You are on page 1of 36

AS TECNOLOGIAS DA INTELIGNCIA

O FUTURO DO PENSAMENTO NA ERA DA INFORMTICA

PIERRE LVY Pensador Francs tido como o mais otimista dos filsofos europeus contemporneos. UFSC - Engenharia da Gesto do Conhecimento Professor: Hugo Cesar Hoeschl, Dr. Disciplina: Sociedade da Informao Alunos: Eunice Schliek Thas Curcio Moura 01/05/2012 Luiz Gervasio Candido Duarte
Traduo Carlos Irineu da Costa

I A METFORA DO HIPERTEXTO
1.

Imagens do Sentido O Hipertexto Sobre a Tcnica Enquanto Hipertexto O Computador Pessoal Sobre a Tcnica Enquanto Hipertexto A Poltica das Interfaces O Groupware A Metfora do Hipertexto
01/05/2012 2

2.

3.

4.

5.

6.

Imagens do Sentido

A Produo do contexto. O sentido emerge e se constri no contexto, sempre local, datado, transitrio. A cada instante, um novo comentrio, uma nova interpretao, um novo desenvolvimento podem modificar o sentido inicial. O contexto serve para determinar o sentido de uma palavra, assim como cada palavra contribui para produzir o contexto. A rede associativa em nosso universo mental.

Hipertextos Os mundos de significao, inspirados pelos atores da comunicao ou os elementos de uma mensagem.

01/05/2012

Imagens do Sentido - Continuao


6 princpios caracterizadores do hipertexto: 1- Princpio da metamorfose A rede hipertextual est em constante criao, modificao. 2- Princpio de heterogeneidade O processo ocorre com todos os tipos de associaes que conseguirmos imaginar entre esses elementos. 3- Princpio de Multiplicidade e de encaixe das escalas Um n ou conexo pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede.

01/05/2012

Imagens do Sentido - Continuao


4- Princpio de exterioridade A rede depende de um elemento externo que a impulsione. 5- Princpio de topologia A rede no est no espao, ela o espao. 6- Princpio de mobilidade dos centros A rede possui permanentemente diversos centros, que possuem diversas ramificaes.

01/05/2012

O Hipertexto

O hipertexto foi enunciado pela primeira vez em 1945 por Vannevar Bush; - Memex Nos anos 60 Theodore Nelson inventou o termo hipertexto, para exprimir a idia de escrita/ leitura no linear, em um sistema de informtica; - Xanadu,

P. Lvy defini o hipertexto de duas formas: Tecnicamente, um conjunto de ns ligados por conexes. Os itens de informao no so ligados linearmente, como uma corda com ns, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexes em estrela, de modo reticular. - Funcionalmente, um hipertexto um tipo de programa para a organizao de conhecimentos ou dados, a aquisio de informaes e a comunicao.
6

01/05/2012

O Hipertexto - Continuao

Princpios Bsicos da interao amigvel (do computador): - a representao figurada (por oposio a representao codificada ou abstrata); - o uso do mouse que permite ao usurio agir sobre o que ocorre na tela de forma intuitiva, sensoriomotora; - os menus que mostram constantemente ao usurio as operaes que ele pode realizar; - a tela grfica de alta resoluo. O computador torna o hipertexto especfico, a quase instantaneidade da passagem de um n para o outro, o que permite generalizar e utilizar em todas a sua extenso, o princpio da no-lineariedade. Isto se torna uma norma, um novo sistema de escrita, uma metamorfose da leitura, batizada de navegao.
7

01/05/2012

01/05/2012

Sobre a Tcnica Enquanto Hipertexto O Computador Pessoal

O computador pessoal surgiu do turbilho de coisas, pessoas, idias e paixes que se concentravam em Silicon Valley. Este computador tinha uma representao, um complexo de circuitos eletrnicos e de utopia social que era o computador nos anos setenta: a potncia do clculo arrancada do Estado, do exrcito, dos monstros burocrticos que so as grandes empresas e restituda, enfim aos indivduos. P. Lvy relata o caso Apple, que foi fundada por Wozniac e Jobs.
9

01/05/2012

Sobre a Tcnica Enquanto Hipertexto O Computador Pessoal - Continuao

Em 1975 floresciam em Silicon Valley diversas outras empresas de microinformtica. Na poca o grande sucesso comercial da microinformtica era o Altair . Enfim de 75, a primeira loja de informtica pessoal abriu (Byte Shop) que aceitou o Apple 1 para vender . Em 1976 perceberam que havia um mercado de massa para o computador pessoal, ento decidiram vender o Apple 2 com uma fonte, um gabinete de plstico rgido e um teclado.

