You are on page 1of 20

GRUPO E LIDERANA

O GRUPO
Um grupo social um conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma sociedade, que se relacionam com o fim de alcanar objetivos comuns e compartilhar os mesmos interesses.
A conduta dos indivduos fortemente influenciada por muitos grupos, a menos que vivam completamente alheados da sociedade. Geralmente, os indivduos confiam nas opinies dos seus amigos e pessoas prximas. A influncia pessoal, seja de forma intencional ou no, afecta as crenas e atitudes de outros indivduos, muitas vezes de forma inconsciente.

Vantagens de pertena ao grupo:

Desvantagens de pertena ao grupo:

Tomar decises arriscadas, mas assumidas por todos;

Restringe a abertura a novas ideias; Tomadas de deciso mais empobrecidas; Dificuldades para quem entra de novo; Tendncia para o isolamento do grupo; Pensamento limitado e fechado que pode no ser o mais correto;

Maior rapidez e eficcia na concretizao dos objectivos;

Enriquecimento das decises; Diviso de tarefas e maior cooperao; Criao de laos de amizade; Maior segurana; Comunicao maior e mais fcil; Poder e influncia face ao exterior;

Transformao do eu no ns ; Existncia de elementos de trato difcil ou do desagrado de algum;

LIDERANA
Para George Terry (1960), liderana a atividade de influenciar as pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo.

CARACTERSTICAS DO LDER
LDER CARISMTICO Durante bastante tempo, os estudos sobre liderana aceitavam o facto de que os lderes tinham certas caractersticas, tais como a amabilidade, a fora fsica, a inteligncia, etc. que se consideravam fundamentais para o exerccio da liderana.

CARACTERSTICAS DO LDER
A teoria dos traos de personalidade, considerava que o lder possua traos e caractersticas que o identificavam e que o tornavam o grande homem, tal como acentuou, em 1910, Carlyle. Sendo assim, parecia estar em causa o papel do treino e da formao na aprendizagem da liderana.
Lindzey (1940), atravs de vrios estudos sobre lderes em situao, verificou que no era possvel, dada a sua divergncia, encontrar qualquer trao de personalidade que pudesse distinguir os lderes dos no lderes.

CARACTERSTICAS DO LDER
Parece no existir uma habilidade especial, prpria do lder que o caracterize, porque o seu comportamento difere com a situao e com os liderados

Acentuando a importncia do comportamento e da situao de liderana possvel admitir a possibilidade do treino e da adaptao do lder s funes de liderana.

A TEORIA DOS TRS ESTILOS DE LIDERANA


White e Lippitt (1939) estudaram a liderana em

termos de estilo de comportamento do lder, na relao com o subordinado. O estilo de comportamento do lder refere-se ao que ele faz e como o faz. Estes autores consideram que existem trs estilos de liderana: Autoritria Democrtica Liberal

A TEORIA DOS TRS ESTILOS DE LIDERANA


O estudo foi feito com crianas de 10 anos que foram

distribudas em 4 grupos e que, de 6 em 6 semanas, eram submetidas a um estilo - um destes trs estilos tem caractersticas prprias e provoca reaes diferentes no seio de um grupo. -Vejamos as caractersticas de cada um dos estilos de liderana e as consequncias da mesma num grupo.

ESTILO AUTOCRTICO (autoritrio)


O lder fixa as diretrizes, sem qualquer participao do

grupo. O lder determina as providncias e as tcnicas para a execuo da tarefa (o que fazer, como, quando, etc.) O lder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho.
O lder dominador e pessoal nos elogios e nas

crticas ao trabalho de cada subordinado (aponta as crticas diretamente pessoa sem qualquer cuidado na utilizao das palavras para no ofender).

ESTILO AUTOCRTICO
CONSEQUNCIAS NO GRUPO: O grupo revela uma grande tenso, frustrao, agressividade, ausncia de espontaneidade e iniciativa. No existe amizade, apenas trabalho e execuo de tarefas; Os elementos do grupo no revelam qualquer satisfao em relao a tarefa, embora aparentemente gostem do que fazem; O trabalho de grupo s se desenvolve na presena fsica do lder. Quando este se ausenta, o grupo pouco produz e h uma tendncia a se tornarem indisciplinados.

