You are on page 1of 23

Fortaleza - CE

"Terra da Luz"

Etevi - 2C Lucas Lange Albino Luiz Silvnio Alec Rocha

Localizao

Informaes bsicas
Fortaleza a capital do estado do Cear. Sendo a maior cidade do estado, tambm considerada a mais importante para o turismo, comrcio e indstria. Fundao - 13 de abril de 1726 (285 anos) rea - 313,140 km Populao - 2.447.409 habitantes Altitude - 21 m Clima Tropical IDH 0,786 (Mdio) Maior do Cear PIB 28 Bilhes (15) Per Capta 11 Mil

Bandeira e Braso

Conceito histrico
O incio da ocupao do territrio onde hoje se encontra Fortaleza data do ano de 1597/98. A partir de 1603 os portugueses comearam a colonizao do Cear. O portugus Pero Coelho de Sousa aportou na foz do Rio Cear. Naquelas margens, ergueu o Fortim de So Tiago e deu ao povoado o nome de Nova Lisboa. Porm esta tentativa no vingou frutos devido seca de 1605 e a "Nova Lisboa" de Pero Coelho foi abandonada. Durante o Sculo XIX Fortaleza consolidou a liderana urbana no Cear, fortalecida pelo surgimento da cultura do algodo. Com o aumento das navegaes diretas com a Europa foi criada em 1812 a Alfndega de Fortaleza. Ainda em 1812, Antnio Jos da Silva Paulet construiu a Fortaleza de Nossa Senhora da Assuno, sendo uma das grandes construes da poca. No sculo XX Fortaleza passou por grandes mudanas urbanas, entre melhorias e o xodo rural, e cresceu muito, chegando ao final da dcada de 1910 como a stima cidade em populao do Brasil

Fortaleza CE - 1936

Aspectos naturais
Clima: possui temperaturas mdias anuais de 26,5C. No possui as quatro estaes do ano bem definidas, apenas temporadas de chuva intensa e temporadas de seca. Duram de janeiro a julho e de agosto a dezembro, respectivamente. Tal clima, torna praticamente impossvel o desenvolvimento do cultivo agrcola. Vegetao: por ser uma cidade com extensa faixa litornea, possui mangues e restingas. Prximo as gigantes dunas, esto localizadas as restingas e prximo ao leito dos rios, os mangues. Tais vegetaes passam por ameaas, mesmo sendo protegidas por lei, esto diminuindo cada vez mais.

Aspectos Naturais
Hidrografia: Os principais rios que banham o municpio so o Coc, Cear, Maranguapinho, Pacoti e Coau. O rio Coc corta a cidade de Fortaleza e representa o maior mangue urbano da Amrica Latina. Alguns lagos e lagoas, tambm compem do cenrio hidrogrfico, alm dos rios e bacias. Litoral: O litoral de Fortaleza tem uma extenso de 34 quilmetros, com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Cear ao norte e Pacoti ao sul. Uma das praias mais populares de fortaleza a Praia de Iracema que noites mais agitadas com seus bares e alguns prdios histricos, como a Igreja de So Pedro.

Iracema

Aspetos Populacionais

Fortaleza recebeu poucos imigrantes estrangeiros ao longo de sua histria. No comeo do sculo XX houve um momento marcante para a cidade, que recebeu imigrantes de vrias nacionalidades, com destaque para os portugueses Espanhis, italianos, ingleses, franceses e outras nacionalidades acabaram por ter cidados chegando e habitando a Fortaleza do perodo da colonizao, mas sem grande destaque. De acordo com um estudo gentico de 2011, pardos e brancos de Fortaleza, que constituem a maior parte da populao, apresentaram ancestralidade predominante europeia (70%), com importantes contribuies africana e indgena.