Final dos anos 70 e comeo dos anos 80, a unidade de disco fez com que muitos programadores comeassem a programar no e para o Apple 2, com isso todos queriam adquiri-lo em 1979, quando as vendas dispararam.
Em 1979 surgiram Apple Write e Viscalc, alm de outros programas. A revoluo da informtica havia comeado.

Em 1984 o surgimento do Apple Macintosh


Reverteu em proveito da Apple as idias da Xerox. Alm do mouse, o Mac reuniu outras caractersticas de interface que lhe deram o sucesso.

01/05/2012

10

Sobre a Tcnica Enquanto Hipertexto A Poltica das Interfaces

Desde a metade dos anos 50 as idias que construram o Mac tinham sido imaginadas, testados pela primeira vez no instituto de pesquisa de Stanford, por Douglas Engelbart: - Telas com mltiplas janelas de trabalho; - Possibilidade de manipular, com a ajuda de um mouse, complexos informacionais representados na tela por um smbolo grfico; - As conexes associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes; - os garfos dinmicos para representar estruturas conceituais (processamento de idias);

- Os sistemas de ajuda ao usurio, integrados aos programas.


Mas no foram aceitas na poca, pois a informtica ainda era tida como uma arte de automatizar os clculos, e no como tecnologia intelectual.
01/05/2012 11

Sobre a Tcnica Enquanto Hipertexto A Poltica das Interfaces

criao e uso Ao se prolongarem, criao e uso contribuem alternadamente para fazer ramificar hipertexto sociotcnico. O uso do usurio final, no faz nada alm de continuar uma cadeia de uso que pr-restringe o dele, condiciona-o, sem contudo determin-lo completamente. As coisas, todas as coisas, seguindo suas significaes e seus efeitos, mediatizam as relaes humanas (os objetos so influenciados pelos meios e relaes).

01/05/2012

12

O Groupware

Groupware, um grupo formado para ajudar ao trabalho em equipe, representa uma aplicao promissora dos hipertextos que ajuda ao raciocnio, argumentao, discusso, criao, organizao, ao planejamento, etc. O usurio destes programas para equipes explicitamente um coletivo, para a discusso de uma forma organizada e explcita, ao contrrio do que ocorre oralmente, facilitando assim a anlise dos argumentos e tomada de decises.

01/05/2012

13

A Metfora do Hipertexto

O ato de atribuir sentido a um texto o mesmo que lig-lo, conect-lo a outros textos (associao), portanto o mesmo que construir um hipertexto. As pessoas atribuiro diferentes sentidos, s vezes opostos, a uma mensagem idntica, pois o hipertexto pode diferir completamente de pessoa para pessoa. O que dar sentido a rede de relaes pela qual a mensagem ser capturada, que o interpretante usar.

elaborao coletiva de um hipertexto.


rede hipertextual unificada
14

01/05/2012

II
Os Trs Tempos do Esprito:
A ORALIDADE PRIMRIA, A ESCRITA E A INFORMTICA
7.

Palavra e Memria
A Escrita e a Histria A Rede Digital

8.

9.

10.

O Tempo Real
O Esquecimento
15

11.

01/05/2012

II
Os Trs Tempos do Esprito: Palavra e Memria
A ORALIDADE PRIMRIA, A ESCRITA E A INFORMTICA

7.

As possibilidades interativas e os diversos usos dos hipertextos so apenas um dos aspectos da grande rede digital que dentro em breve ir reunir todos os setores da indstria da comunicao, da edio clssica ao audiovisual. Segundo o autor, se a humanidade construiu outros tempos, mais rpidos, mais violentos que os das plantas e animais, porque dispe deste extraordinrio instrumento de memria e de propagao das representaes que a linguagem. tambm porque cristalizou uma infinidade de informaes nas coisas e em suas relaes, de forma que pedras, madeira, terra, construdos de fibras ou ossos, metais, retm informaes em nome dos humanos, transformando em artefatos de uso geral de nossas vidas, no momento que uma relao inscrita na matria resistente de uma ferramenta, de uma arma, de um edifcio ou de uma estrada, torna-se permanente, linguagem tcnica e contribuem para produzir e modular o tempo. A memria humana est longe de ter a performance de um equipamento ideal de armazenamento e recuperao das informaes.
01/05/2012 16

Construes de Madeira

Construes de Metal

Computador

Rede de Computadores

01/05/2012

17

8.