ESTILO DEMOCRTICO
As diretrizes so debatidas e decididas pelo grupo. O papel do

lder o de assistir e estimular e no o de impor . o grupo que define as tcnicas para a tingir os objectivos, solicitar aconselhamento tcnico ao lder quando necessrio, sugerindo este, duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham uma nova dimenso medida que se sucedem os debates. O lder um apoio. o grupo que decide sobre a diviso das tarefas e cada membro do grupo tem a liberdade para escolher o seu companheiro de trabalho; O lder procura ser um membro igual aos outros do grupo e no ser superior, no se encarregando muito de tarefas. O lder objectivo e quando critica e elogia limita-se aos factos.

DEMOCRTICO
CONSEQUNCIAS NO GRUPO: H o desenvolvimento da amizade e do bom relacionamento entre os membros do grupo; O lder e os subordinados desenvolvem comunicaes espontneas e cordiais; Desenvolve-se um ritmo de trabalho progressivo e seguro mesmo que o lder se ausente; Os elementos do grupo revelam um clima geral de satisfao.

LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE)
Os elementos do grupo tm liberdade completa para

tomar decises; A participao do lder limitada, esclarecendo apenas quem pode fornecer informaes ao grupo; o grupo que decide sobre a diviso das tarefas e escolhe os companheiros sem a participao do lder; O lder no regula nem avalia o que se passa no grupo . O lder apenas faz alguns comentrios irregulares sobre a atividade do grupo, quando questionado;

LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE)
CONSEQUNCIAS NO GRUPO: A produtividade do grupo no satisfatria apesar dos membros terem uma atividade intensa; As tarefas desenvolvem-se ao acaso com oscilaes e ocorrem muitas discusses pessoais que resultam numa perda de tempo. Abordam mais os problemas pessoais do que os assuntos relativos ao trabalho; Verifica-se um certo individualismo e pouco respeito pelo lder.

NFASE
Estilo autocrtico lder

subordinado nfase no lder


Estilo democrtico lder

subordinado nfase no lder e no subordinado


Estilo liberal lder subordinado

nfase no subordinado

LDER AUTORITRIO

LDER DEMOCRTICO

LIDDER PERMISSIVO (laissez-faire) indiferente quer aos objectivos quer s relaes interpessoais

Centra-se na realizao de tarefas.

Valoriza os aspectos emocionais e interpessoais.

Define objectivos e o caminho para os alcanar.

Define objectivos, mas aceita sugestes.

Deixa o grupo decidir quais os objectivos a alcanar.


Evita tomar decises sozinho ou em grupo.

Decide sozinho e s depois Procura ouvir opinies antes de informa o grupo e distribui tarefas. decidir e acompanha de perto as tarefas. No utiliza critrios objectivos Procura ser objectivo na na distribuio de atribuio de recompensas e recompensas, elogios e crticas na apreciao do trabalho. No participa realizao das tarefas. Os grupos produzem mais mas existe pouca motivao e satisfao. So frequentes os conflitos. Participa nas atividades.

Evita avaliar os comportamentos do grupo mas, quando o faz, utiliza critrios subjetivos. Envolve-se muito pouco nas atividades. Pouca produtividade e unio. O nvel de motivao e satisfao baixo. So frequentes as discusses e os conflitos.

Menor produtividade, mas maior criatividade, qualidade, motivao e satisfao. Cooperao e interajuda.

EM CONCLUSO
Houve tempos em que se acreditava que um lder j nascia lder; hoje em dia, est mais que comprovado que isso no acontece, pois no h uma relao direta entre um trao de personalidade e o ser lder. O processo de liderana varia consoante a situao fazendo com que um bom lder o seja numa determinada situao mas possa no o ser numa outra situao diferente.

EM CONCLUSO
Esta teoria apresenta trs estilos de liderana: autocrtico, democrtico e liberal. Cada um destes estilos tm caractersticas prprias e consequncias diferentes num grupo. Dos trs estilos de liderana apresentados, podemos concluir que o grupo que produz maior quantidade de trabalho o Autocrtico, mas o que apresenta uma maior qualidade no trabalho o Democrtico.

You might also like