidade Empresarial: Os aspectos mais relevantes para a compreenso de um sistema de valores so os seguintes:

ATITUDE EM RELAO COMPANHIA Orgulho?


Indiferena? Vergonha? IDEIAS Existem? So evidentes? Como so comunicadas? TICA O negcio e a empresa so eticamente correctos? ESTILO DE GESTO H coerncia e exemplo entre o que se diz e o que se faz?

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade

ASPECTO DO ESCRITRIO/FBRICA H cuidado em


agradar tanto a empregados como a fornecedores e clientes? FORMAO Os planos so respeitados? H interesse real ou apenas aparente? TIPO DE COMUNICAO Formal? Informal? Vertical? Horizontal? RELAES ENTRE OS VRIOS DEPARTAMENTOS Liberdade de circulao dentro da empresa? Reunies interdepartamentais?

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade

ATITUDES DAS CHEFIAS Visita diria fbrica/escritrio ou poltica de porta fechada? ALMOO COM O CHEFE Significado especial? Prtica corrente? Promoo? Repreenso? FORMA DE VESTIR Fato e gravata? Diferenas
consoante as hierarquias? Uniformes? Diferena segundo as funes? ATENDIMENTO TELEFNICO Pronto e agradvel? Lento e por obrigao?

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade

NVEL DE PARTICIPAO DOS EMPREGADOS Existe um sistema que fomente a participao dos empregados? PRMIOS E REMUNERAES H um sentido de justia na sua atribuio ou existe arbitrariedade? ATITUDE FACE MUDANA Predisposio mudana ou gosto pela rotina? TRABALHO DE EQUIPA Individualismo ou esprito de
grupo?

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade
Questes Fundamentais No Desenvolvimento De Um Processo De Qualidade Empresarial:

O comportamento dos empregados em geral e dos dirigentes em especial, constitui o elemento real do sistema de valores. Atravs destes comportamentos ao longo do tempo, e sem que nada se encontre escrito ou formalmente institudo, cada empresa vai definindo o que certo ou errado, admissvel ou inadmissvel, tolervel ou intolervel. Como se verifica no quadro, estes valores constituem uma cadeia de aspectos interligados, condicionantes da cultura da empresa e no so mutveis pelo enunciar de intenes ou discusso de ideias mas sim, e apenas, pela prtica.

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade
Questes Fundamentais No Desenvolvimento De Um Processo De Qualidade Empresarial:

Envolvimento De Clientes E Fornecedores; Envolvimento de clientes; Envolvimento de fornecedores;

Como Definir Qualidade


Uma Nova Definio De Qualidade
Questes Fundamentais No Desenvolvimento De Um Processo De Qualidade Empresarial:

Servio; Evidncia de aposta e dedicao ao servio dos clientes; Poder de deciso; Reclamao oportunidade; Ultrapassar as expectativas dos clientes; Boas intenes no chegam; Satisfao dos empregados; O cliente tem sempre razo.

You might also like