A Escrita e a Histria Com a escrita, abordamos aqueles que ainda so os nossos modos de conhecimento e estilos de temporalidade majoritrios. O eterno retorno da oralidade foi substitudo pelas longas perspectivas da histria. O alfabeto e a impresso, aperfeioamento da escrita como modo de conhecimento dominante. A histria cultural nos leva a olhar de uma nova maneira a razo e a verdade, ameaadas de perder sua preeminncia na civilizao da televiso e do computador.

01/05/2012

18

9.

A Rede Digital
O primeiro computador, o Enias dos anos 40, pesava vrias toneladas. Ocupava um andar inteiro em um grande prdio, e para program-lo era preciso conectar diretamente os circuitos, por intermdio de cabos, em um painel inspirado nos padres telefnicos. A atividade de programao no invariante melhor que a pretensa binariedade, claro quando se compravam Altrairs ou Appes 1 no meio dos anos setenta, s podia ser pelo prazer de programar. Mas, em 1990, a maioria dos usurios de computadores pessoais nunca escreveu uma linha de cdigo. No h identidade estvel na informtica porque os computadores, longe de serem os exemplares matrias de uma imutvel idia platnica, so redes de interfaces abertas a novas conexes, imprevisveis, que podem transformar radicalmente seu significado de uso. Com a constituio da rede digital e o desdobramento de seus usos tal como imaginamos, televiso, cinema, imprensa escrita, informtica e telecomunicaes veriam suas fronteiras se dissolverem quase que totalmente, em proveito da circulao, da mestiagem e da metamorfose das interfases em um mesmo territrio cosmopolita.
01/05/2012 19

10.

A Circulao das Interfaces no Comeo do Terceiro Milnio


Grficos Digitais Sistema de Ideografia Imagem Foto-digital Vdeo-digital HD

Hipertextos Diagramao Processamento automtica de textos

RDSI CD-ROM SUPORTE DENSOS


Bancos Bancos Bancos Bancos Bancos de de de de de

Samplers Sntese Composio de som automtica Seqenciadores

Reconhecimento da fala Interatividade Sntese de voz Processamento de Imagem e som Tela HD plana Ultra-leve e Sensvel ao toque Seleo Inteligente das Informaes Montagem inteligente TERMINAIS INTELIGENTES dados conhecimentos imagens e de efeitos visuais efeitos sonoros programas

Geradores de programas Linguagens muito avanadas

FERRAMENTAS DE COMPOSIO
01/05/2012

ARMAZENAMENTO
Rede de super-computadores POTNCIA DE CLCULO
20

POLO DA ORALIDADE PRIMARIA

PLO DA ESCRITA

PLO INFORMTICOMEDITICO

Figuras do tempo

Crculos.

Linhas.

Segmentos, pontos.

Dinmica cronolgica

- Horizonte do eterno. - Devir sem referencial Nem vestgio.

- Histria, na perspectiva de uma realizao. - Vestgios, acumulao.

- Velocidade pura sem horizonte. - Pluralidade de devires imediatos(a dinmica fundamental do plo informticomeditico permanece parcialmente indeterminada). - Tempo real. - A imediatez estendeu seu campo de ao e de retroao medida da rede informtico-meditica. Conectados rede informtico-meditica, os atores da comunicao dividem cada vez mais um mesmo hipertexto. A presso em direo objetividade diminui, as mensagens so cada vez menos produzidas de forma a durarem.

Referencial Temporal da ao e de seus efeitos

- Inscrio em uma continuidade imemorial. - Imediatez.

- Retardo, ato de diferir. - Inscrio no tempo, com todos os riscos que isto implica.

Pragmtica da comunicao

Os parceiros da comunicao encontram-se mergulhados nas mesmas circunstncias e compartilham hipertextos prximos.

