You are on page 1of 14

Escola Secundria Dom Egas Moniz, em Resende

Trabalho realizado por: Carolina Pinto 7C N4

06-06-2010

Os

objectivos deste so: Eu ficar a conhecer as fontes e receptores da energia Ficar a conhecer de onde vem a energia Que tipos de energia existem

Fontes

e receptores de energia----------4/5/6 Energias Renovveis------------------------7/8 Energias no Renovveis-------------------9/10 Formas de Energia--------------------------11 Tipos de Energia----------------------------12/13 Transferncia de Energia------------------14

Fontes

Energia Nuclear / Atmica

A que se encontra armazenada nos ncleos atmicos e se liberta por ciso (fisso) dos ncleos pesados, ou por sntese (fuso) dos ncleos leves. Constitui a forma de energia mais moderna e de maior rendimento com que conta o homem para o seu servio. Actualmente utilizada para a obteno de electricidade, de istopos radioactivos, em Radiologia, em Medicina, etc.

Energia hidroelctrica

Nome que se d corrente elctrica industrial que se destina iluminao, impulso de motores, produo de calor, etc. Em geral obtida em centrais hidroelctricas, aproveitando as diferenas do nvel da gua, ou em centrais trmicas, mediante a utilizao de um combustvel adequado. A unidade de potncia elctrica o watt, que equivale a um joule por segundo; na prtica emprega-se o quilowatt, equivalente a mil watts.

Energia Elica aquela que aproveita o vento, ou seja, o ar em movimento. a mais econmica de todas as formas de energia e uma das primeiras utilizadas pelo homem. Energia Geotrmica a devida ao calor interno da Terra. Este calor provoca a evaporao de grandes quantidades de gua nas camadas profundas do solo e a sua sada violenta para a superfcie. A crise energtica de que padece o mundo faz com que sejam procuradas possveis energias alternativas. A energia geotrmica foi utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos; basta recordar o uso que foi feito das guas termais. Nas zonas que poderamos chamar privilegiadas, possvel aproveitar as emanaes para fins de aquecimento ou produo de electricidade.

Receptores

sistema em estudo a gua a ser aquecida:

- Fonte de energia lcool em combusto - Receptor de energia - gua

As

fontes de energia fornecem energia aos receptores de energia.

Energias renovveis

A explorao intensiva de recursos energticos limitados (como os carves minerais, o petrleo e o gs natural) tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contrrio daquelas, no se esgotem. Entre estas formas de energia encontram-se a solar, a elica, a das mars, a geotrmica e a hidroelctrica.
Recursos naturais renovveis

Os recursos naturais renovveis ,so considerados quando no conduz ao seu desaparecimento ,para isso devem ser fornecidos em abundncia pela natureza ,ou recriados a um ritmo rpido o que hoje muito difcil com o consumo que se faz.
7

Energias

renovveis Bioenergia Biogs Carvo mineral Carvo vegetal Carvo vulcnico Energia das mars Energia elica Energia solar Energia geotrmica Energia hidroelctrica
8

Energias no renovveis
A

energia no renovvel aquela que se obtm de fontes que, a curto ou longo prazo, se podem esgotar, exemplos: Petrleo, carvo, gs natural, urnio e crude.
Recursos naturais no renovveis

Os recursos naturais no renovveis, encontram-se na crosta terrestre, a formao exige um consumo lento da energia.
9

Energias Crude Carvo Gs

no renovveis

natural Petrleo Urnio

10

Formas de Energia:
Combustveis fsseis: Petrleo, Carvo e Gs Natural;

Energias no renovveis; A energia Biomassa; Energia Hidrulica; A energia nuclear: Fisso e Fuso; A energia do mar; A energia das ondas; A energia das mars; A energia trmica dos oceanos; Energia Solar; A energia Elica

11

Existem diversos tipos de energia, como podemos ver a seguir:


Energia Fsica

Dentro deste tipo de energia esto a foras fsicas ao nosso redor, como a energia hidrulica, a energia mecnica (qualquer tipo de esforo para movimentar ou erguer um objeto). Dentro desta est tambm a energia cintica e dinmica dos corpos.
Energia Qumica

Aqu

se encontram a energia da combusto, a energia de clulas fotoeltricas e fotovoltaicas, as energias oriundas das reaes qumicas.
12

Energia Elctrica
Energia

representada pela movimentao de elctrons devido a presena de um campo elctrico. Este campo elctrico pode ter sido gerado pela presena de um campo magntico.
Energia Atmica

Esta

a energia oriunda da diviso do tomo. Ela pode se dar de forma extremamente intensa e pontual (em uma bomba atmica), ou de forma controlada, em usinas termoelctricas nucleares.
13

Sempre

que a energia passa de um sistema para outro diz-se que ocorre uma transferncia de energia:
Fonte Receptor

Aqui a energia passou do lcool em combusto para a gua.


14

You might also like