Aspectos Populacionais - Religio

Populao residente por religio (Censo 2000)

Religio
Catlicos Protestantes Sem religio Espritas Testemunhas de Jeov Outras religies

Nmero de adeptos
1 691 487 369 469 128 190 17 780 13 758 15 923 79 13,58 5,99 0,83 0,64 0,7

(%)

Economia

Em 2008 o PIB de Fortaleza foi de 28.350.622.000,00 de reais, com um aumento nominal relativo ao ano anterior de quase de 4 bilhes, esse total representa 47,1% do PIB do Cear. De 2007 para 2008, a concentrao do PIB cearense na capital caiu 0,4%. Em 2005, o PIB fortalezense representava 48,2% do PIB cearense. Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza possui o segundo maior PIB, sendo superado apenas por Salvador. Estimasse que em 2011, Fortaleza ter o maior PIB do Nordeste, de acordo com o aumento nominal do PIB que vem ocorrendo nos ltimos anos ser maior do que o de Salvador. A Petrobras tem a LUBNOR instalada em Fortaleza, que a menor refinaria da estatal, mas que tem subprodutos de alto valor agregado, como lubrificantes finos.

Economia
A produo de calados, produtos txteis, couros, peles e alimentos, notadamente derivados do trigo, alm da extrao de minerais, so os segmentos mais fortes da indstria em Fortaleza, porem ainda o turismo consegue adquirir um grande destaque.

Turismo
Fortaleza um dos destinos tursticos mais procurados do Brasil, tendo alcanado a marca de destino mais procurado do pas pela ABAV nos anos de 2004/2005. Fortaleza possui um grande destaque em shoppings, hotis, praias badaladas e parque temtico, como o Beach Park que recebe certa de 500 mil turistas por ano.

Pontos Turisticos

Centro Drago-do-mar de Arte e Cultura

Beach Park (Maior Tobogua do mundo)

Pontos Tursticos

PirataBar

Ponte dos Ingleses

Infra Estrutura
A primeira planta de Fortaleza, datada do ano de 1726, atribuda ao capito-mor Manuel Francs. Durante todo o sculo XX vrios planos de desenvolvimento urbano foram propostos para a cidade, focando principalmente em Remodelao e Extenso de Fortaleza. J em 1922 foi lanado outro plano para Fortaleza, o de Desenvolvimento Urbano o que levou 20 anos. O que se concretizou em 2007, contanto com a metrpole bem organizada e focada para o comrcio/turismo. Porm Fortaleza ainda no pode-se chamar de cidade bem estruturada pois so criadas muitas edificaes em lugares errados, o que so um dos maiores problemas da cidade.

Primeira Planta de Fortaleza

Problemas
Fortaleza, como toda outra cidade grande, conta com vrios fatores para a economia e lazer, porm, contando com os problemas no qual toda capital possui. Problemas com Infra Estrutura Criminalidade

Problemas com Infra Estrutura

Fortaleza uma cidade sem lei. Sua forma urbana comprova essa assertiva com ruas e avenidas implantadas sem obedincia de plantas oficiais. Crescem edificaes em locais imprprios, ou "proibidos". Do rudo excessivo e destruio acelerada da natureza, nem se fala. fcil constatar essas agresses na orla da cidade, no aterro de lagoas e vrzeas e muitas construes irregulares. Tudo isso faz de Fortaleza, uma cidade em situao de risco. - Jos Borzacchiello da Silva - Gegrafo e Professor da UFC

A falta de terra no campo para plantar associada ausncia ou insuficincia de polticas pblicas de apoio aos pequenos produtores tem ocasionado um intenso fluxo demogrfico do campo para as cidades A cidade apresenta um nvel altssimo de carncia de reurbanizao, sendo uma das mais perigosas do brasil em questo de estrutura civil.

Criminalidade
Fortaleza no era uma cidade considerada perigosa at 2004, o que teve aumento de quase 45% em crimes referentes a mesma poca do ano passado, passando-se a ser a 10 cidade mais perigosa do Brasil. Com o aumento da criminalidade, Fortaleza entrou no Pronasci, que seria realizado somente nas 10 capitais mais violentas do pas. No final de 2007 comeou a ser implantado o programa Ronda do quarteiro de policiamento comunitrio, no qual 91 equipes se revezam 24 horas em todos os bairros da cidade. O programa ajudou a diminuir a criminalidade, que continua assustando a populao.

Curiosidades
Fortaleza possui 4 Slogans "Capital Alencarina "Loira desposada do Sol" "Terra da Luz" "Fortal Conhecida como a Las Vegas Brasileira E seu lema Fortitudine que em Latim e em Portugues significa: "fora, valor, coragem".

Fontes
http://www.fortaleza.ce.gov.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza

You might also like