A distncia entre os hpertextos do autor e do leitor pode ser muito grande. Disto resulta uma preso em direo universalidade e objetividade por parte do emissor, assim como a necessidade de uma atividade interpretativa explcita por parte do receptor.

Distncia do individuo em relao memria social.

A memria encontra-se encarnada em pessoas vivas e em grupos atuantes.

A memria est semiObjetivada no escrito: - possibilidade de uma crtica ligada a uma separao parcial do indivduo e do saber; - exigncia de verdade ligada identificao parcial do indivduo e do saber.

A memria social (em permanente transformao) encontra-se quase que totalmente objetivada em dispositivos tcnicos: declnio da verdade e da critica.

Formas Cannicas Do saber

- Narrativa. - Rito.

- Teoria (explicao, fundao, exposio sistemtica). - Interpretao. Verdade, de acordo com as modalidades da: - Crtica - objetividade, - universalidade.

Modelizao operacional ou de previso. - Simulao.


-

Critrios dominantes

01/05/2012

- Permanncia ou conservao - Significao (com toda a dimenso emocional deste termo).

- Eficcia. - Pertinncia local. - Mudanas, novidade.

21

11. O Esquecimento A digitalizao permite a passagem da cpia modulao. No haveria mais dispositivos de recepo, mas sim interfaces para a seleo, a recomposio e a interao. Os agenciamentos tcnicos passariam a assemelhar-se com os mdulos sensoriais humanos que, da mesma forma, tambm no recebem, filtram, selecionam, interpretam e recompem. A subjetividade da memria, seu ponto essencial e vital, consiste precisamente em rejeitar a pista ou o armazenamento no passado a fim de inaugurar um novo tempo. Ainda necessria, portanto, uma memria humana singular para esquecer os dados dos bancos, as simulaes, os discursos entrelaados dos hipertextos e o bal multicolorido que o sol frio dos microprocessadores irradia sobre as telas. Para inventar a cultura do amanh, ser preciso que apropriemos das interfaces digitais. Depois disso, ser preciso esquec-las.

01/05/2012

22

III Rumo UMA ECOLOGIA COGNITIVA


Conclumos nossa investigao sobre a histria da forma de conhecimento com um certo paralelo entre certas formas culturais e o uso dominante das tecnologias intelectuais. Entre outros, ficou claro para ns que a cultura informtico-meditica portadora de um certo tipo de temporalidade social: o tempo real, e de um conhecimento por simulao, no inventariado antes da chegada dos computadores.

01/05/2012

23

Fortalecidos por esta aquisio, podemos agora prosseguir nossa pesquisa de forma mais reflexiva: qual a relao entre o pensamento individual, as instituies sociais e as tcnicas de comunicao? Ser mostrado que estes elementos heterogneos articulam-se para formar coletividades pensantes homens-coisas, transgredindo as fronteiras tradicionais das espcies e reinos. Nesta terceira e ltima seo, esboamos o programa de ecologia cognitiva que se prope a estudar as atividades cosmopolitas: Para Alm do Sujeito e do Objeto As Tecnologias Intelectuais e a Razo

As Coletividades Pensantes e o Fim da Metafsica


Interfaces
01/05/2012 24

PARA ALM DO SUJEITO E DO OBJETO A inteligncia ou a cognio so o resultado de redes complexas onde interagem um grande nmero de atores humanos, biolgicos e tcnicos. No sou eu que sou inteligente, mas eu com o grupo humano do qual sou membro, com minha lngua, com toda uma herana de mtodos e tecnologias intelectuais. Fora da coletividade, desprovido destas tecnologias, eu no pensaria. O pretenso sujeito inteligente nada mais que um dos micro atores de uma ecologia cognitiva que o engloba e restringe. As mquinas so feitas por homem, elas contribuem para formar e estruturar o funcionamento das sociedades e as aptides das pessoas, elas muitas vezes efetuam um trabalho que poderia ser feito por pessoas como voc ou eu. Os dispositivos tcnicos so portanto realmente atores por completo em uma coletividade que j no podemos dizer puramente humana, mas cuja fronteira est em 01/05/2012 25 permanente redefinio.

Em ecologia cognitiva, no h causas e efeitos mecnicos, mas sim ocasio e atores. Inovaes tcnicas tornam possveis ou condicionam o surgimento desta ou daquela forma cultural (no haveria cincia moderna sem impresso, nem computador pessoal sem microprocessador), mas as primeiras no iro, necessariamente, determinar as segundas. mais ou menos como no domnio biolgico: uma espcie no pode ser deduzida de um meio. claro que no haveria peixes sem gua, mas o mar no teria que ser, obrigatoriamente, povoado por vertebrados, poderia ter contido apenas algas e moluscos. Diz tambm o autor que a atividade cognitiva no o privilgio de uma substncia isolada. S possvel pensar dentro de um coletivo. Interaes complicadas entre homens e coisas so movidas por projetos, dotadas de sensibilidade, de memria, de julgamento. As subjetividades individuais, fragmentadas e mltiplas,misturam-se s dos grupos e das instituies. A ecologia cognitiva localiza mil formas de inteligncia ativa no seio de um coletivo cosmopolita, dinmico, aberto, percorrido de individuaes auto-organizadoras locais e pontuado por singularidades mutantes. 01/05/2012 26

AS TECNOLOGIAS INTELECTUAIS E A RAZO A abordagem ecolgica da cognio permite que alguns temas clssicos da filosofia ou antropologia sejam renovados, sobretudo o tema da razo. A razo no seria um atributo essencial e imutvel da alma humana, mas sim um efeito ecolgico, que repousa sobre o uso de tecnologias intelectuais variveis no espao e historicamente datadas. Uma boa parte daquilo a que chamamos de racionalidade, no sentido mais estrito do termo, equivale ao uso de um certo nmero de tecnologias intelectuais, auxlios memria, sistemas de codificao grfica e processos de clculo que recorrem a dispositivos exteriores ao sistema cognitivo humano. No existe apenas uma racionalidade, mas sim formas de raciocnio e processos de deciso fortemente ligados ao uso de tecnologias intelectuais, que por sua vez so historicamente variveis.
01/05/2012 27

As tecnologias intelectuais, ainda que pertenam ao mundo sensvel exterior, tambm participam de forma fundamental no processo cognitivo. Os processos intelectuais no envolvem apenas a mente, colocam em jogo coisas e objetos tcnicos complexos de funo representativa e os automatismos operatrios que os acompanham. As tecnologias intelectuais desempenham um papel fundamental nos processos cognitivos, mesmo nos mais cotidianos; para perceber isto, basta pensar no lugar ocupado pela escrita nas sociedades desenvolvidas contemporneas. Estas tecnologias estruturam profundamente nosso uso das faculdades de percepo, de manipulao e de imaginao. Construmos automatismos (como o da leitura) que soldam estreitamente os mdulos biolgicos e as tecnologias intelectuais. O que significa que no h razo pura nem sujeito transcendental invarivel.
01/05/2012 28

O sujeito transcendental histrico, varivel, indefinido, compsito. Ele abrange objetos e cdigos de representao ligados ao organismo biolgico pelos primeiros aprendizados. Deve, mesmo, ser estendido a todo o equipamento cognitivo fornecido ao indivduo por sua cultura e pelas instituies das quais ele participa: lngua, conceitos, metforas, procedimentos de deciso... O ser cognescente uma rede complexa na qual os ns biolgicos so redefinidos e interfaceados por ns tcnicos, semiticos, institucionais, culturais. A distino feita entre um mundo objetivo inerte e sujeitossubstncias que so os nicos portadores de atividade e de luz est abolida. preciso pensar em efeitos de subjetividade nas redes de interface e em mundos emergindo provisoriamente de condies ecolgicas locais.

01/05/2012

29

AS COLETIVIDADES PENSANTES E O FIM DA METAFSICA

Todos os trabalhos sobre os mdulos cognitivos, a sociedade da mente e as inteligncias mltiplas nos sugerem que o pensamento est baseado, em grande parte, na articulao de diversos aparelhos automticos, sobre a operao conflituosa de faculdades heterogneas. O mecanismo, a inconscincia, a multiplicidade heterclita, em uma palavra a exterioridade radical encontram-se alojados no prprio cerne da vida mental. A partir disto, no h nenhum absurdo em conceber a participao, no pensamento, de mecanismos ou processos no biolgicos, como dispositivos tcnicos ou instituies sociais, elas mesmas constitudas de coisas e pessoas.
Por um desvio inesperado, a ecologia cognitiva nos fez encontrar o fim da metafsica anunciado por Heidegger. Entretanto, desta vez, a metafsica no se apaga em proveito da transcendncia de um ser guiando nossos destinos de longe.
01/05/2012 30

A ecologia cognitiva substitui as oposies radicais da metafsica por um mundo matizado, misturado, no qual efeitos de subjetividade emergem de processos locais e transitrios. Subjetividade e objetividade pura no pertencem, de direito, a nenhuma categoria, a nenhuma substncia bem definida. De um lado, mecanismos cegos e heterogneos, objetos tcnicos geogrficos ou existenciais contribuindo para a formao das subjetividades. De outro, as coisas do mundo so recheadas de imaginrio, investidas e parcialmente constitudas pela memria, os projetos e os trabalhos dos homens.
O estudo das tecnologias intelectuais permite, ento, colocar em evidncia uma relao de encaixamento fractal e recproco entre objetos e sujeitos. O sujeito cognitivo s funciona atravs de uma infinidade de objetos simulados, associados, imbricados, reinterpretados, suportes de memrias e pontos de apoio de combinaes diversas.
01/05/2012 31

E estas comunidades e sujeitos humanos, por sua vez, carregam a marca dos elementos objetivos que misturam-se inextrincavelmente sua vida, e assim por diante, ao longo de um processo em abismo no qual a subjetividade envolvida pelos objetos e a objetividade pelos sujeitos.

01/05/2012

32

INTERFACES A teoria das interfaces que tentamos empregar nesta obra evitou que reificssemos, autonomizssemos artificialmente determinado gnero de conhecimento, determinado complexo de representaes como se existisse em si, independentemente de seus suportes, de suas conexes, do dispositivo sociotcnico que lhe d sentido. Como na verso conexionista ou neuronal da inteligncia, todo conhecimento reside na articulao dos suportes, na arquitetura da rede, no agenciamento das interfaces. Traduzir antigos saberes em novas tecnologias intelectuais equivale a produzir novos saberes (escrever um texto, compor um hipertexto, conceber um sistema especialista).

01/05/2012

33

Concluso
Por uma Tecnodemocracia Nesta concluso, nosso propsito consiste antes de mais nada em designar as tecnologias intelectuais como um terreno poltico fundamental, como lugar e questo de conflitos, de interpretaes divergentes. Pois ao redor dos equipamentos coletivos da percepo, do pensamento e da comunicao que se organiza em grande parte a vida da cidade no cotidiano e que se agenciam as subjetividades do grupo. Ao longo deste livro, vimos que os projetos, conflitos e interpretaes divergentes dos atores sociais desempenhavam um papel decisivo na definio das tecnologias intelectuais.
01/05/2012 34

possvel, acreditamos, generalizar tal julgamento tecnocincia como um todo. Esta proposta libertadora, j que, se por trs da dinmica contempornea das cincias e tcnicas se esconderem no mais a razo e a eficcia, mas sim uma infinidade de razes e de processos interpretativos divergentes, ento no ser mais possvel, de direito, excluir a tecnocincia da esfera poltica.
A tecnopoltica j ocorre nas reinterpretaes, desvios, conflitos, alianas e compromissos aos quais se dedicam os operadores do coletivo. Para tornar-se tecnodemocracia, no falta tecnolpoltica nada alm de transcorrer tambm na cena pblica, onde os atores so cidados iguais, e onde a razo do mais forte nem sempre prevalece. Renunciar imagem falsa de uma tecnocincia autnoma, separada, fatal, toda-poderosa, causa do mal ou instrumento privilegiado do progresso para reconhecer nela uma dimenso particular do devir coletivo, significa compreender melhor a natureza deste coletivo e tornar mais provvel o advento de uma tecnodemocracia.
01/05/2012 35

No alimento nenhuma iluso quanto a um pretenso domnio possvel do progresso tcnico, no se trata de dominar ou de prever com exatido, mas sim de assumir coletivamente um certo nmero de escolhas. De tornar-se responsvel, todos juntos. O futuro indeterminado que o nosso neste fim de sculo XX deve ser enfrentado de olhos abertos.

01/05/2012

36

You might also like